quarta-feira, maio 28, 2014

LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES: "DEIXA QUE EU DEIXO"

Prezados, boa noite.

Dia 26/05, ontem, fui presenciar a Concorrência Pública do Transporte imaginando que testemunharia um acontecimento histórico: a tão aguardada definição do transporte público, que tanto aflige a população deste município, há mais de um ano. Porém, presenciei outro fato histórico, o do Lote 03 sem oferta por parte dos Consórcios concorrentes. O mais pessimista certamente não contava com essa, o que significa isso? 

Apesar de o Lote 03, representar grande percurso em áreas periféricas do município, com rentabilidade não tão atraente, como Serrinha, Dores de Macabú, Tapera, Ponta da Lama, etc., há neste lote setores mais centralizados e com grande densidade, como os bairros da Pecuária, Parque Leopoldina e o Jardim Carioca. Não haveria a confirmação da "lei da compensação"?

Eu também, não sei explicar  a falta de interesse, mesmo porquê empresas que atualmente fazem estes percursos estiveram na concorrência mas declinaram da proposta. Inclusive a tradicional Rogil, sequer fez parte de quaisquer consórcios. Mas ficam algumas questões:

1- Os empresários estão a fim do "filé", somente?

2- Visto que a Prefeita mencionou a sua disposição em municipalizar o Sistema de Transporte, os empresários estariam dando a deixa?

3-  Sem o Lote 03 operando, há alguma possibilidade de o Sistema de Transporte funcionar?

4- Caso a BK - que integra um dos Consórcios - vença, iremos ter o mesmo padrão, ou falta dele, quando a mesma entrou como "tapa buraco" no transporte público de Campos?

5- Neste anunciado cumprimento total da Lei de Mobilidade Urbana - que determina acessibilidade universal - pela Prefeitura, considerar pontuação no item acessibilidade é coerente?

6- Seria a hora de a Prefeitura assumir a palavra quanto a municipalização do Lote 03, ou a ameaça de municipalização do transporte seria um blefe?

7- Como ficará a população enquanto essa licitação ganha mais este capítulo indesejável?

8- Será tão ruim operar transporte público em Campos? 

9- Quais as razões de nenhuma empresa de fora - exceto a BK - não ter se interessado?

10- Resolvida esta licitação, haverá solução desintegrada do Plano de Mobilidade Urbana de forma participativa, com Audiências Públicas?

11- Como explicar as ausências da Prefeita, do Vice-Prefeito, dos Vereadores (situação/oposição e membros da Comissão de Transportes), de associações de moradores ?

Isso não está com cara de boa coisa.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

3 comentários:

  1. Cheira a merda da grossa!

    ResponderExcluir
  2. tenho quase certeza que já tem uma vencedora que fica pelos idos de niteroy,é só conferir.

    ResponderExcluir
  3. MUNICIPALIZAÇÃO= + "CABIDE DE EMPREGO" +SUCATEAMENTO FROTA. CIDADE PRECISA INTERVENÇÃO FEDERAL

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião