segunda-feira, março 20, 2017

CANDIDATOS QUEREM ANULAR CONCURSO DO IFF

Jornal Terceira Via:


Candidatos querem anulação de concurso público do IFF

Provas aplicadas no turno da manhã e tarde teriam questões iguais. Clique e compare:

CAMPOS 
POR THIAGO GOMES
 
20 DE MARÇO DE 2017 - 16h42
prova-iff-2
Questões iguais identificadas nas provas aplicadas na manhã e tarde do último domingo (Foto: divulgação)
Um grupo de candidatos que prestou concurso público para preenchimento de vagas no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos quer a anulação das provas, que foram aplicadas no último domingo (19). Eles denunciam que pelo menos 20 questões eram exatamente iguais, tanto nas provas realizadas na parte da manhã quanto à tarde, o que teria dado vantagem para quem prestou o concurso por último. O grupo reúne provas para levar a denúncia ao Ministério Público Federal (MPF).
A empresa Metrópole Soluções Empresariais, contratada por meio de licitação na modalidade pregão eletrônico, foi a responsável pela organização e realização do concurso. Ao todo, 7.573 candidatos se inscreveram, sendo 7.115 para os cargos administrativos e 458 para os cargos de professor, concorrendo a 11 e 5 vagas, respectivamente. Um dos candidatos a prestar o concurso foi Yago Pessanha, que tentou uma das vagas para professor de Automação.
“Pelo menos 10 questões de Legislação e outras 10 de Língua Portuguesa estavam exatamente iguais nas provas de manhã e tarde, o que é proibido”, denunciou o candidato.
Outra questão que o preocupa Yago é o prazo para recurso, que, segundo o edital, se esgota nesta terça-feira (21). “Este é outro ponto irregular no concurso, pois há portaria fixando prazo de três dias para recurso e isso também não foi respeitado. Eles (IFF), inclusive, já divulgaram o gabarito da prova, apesar de toda essa polêmica com as questões iguais”, ressaltou Yago.
prova-iff
Outra questão igual nas duas provas do concurso do IFF (Foto: divulgação)
Questões que teriam sido plagiadas de concursos públicos anteriores também estão entre as queixas do grupo, de acordo com a candidata Inês Ribeiro Machado, que tentou uma vaga de assistente administrativo. O comportamento que quem aplicou a prova é mais um ponto questionado por ela.
“Quem aplicou a prova não tinha preparo para isso. Eles deixaram candidatos fazerem a prova com relógio digital, com estojo para canetas e até celular sobre a mesa. Na minha sala, por exemplo, o pacote contendo as provas não veio lacrado”, reclamou Inês.
Em nota, o IFF informou que “reafirmando seu inafastável compromisso com a ética e a lisura, tomando conhecimento de possíveis irregularidades em algumas provas do concurso público, realizado no dia 19 de março de 2017, especialmente àquelas relacionadas com a repetição das questões para os cargos de nível superior nos turnos da manhã e da tarde, vem a público informar que está apurando os fatos com rigor e adotando as medidas cabíveis junto à Metrópole Soluções Empresariais, empresa contratada por processo licitatório para a realização do concurso, a fim de assegurar a correção de todos os procedimentos e as condições de igualdade entre os candidatos.”

Um comentário:

  1. Está cadastro empresas inidôneas. Iff, uenf, PMCG, tudo igual.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião