sábado, maio 31, 2014

PATRICIA CORDEIRO SE OFERECE PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS AO MP

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patricia Cordeiro, publica nota oficial:


SEGUNDA FASE DO CONCURSO DA EDUCAÇÃO NESTE DOMINGO, DIA 1° DE JUNHO

(Página do sitio Ururau)

Dezesseis mil oitocentos e sessenta e sete candidatos aos cargos de auxiliar de turma e inspetor de alunos vão participar do segundo dia de provas do concurso público da Prefeitura de Campos para a área de Educação. As provas serão realizadas neste domingo (1º), em 18 polos, em dois horários: às 9h, para os candidatos a auxiliar de turma, e às 15h, para o cargo de inspetor de alunos.
O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) está disponível até domingo (1º) no site da Coordenação de Processos Seletivos do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), responsável pelo concurso . O endereço eletrônico é o www.cepuerj.uerj.br. A previsão é que o gabarito seja divulgado no mesmo endereço a partir de segunda-feira (02/06).
Ao todo, 18.921 candidatos, entre pagantes e isentos da taxa, se inscreveram para o processo seletivo no período de 7 a 29 de abril. A maioria dos candidatos é para as 200 vagas abertas para o cargo de auxiliar de turma: 10.420 candidatos.
A procura também foi grande para inspetor de alunos: 6.447 candidatos vão disputar as 80 vagas previstas no edital. Para as 50 vagas de acompanhante, 1.643 interessados fizeram a inscrição. Para o único cargo de nível superior, professor de Ensino Religioso, foram 411 inscrições para as 15 vagas abertas.
Fonte: Ururau

VIVA O POETA ANTONIO ROBERTO

Neste dia 31, comemora aniversário, o poeta Antonio Roberto Fernandes. O mais integral poeta que conheci e li, o mais lírico. Inesquecível.
Reproduzo aqui, um de seus textos que mais gosto:

MAS...

E eu que achei que a lua não brilhasse 
sobre os mortos no campo da guerrilha,
sobre a relva que encobre a armadilha
ou sobre o esconderijo da quadrilha,
mas brilha.

E achei que nenhum pássaro cantasse
Se um lavrador não mais colhe o que planta,
Se uma família vai dormir sem janta
Com um soluço preso na garganta,
Mas canta.

Também pensei que a chuva não regasse
A folha cujo leite queima e cega,
A carnívora flor que o inseto pega
Ou o espinho oculto na macega,
Mas rega.

Pensei também que o orvalho não beijasse
A venenosa cobra que rasteja
No silêncio da noite sertaneja
Sobre as ruínas de esquecida igreja,
Mas beija.

Imaginei que a água não lavasse
O chicote que em sangue se deprava
Quando, de forma monstruosa e brava,
Abre trilhas de dor na pele escrava,
Mas lava.

Apostei que nenhuma borboleta
- por ser um vivo exemplo de esperança –
Dançaria contente, leve e mansa
Sobre o túmulo em flor de uma crianbça,
Mas dança.

Por isso achei que eu não mais fizesse
Poema algum após tanto embaraço,
Tanta decepção, tanto cansaço
E tanta espera, em vão, por teu abraço,
Mas faço.

PROPAGANDA EXTEMPORÂNEA

Começou a operação derrame, em Campos e região, do jornal/panfleto, O Povo do Rio, cujo o presidente(?) é Alberto Ahmed.Uma quantidade expressiva de exemplares impressos, fala-se em 50 mil, já circula de mano a mano e exalta as qualidades políticas do deputado federal, Anthony Garotinho e na mesma proporção, execra os demais pré-candidatos.

Olhando o jornal, depreende-se que na ânsia de ajudar, o sr. Ahmed, pode ter causado um estrago na pré-candidatura do Garotinho ao governo do Estado, em outubro próximo. Afinal a linha editorial confunde-se com o espaço da notícia, e transforma o pasquim na resenha da luta eleitoral de "deus e o diabo na terra do sol".

Ao Garotinho, todas as virtudes; aos demais candidatos, todos os vícios. Confira antes que a Justiça Eleitoral mande recolher esta "inocente" propaganda eleitoral extemporânea.


sexta-feira, maio 30, 2014

RENUNCIA DO MINISTRO BARBOSA PODE TER SIDO POR AMEAÇA DE MORTE

(De O Globo)

O Ministro Joaquim Barbosa vinha sendo ameaçado de morte. Divulgação: STF
SALVADOR - “Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje (ontem). Mas sinto-o aliviado pela decisão.” O desabafo é do chefe de gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o diplomata Sílvio Albuquerque Silva.
Ele se emocionou ao falar sobre o anúncio da aposentadoria, na quinta-feira, feito pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.
— Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: “Sua hora está chegando” — relatou o diplomata, na tentativa de explicar o inesperado gesto do presidente do Judiciário brasileiro.
Barbosa podia ficar mais 10 anos no STF, já que a aposentadoria compulsória se dá quando se completa 70 anos. Aos 59 anos, ele deixará o STF no final do mês que vem.

Matéria completa em O Globo.


Cá comigo: se é mesmo verdade que o Ministro presidente do Supremo Tribunal Federal antecipou sua aposentadoria por conta de ameaça de morte, ficamos reduzidos a uma quitanda de banana, numa esquina qualquer da América do Sul.

CIRANDA POÉTICA ANTONIO ROBERTO FERNANDES

(De Heloisa Crespo)

Entre na Ciranda com a sua homenagem, em verso ou prosa,
ao escritor e acadêmico

 Antonio Roberto Fernandes.

O texto não precisa ser inédito e deverá ser enviado hoje, 30/05/2014, para HeloisaCrespo <heloisacrespo@gmail.com>.

Envie fotos do escritor (caso tenha).
 Participe e divulgue.
 Ciranda on-line "Antonio Roberto Fernandes"
será apresentada amanhã, dia do aniversário do Poeta.
(31/05/2014 – 20/11/2008) 

GOVERNO DO ESTADO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA EM MACAÉ

Direcionado a policiais militares, civis, rodoviários, bombeiros e guardas municipais o curso é voltado para agentes que trabalham em locais de crimes

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2014 – O Seminário Itinerante sobre Preservação do Local de Crime, parceria entre Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional e as Polícias Civil e Militar, estará nos dias 02 e 03 de junho na cidade de Macaé. Direcionado a policiais militares, civis, rodoviários, bombeiros e guardas municipais o evento tem como objetivo integrar e coordenar as ações de preservação do local de crime e da investigação criminal a fim de garantir o sucesso e a precisão dos exames periciais.

Serão oferecidas 280 vagas para os agentes de segurança distribuídos em quatro turmas.  O Seminário irá abordar temas como rotina de atendimento aos Locais de Crime; conceitos sobre vestígios, indícios e evidências; isolamento de locais de crime e morte; ocorrências de tráfego e trânsito. O evento contará também com simulação de preservação de local de crime (laboratório).

O Seminário Itinerante sobre Preservação do Local de Crime procura mostrar a importância da integração entre todas as forças de segurança envolvidas quando ocorre um crime, essa será a quarta edição do seminário que já passou pelas cidades de Miracema (6ª RISP) , São Pedro da Aldeia  (4ª RISP) e Duque de Caxias (3ª RISP).  


SERVIÇO

Seminário de Preservação de Local de Crime

Público Alvo: Profissionais de Segurança Pública (CBMERJ, PMERJ, PC, PRF e Guardas Municipais)
Data: 02 e 03 de junho de 2014
Horário: 8h30
Local: Edifício do Centro – EDICEN, da Petrobras
Endereço: Av. Roberto Silveira, 108, Centro, Macaé


Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro
Tels. (21) 2334-9441 / 9445
----------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Segurança - SESEG
Governo do Rio de Janeiro
Tels. +55 (21) 2334-9441 / 9445

MORADOR DE SANTO EDUARDO RECLAMA COM RAZÃO

(Por e-mail)

Boa tarde, Fernando!
Demorei a responder ao seu email, pois achei que havia perdido as fotos.

Muito obrigado pelo espaço dado a mim ao seu blog para poder postar minha indignação com os vereadores e representantes da prefeitura de Campos dos Goytacazes que sempre prometem e nunca fazem a obra que precisamos em nossa rua.
Segue em anexo duas fotos.
Uma da rua alagada e a outra da vala suja.

Infelizmente perdi a maioria das fotos, restando apenas uma foto com a rua alagada.

(O leitor refere-se a rua Alto Campos, no bairro São Sebastião, em Santo Eduardo)

1) a rua alagada:
2) a vala suja:

PREFEITURA IMPÕEM REGRAS A ESTACIONAMENTOS

(Matéria do Ururau)

O decreto é tardio, mas necessário. (Fotografia de Mauro Souza/acervo do Ururau)
Um decreto publicado no último dia 19 obriga a todos os estacionamentos de Campos a fornecerem ao consumidor um comprovante em forma de cupom, devidamente autorizado pelo fisco, ao término da prestação do serviço. Os estabelecimentos terão um prazo de 60 dias para se adaptar ao decreto, 122/2014.
No comprovante deve constar o nome do prestador do serviço, CNPJ ou CPF, sua inscrição municipal (alvará), placa do veículo, data, horário de entrada e saída do veículo e valor cobrado. Deverá constar também, no corpo do comprovante, a denominação RPS – Recibo Provisório de Serviços.
Segundo o subsecretário de Fazenda, Márcio Morales, o órgão terá mais facilidade de saber a quantidade de veículos que entra e sai dos estacionamentos, bem como o tempo que cada um ficou estacionado.
“O decreto visa estabelecer regras aos estacionamentos. A secretaria, a partir deste decreto, estará avaliando os valores cobrados por cada estacionamento e os impostos pagos pelos proprietários”, disse o secretário.

Leia mais (aqui)

SEMANA DA IMPRENSA TERMINA AMANHÃ

(Por e-mail)

Com o tema Esporte, em função da Copa do Mundo, a Associação de Imprensa Campista (AIC) encerra neste sábado (31), a partir das 16h, a 24ª Semana da Imprensa, com o projeto Cine Jornalismo. O filme da vez é "O Pai do Gol" (Brasil, 2012), um curta sobre o narrador esportivo José Silvério. A entrada é franca.

Após a projeção, haverá uma mesa-redonda (e não um bate-papo, como nas outras edições) com os jornalistas, Paulo Renato Porto e Arnaldo Garcia, mediada por Álvaro Marcos e Wesley Machado. A partir do documentário, eles vão discutir sobre a narração de jogos de futebol.

A Semana da Imprensa, aberta no último dia 23, foi especial por ter, pela primeira vez, parte da sua programação dentro da Bienal do Livro, com três mesas com cronistas esportivos da mídia nacional. “Os debates foram acalorados e aconteceu algo que sempre desejamos: a participação também de interessados que não são jornalistas. Sempre defendemos que este é um assunto para todos, e não apenas para profissionais, e foi muito bacana ver, por exemplo, tanta gente atenta e participativa na plateia, mesmo sem ser da área de comunicação”, observou o presidente da AIC, Vitor Menezes.

FDP – Outra novidade foi o lançamento do Festival Doces Palavras, proposto pela AIC em parceria com a Academia Campista de Letras (ACL). “Foram dias muito especiais para a AIC, que marcaram a passagem dos 85 anos da entidade, que se completam agora em junho. E esperamos que os jornalistas da cidade continuem a contribuir para que sua tradicional associação desenvolva ainda mais projetos em defesa da memória, da cultura e do jornalismo locais", disse Vitor.

A Semana da Imprensa também contou com programação no Curso de Jornalismo do Uniflu, onde os estudantes tiveram a chance de participar de discussões instigantes sobre o jornalismo esportivo, com destaque para o depoimento do radialista José Nunes da Fonseca no projeto “Memória AIC”.



Dia da Imprensa – A Semana da Imprensa é realizada sempre próxima do dia 1º de Junho quando é comemorado o Dia da Imprensa. Foi nesta data, em 1808, que começou a circular o primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa, a partir de Londres. No entanto, o periódico só foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira a partir de 1999. Antes disso, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro (data em que começou a circular, também em 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal publicado no Brasil).

(ascom)

quinta-feira, maio 29, 2014

CONSULTÓRIO DE PERIODONTIA ABANDONADO

(Do facebook)

Ivo Ribeiro ...Sr. Fernando Leite, como porta voz de tantos cidadãos desvalidos que sempre procuras ajudar...talvez a sua intercessão possa eliminar este quadro de irresponsabilidade que este consultório infecto de periodontia no centro de Saúde de Campos...é lamentável que os desvios dos recursos seja tanto que não sobre nada para a manutenção e acabe se tornando um foco de contaminação...obrigado,


15ª FESTA DO PESCADOR EM GUAXINDIBA

(Por e-mail)

A comunidade de Guaxindiba vai estar em festa entre os dias 30/05 e 01/06. A tradicional Festa do Pescador que está em sua 15ª edição promete agitar a localidade. O evento é organizado pela comunidade de Guaxindiba e tem o apoio da Prefeitura de São Francisco por meio da secretaria de Turismo.
Na sexta-feira, dia 30, a celebração começa a partir das 19h30, com noite de louvor, pregação e show da dupla Thony e Rhael.
No sábado, dia 31, a animação fica por conta do Grupo Bonde Mineiro a partir das 23 horas.
O último dia da festa, 1º de junho, terá como destaque de encerramento a apresentação do Grupo Amigos do Forró.
“A Festa do pescador faz parte do calendário festivo do município. Temos buscado apoiar a maioria dos eventos a fim de oferecer maior entretenimento à população,” concluiu André Ricardo, secretário de Turismo.

(ascom)

CARTA ABERTA DE UMA PROFESSORA À PREFEITA DE CAMPOS

(Por e-mail)

Carta aberta de uma professora municipal à prefeita de Campos. Não deixe de ler:

Excelentíssima Prefeita Rosinha,

Sabe o que me deixa mais triste, é saber que o professor que é comprometido, tem a comunidade satisfeita, os alunos também , mas infelizmente por questões de idealismo(não de política), sofre perseguição. É uma pena que eu esteja sendo "forçada" a tirar minha licença prêmio, devido a falta de gestão coerente em ambas as escolas.Com isso quem sai perdendo são os meu queridos alunos.Tenho uma turma de 28 alunos(Multisseriada)na qual 18 são do 4º ano e 10 do 5º ano.Já vivencio isso há 8 anos, sempre pedindo para separar porque o pedagógico fica insatisfatório e também de acordo com a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação) esse quantitativo não está de acordo.O máximo deveria ser de 2O alunos. Temos um toldo no qual as três laterais podem ser abaixadas para que possamos abrigar (dividir) essa turma.Entretanto preferem que eu saia de licença a ficar com essa turma.Digo, permanecerei com os 28 juntos no diurno.Tudo isso está acontecendo porque a gestora da outra escola( E.M.João Goulart) que está dividindo o espaço conosco, conseguiu junto a secretária argumentos que não condizem com a realidade, para que cada escola funcione num turno. Convidei alguns vereadores para irem a escola dentre eles: Tadeu, Abdu Neme, Nildo Cardoso, Marcão, Fred Machado, Rafael Diniz, Albertinho e Dayvison Miranda desses somente 2 compareceram.Para visualizarem a nossa realidade.
Prefeita, sinto uma tristeza enorme por ter confiado em você, mas a sua gestão, digo, os seus pares não estão trabalhando em sintonia para o bem dos nossos educandos.Posso afirmar sem medo de errar, visto que já SÃO 29 MESES de obras em ambas(E.M.JACQUES RICHER E E.M.JOÃO GOULART), e nossa escola continua saindo prejudicada por falta de espaço.Nossa sala de informática foi desativada, nosso refeitório e por último, eu enquanto presidente eleita pela Associação de Pais e Funcionários da Escola, terei que novamente fazer um relatório comunicando a SMECE o motivo pelo qual não poderemos utilizar a verba do MAIS EDUCAÇÃO(esta, destinada as escolas com alunos com distorção de série e déficit de aprendizagem).Quero ressaltar, que primo e LUTO por uma EDUCAÇÃO digna e igualitária e que quando aceitei ser presidente, não foi para fazer número.Logo, quero esclarecer que também encaminharei um relatório ao MEC, sinalizando as nossas reais condições, visto que já é o terceiro ano consecutivo que os nossos educandos estão sendo prejudicados.
Aguardo uma visita sua a escola, visto que a nossa OBRA continua PARADA.

Obrigada

Luciana Soares Marques
(Professora há 20 anos e com duas matrículas, lotada na E.M.Jacques Richer  )

Cá comigo: a carta da professora Luciana corrobora o que tenho repetido, a (des)educação municipal perpetra um crime de lesa-humanidade, na medida que deseduca gerações de campistas.

MORRE RADIALISTA

Zé Augusto sempre foi um bom companheiro - foto Esqueff
( Do sítio Ururau)
Morreu na tarde desta quinta-feira (29/05), em Campos, o radialista campista José Augusto de Souza Barreto, de 63 anos. O comunicador, que trabalhava na Rádio Absoluta, faleceu após um infarto fulminante.
O radialista passou mal em um posto de combustível, localizado no cruzamento da Rua Saldanha Marinho com a Avenida Gilberto Cardoso. Segundo um frentista, a vítima teria chegado sozinha em seu veículo para abastecer. Ele teria descido do carro e, após pegar o dinheiro para pagar o serviço, teria caído ao chão.
Ainda de acordo com o funcionário do estabelecimento, o rosto de José logo começou a ficar roxo e o corpo a se debater. "Ele estava com a respiração muito ofegante", relatou o frentista que acionou a equipe do Corpo de Bombeiros Militar, que levou cerca de seis minutos para chegar ao local, mas o radialista já estava sem vida.

Matéria completa no Ururau.

EXTRA, EXTRA

Se já não chegou, está pra chegar, uma fornada de jornais impressos com antipropaganda eleitoral de Pezão, Lindberg e Crivela. O calhamaço será dividido em número suficiente para cobrir as diferentes regiões do Município. A tropa está sendo treinada para a empreitada.

O jornal é apócrifo, mas até as jovens palmeiras da praça do Santíssimo Salvador identificam as digitais do interessado em sua ampla, geral e irrestrita divulgação.

Convenhamos, a estratégia revela uma audácia própria de quem acredita na impunidade, como acredita que todos os dias o sol se põe. "Ficamos combinados assim: eu digo que num fui eu e você acredita neu".

Caberá a justiça eleitoral fazer o dever de casa. Ao final, tudo cairá no colo do rigoroso ministro Dias Tóffoli, MD presidente do TSE.

Rezar e vigiar.

quarta-feira, maio 28, 2014

O ADIVINHO

Mais uma travessura da turma da Web TV Campos. Não perca, confira:

BELA LIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SJB

Câmara de SJB aprova subvenção social para Banda União dos Operários

Reforma de praça, reforço na segurança escolar, benefícios para os pescadores, calçamento de ruas. Este foi um resumo das matérias apreciadas pela Câmara de São João da Barra na sessão desta quarta-feira (28). Em regime de urgência, os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo para conceder subvenção social à Banda União dos Operários, no valor de R$ 144 mil a ser repassado de junho a dezembro deste ano com o objetivo de realizar cursos de música.  

O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, requereu à Secretaria Municipal de Saúde, que providencie uma licitação para contratar uma firma para colocar o laboratório de análises clínicas e patológicas, montado no Centro de Emergência, em funcionamento.

Soninha Pereira reivindicou a permanência de guardas nas escolas e solicitou, também por meio de indicação, que a Secretaria Municipal de Pesca elabore um projeto de lei para minimizar a situação dos pescadores e caranguejeiros no período de defeso do pescado.

(ascom)

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

O filme é baseado no livro. O filme não vi ainda, mas o livro é maravilhoso.

SAÚDE É DEVER DO PODER PÚBLICO E DIREITO(?) DO CIDADÃO

(Do facebook)

Imagine o drama dessa moça, assistindo ao calvário do seu pai. É muita crueldade. É uma brutal insensibilidade. É desumano. Faça um gesto de solidariedade aos envolvidos nesse martírio: compartilhe, divulgue, não vai lhe custar nada.
E um absurdo meu pai a 2 meses e 8 dias internado em um hospital por causa de um infarto tem que fazer uma cirurgia pra colocar um stend um aparelho colocado na veia pra bombiar remedios pra desobistruir as veias e o nosso SUS nao cobre, minha mãe teve que entra com um processo na nossa querida prefeitura que ja faz 1 mes e nenhuma resposta e um absurdo, dinheiro pra fazer carnaval fora de epoca, fazer uma programação como a Bienal a prefeitura tem, mais pra SAUDE nada. Estou muito revoltada pois meu PAI esta passando mal direto precisando colocar esse parelho. Sera e preciso morrer pra alguem tomar alguma atitude. Essa e a nossa campos e a nossa prefeitura, POR FAVOR ME AJUDEM A DIVULGAR PRA VER SE CHEGA EM ALGUMA AUTORIDADE. — se sentindo indignada.

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: "DEIXA QUE EU DEIXO"

Prezados, boa noite.

Dia 26/05, ontem, fui presenciar a Concorrência Pública do Transporte imaginando que testemunharia um acontecimento histórico: a tão aguardada definição do transporte público, que tanto aflige a população deste município, há mais de um ano. Porém, presenciei outro fato histórico, o do Lote 03 sem oferta por parte dos Consórcios concorrentes. O mais pessimista certamente não contava com essa, o que significa isso? 

Apesar de o Lote 03, representar grande percurso em áreas periféricas do município, com rentabilidade não tão atraente, como Serrinha, Dores de Macabú, Tapera, Ponta da Lama, etc., há neste lote setores mais centralizados e com grande densidade, como os bairros da Pecuária, Parque Leopoldina e o Jardim Carioca. Não haveria a confirmação da "lei da compensação"?

Eu também, não sei explicar  a falta de interesse, mesmo porquê empresas que atualmente fazem estes percursos estiveram na concorrência mas declinaram da proposta. Inclusive a tradicional Rogil, sequer fez parte de quaisquer consórcios. Mas ficam algumas questões:

1- Os empresários estão a fim do "filé", somente?

2- Visto que a Prefeita mencionou a sua disposição em municipalizar o Sistema de Transporte, os empresários estariam dando a deixa?

3-  Sem o Lote 03 operando, há alguma possibilidade de o Sistema de Transporte funcionar?

4- Caso a BK - que integra um dos Consórcios - vença, iremos ter o mesmo padrão, ou falta dele, quando a mesma entrou como "tapa buraco" no transporte público de Campos?

5- Neste anunciado cumprimento total da Lei de Mobilidade Urbana - que determina acessibilidade universal - pela Prefeitura, considerar pontuação no item acessibilidade é coerente?

6- Seria a hora de a Prefeitura assumir a palavra quanto a municipalização do Lote 03, ou a ameaça de municipalização do transporte seria um blefe?

7- Como ficará a população enquanto essa licitação ganha mais este capítulo indesejável?

8- Será tão ruim operar transporte público em Campos? 

9- Quais as razões de nenhuma empresa de fora - exceto a BK - não ter se interessado?

10- Resolvida esta licitação, haverá solução desintegrada do Plano de Mobilidade Urbana de forma participativa, com Audiências Públicas?

11- Como explicar as ausências da Prefeita, do Vice-Prefeito, dos Vereadores (situação/oposição e membros da Comissão de Transportes), de associações de moradores ?

Isso não está com cara de boa coisa.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

CÂMARA MUNICIPAL VAI DISCUTIR MOBILIDADE URBANA

(Por e-mail)

Prezados, boa noite.

Há tempos, venho compartilhando de algumas ideias sobre as questões urbanas, em especial Mobilidade Urbana, desta forma, recebi convite para participar do evento relacionado ao tema, anexo, na Câmara Municipal de Vereadores.

Muito me seria útil contar com a colaboração de vocês, é rapidinho:

1- O que lhe estimula a sair de casa com o seu carro :

(   ) Precariedade no transporte público   (   ) Conforto e agilidade   (   ) Segurança

2- O que lhe faria deixar o seu carro em casa ?

(   ) Plano de Mobilidade Urbana    (   ) Transporte público adequado  (   ) Ciclovias

3- Qual o principal fator de congestionamento no trânsito ?

(   ) Transporte precário e não integrado  (   ) Fluxo rodoviário no trecho urbano    (   ) Horários de "rush"/ falta de vagas

4- Quanto a oferta de vagas para veículos, qual você aponta como responsável pela falta de mobilidade nas cidades ?

(   ) Falta de estacionamentos rotativos nas ruas  (   ) Quantidade de vagas para taxistas    (   ) Quantidade de estacionamentos rotativos privados

5- Quanto a acessibilidade no transporte público:

(   ) É indispensável      (   ) Se for climatizado, tanto faz     (   ) Se for barato, tanto faz

6- Em se tratando de acessibilidade em Campos, qual o seu conhecimento sobre o TAC 096/2006 ?

(   ) Não sei o que é     (   ) Sei o que é, mas não sei o que foi cumprido     (   ) Sei o que é, mas não me importo

7- As calçadas em Campos são ?

(   ) Locais seguros para parar o carro momentaneamente   (   ) Locais apropriados para circulação de pedestres e portadores de mobilidade reduzida   (   ) Estreitas e com elementos de risco à graves acidentes

8- Em se tratando de transporte público, o atual terminal de embarque, Luís Carlos Prestes, é:

(   ) Impróprio     (   ) Bom     (   ) Colabora para a falta de mobilidade e acessibilidade

9- Qual a sua opinião sobre o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade ?

(   ) Nenhuma      (   ) Seria bom     (   ) É o que Campos precisa

10- Qual a sua opinião sobre o Plano de Acessibilidade Universal ?

(   ) Não sei o que é     (   ) Resolve o problema dos cadeirantes    (   ) É o que Campos precisa

11- Qual a sua opinião sobre o Plano de Mobilidade Urbana ?

(   ) Resolveria o problema da falta de ônibus    (   ) Não haveria congestionamentos    (   ) É o que Campos precisa

12- O Planejamento Urbano deve ser:

(   ) Feito de 10 em 10 anos    (   ) Feito em caráter emergencial      (   ) Feito em caráter permanente, independente dos aspectos políticos

13- O que provoca o agravamento da mobilidade urbana:

(   ) Quantidade de veículos             (   ) Grandes extensões territoriais        (   ) Falta de transporte público integrado e eficiente 

14- Em 2013, O Observatório Social realizou o Seminário Mobilidade Urbana em Campos dos Goytacazes: uma agenda urgente. Você:

(   ) Ouvi falar mas não me interessei        (   ) Pensei que era coisa da oposição      (   ) Considerei importante

15- Se Campos fosse privado de obter recursos Federais para aplicação em obras de Mobilidade Urbana:

(   ) Seria culpa da Prefeitura     (   ) Seria um "caos"     (   ) Com os royalties Campos não precisa disso


Obrigado,


Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

terça-feira, maio 27, 2014

ZAGALO INTERNADO COM INFECÇÃO NA COLUNA

(Do jornal Extra)

Mario Lobo Zagalo foi internado, nesta segunda feira, no Barra D'Or (Foto Marluci Martins)
No dia em que a seleção brasileira se apresentou na concentração da Granja Comary, um dos principais personagens de sua história, Zagallo, foi internado no Hospital Barra D'Or. Com uma bactéria na coluna vertebral, o ex-treinador, de 82 anos, está tomando antibióticos fortes desde segunda-feira. Convidado de honra da Fifa para todos os jogos do Brasil na Copa (com direito a acompanhante e jatinho), o Velho Lobo já não tem sua presença nos estádios confirmada. Um de seus filhos, Mário Zagallo, confirmou ao blog que o caso inspira cuidados.
- Ele não sairá do hospital antes do dia 2. Ele iria a todos os jogos do Brasil, mas agora eu já não sei o que vai acontecer - informou.
Segundo o filho, Zagallo a princípio não corre risco.
- Ele tem que ficar internado porque está tomando antibiótico na veia. A princípio, não corre risco, mas a gente se preocupa - disse.
Zagallo estava sentindo fortes dores na coluna. Um minucioso exame na última segunda-feira detectou a infecção na coluna vertebral. A notícia não chegou ao conhecimento da seleção, na Granja Comary. Nem mesmo o coordenador Carlos Alberto Parreira, seu fiel escudeiro, foi informado.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/extra-campo/zagallo-internado-com-infeccao-na-coluna-pode-nem-assistir-copa-12617277.html#ixzz32wllzeOR

SICOOB EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA


Pelo menos 500 pessoas participaram na noite desta segunda-feira, 26 de maio, de uma grande reunião numa área aberta do centro de Praça João Pessoa, em São Francisco do Itabapoana. O objetivo foi o de receber e ouvir o presidente e o diretor do Sicoob Cred Rio Norte, respectivamente Neilton Ribeiro da Silva e José Cristóvão, a respeito do cooperativismo, do trabalho desenvolvido pela cooperativa no Norte, Noroeste e Região Leste do estado, e principalmente sobre a viabilidade de implantação de um Ponto de Atendimento ao Cooperado na localidade. 

A mobilização, que partiu especialmente da Associação de Moradores de Praça João Pessoa, acabou impressionando a todos. Um grande trabalho vem sendo feito por representantes de segmentos sociais do local, a exemplo de produtores, para que a população se conscientize da importância de uma cooperativa de crédito, e consequentemente da implantação do Sicoob Cred Rio Norte, que possibilitará a integral movimentação econômico-financeira, com todos os serviços executados pelas agências bancárias, mas com as vantagens oferecidas pelo cooperativismo, como a não cobrança de determinadas taxas e a prática dos melhores índices observados no mercado. 

Ocorreram na realidade duas reuniões: a primeira, na sede da Associação de Moradores de Praça João Pessoa, tendo a equipe do Sicoob sido recebida pelo presidente Uéber Crespo Cherene. Voltado para produtores, líderes comunitários e representantes políticos, este primeiro encontro serviu para tirar algumas dúvidas sobre o cooperativismo e de prévia para a grande reunião seguinte, em praça aberta. Em ambas as oportunidades, Neilton Ribeiro da Silva apresentou números, expôs a realidade da cooperativa, e começou a discutir a implantação do PAC em Praça João pessoa, o que foi acompanhado de diversos pedidos públicos para que o Sicoob efetivamente se insira na comunidade local. 

Para Neilton Silva, “sem dúvida alguma este foi um momento histórico para todos nós. Sabíamos da mobilização em Praça João pessoa para a instalação do Sicoob Cred Rio Norte, mas a recepção e a atenção de todos superou as nossas expectativas. Já começamos a pensar a parte operacional, visitamos possíveis pontos, e tudo está se encaminhando para a nossa instalação no local. Costumo dizer que o Sicoob Cred Rio Norte vai onde está o povo, e aqui temos um ingrediente a mais, de fundamental importância, que é a vontade, o clamor do povo para que atuemos na localidade. Estamos muito felizes, pois tudo isto reflete a importância do trabalho que a cooperativa vem desenvolvendo na região.” 

Além do presidente da Associação de Moradores e líderes dos mais diversos segmentos da comunidade, a grande reunião em praça pública contou com a presença dos vereadores Domires Júnior, Marcos Santo Amaro, Alexandre Barão, Cláudio Viana e Marcelo Garcia, do diretor da escola municipal Estelita Crespo, Cícero Gomes Neto, assim como de Jorge Luiz Gomes, gerente do Garantinorte, fundo garantidor de crédito para pessoas jurídicas que está assinando um convênio com o Sicoob Cred Rio Norte

(ascom)

FALTAM INSULINA E COMPLEMENTO ALIMENTAR PARA DIABÉTICOS

Recebi esta denúncia que replico, no facebook e no blog, por sua gravidade, na expectativa que a prefeita de Campos cumpra o que lhe cabe, administrativamente, ou do contrário, a lei de proteção dos interesses difusos se imponha pelos seus meios:

1. Pacientes renais estão reclamando porque estão HÁ DOIS MESES sem NEFRODIAL - suplemento alimentar - que equivale a uma alimentação porque o paciente renal que faz hemodiálise perde a fome devido a quantidade de medicamentos e este suplemento contém todos os nutrientes que o paciente . precisa. Cada latinha que tem tomar uma por dia custa R$ 19,00.

2. Não tem INSULINA NPH este mês de Maio para os pacientes diabéticos. Como ficarão os pacientes renais e diabéticos.


Cá comigo: é a Saúde plena na gestão pequena.