sábado, janeiro 13, 2018

POSTOS DE VACINAÇÃO CHEIOS EM TERESÓPOLIS, DEPOIS DE MORTE POR FEBRE AMARELA

G1


Moradores de Teresópolis lotam postos de saúde para vacinar contra
a febre amarela (Foto: Rogério de Paula | Inter TV)


Moradores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, lotam postos de saúde neste sábado (13), em dia de vacinação contra a febre amarela no município. A imunização foi intensificada pela Prefeitura após a confirmação da primeira morte por febre amarela no estado, que aconteceu na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 5 mil pessoas foram imunizadas na manhã deste sábado.

Ao todo, o órgão afirma que foram disponibilizadas 14 mil doses, em 19 unidades de saúde. Além disso, 250 profissionais da área estão envolvidos na ação. De acordo com a secretaria, 120 mil pessoas já foram vacinadas no município em 2017, o que representa 80% do público-alvo. A meta é chegar a 150 mil doses.

"As pessoas que não foram imunizadas devem procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Quem já tomou a dose no ano passado, não precisa", afirma o subsecretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

Na segunda-feira (15), o subsecretário diz que outras 10 mil doses da vacina serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e que haverá unidades volantes, com um carro e equipes da área da saúde, para imunizar os moradores das áreas mais distantes.

"A nossa maior preocupação é com a área rural", disse Antônio.

No bairro Albuquerque, os moradores fizeram fila neste sábado para tomar a vacina na Unidade de Saúde José Matos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devem ser imunizadas todas as pessoas com idades entre nove meses e 60 anos. Os horários e postos onde acontece a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura.

O órgão diz que a vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, devem apresentar autorização médica.

Segundo a SES, foram disponibilizadas doses suficientes para vacinar 100% da população no município e o órgão recomendou à Prefeitura de Teresópolis que intensifique a vacinação, principalmente nas áreas de mata.
O homem, de 48 anos, que morreu vítima da doença no dia 7 de janeiro, morava no bairro Canoas, zona rural da cidade, segundo informou a Prefeitura.

De acordo com a SES, a doença do tipo silvestre foi confirmada na quinta-feira (11) com os resultados dos exames laboratoriais feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião