domingo, janeiro 14, 2018

TRADICIONAL CAVALHADA NA FESTA DE SANTO AMARO, NESTA SEGUNDA (15)

G1


Na verdade, a cavalhada é uma simulação da imposição da fé católica pela
espada. Neste caso, são as Cruzadas dominando os Mouros, que não
professavam a fé cristã ( Foto/divulgação da Prefeitura de Campos)


Com quase 300 anos de tradição, a Cavalhada de Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, acontece na próxima segunda-feira (15), dia do padroeiro da Baixada Campista, a partir das 15h.

Ano após ano, 12 cavaleiros vestidos de azul se posicionam em confronto a 12 cavaleiros de vermelho e revivem uma batalha por território. A tradição, que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, continua viva em Campos, uma das únicas cidades do país em que a celebração resiste.

A dramatização da batalha é referência à reconquista de território na península Ibérica pelos cristãos, vestidos de azul, após 800 anos de dominação moura, representados pelas vestes vermelhas .

Para os campistas, a Cavalhada faz referências mais íntimas e reforça a história afetiva de cada um junto ao distrito de Santo Amaro. Esse é o caso de Miguel Henriques de Carvalho, que desde a infância assistia ao evento junto a seus pais.

"Sou filho daqui, de Santo Amaro. Desde criança assistia a Cavalhada junto a minha mãe e meu pai. Com 13 anos quis ser cavaleiro de Santo Amaro. Participei da encenação pela primeira vez naquele ano e continuo até hoje, com meus 69 anos de idade", contou Miguel, que junto a mais quatro voluntários faz parte da comissão de organização da cavalhada.

A festividade ainda conta com procissão às 18h30 e termina com o show do Padre Max Barreto, às 21h30.

Programação religiosa da Festa de Santo Amaro:

5h - Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17h – Missas
15h - Cavalhada
18h30 – Procissão
21h - Show do Padre Max Barreto

Um comentário:

Deixe sua opinião