terça-feira, julho 19, 2016

AUTORIDADES DE SAUDE DE CAMPOS DESCARTAM SURTO DE MENINGITE

O Diario:

 18 de Julho de 2016 | 21h33

Autoridades de saúde negam que há surto

Secretaria Estadual de Saúde informou que a situação é de alerta

Virna Alencar
Autoridades de saúde de Campos desmentiram nesta segunda-feira (18), durante uma coletiva à imprensa realizada na Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Ferreira Machado (HFM), a informação de que há um surto de meningite no município, divulgada em uma rede social na semana passada por um suposto médico. O grupo afirmou que irá adotar medidas extremas, acionando, inclusive, o Ministério Público (MP) e a Delegacia de Polícia (DP) para o início das investigações. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira, que não há, até o momento, surto de meningite em Campos.

A nota foi divulgada após a confirmação da morte do jovem M.A., de 18 anos, no último dia 11. Ele estava internado no HFM desde o dia 28 de junho, com suspeita de meningococcemia (infecção associada à meningite). A secretaria de Saúde informou que os exames preliminares indicam meningite meningocócica, mas ainda aguarda os resultados finais. 

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio destacou que esse tipo de informação lançada na rede social visa criar alarme na população.

Médico pode perder o diploma

 O conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM), Makhoul Moussallem disse que se comprovada a participação do médico na divulgação da informação sobre o surto, ele sofrerá o devido processo ético profissional, sendo julgado pela plenária do Conselho, podendo ter o diploma cassado. 

Números - O responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury esclareceu que, este ano, foram registradas sete mortes por meningite e meningococcemia, sendo 23 casos confirmados – número que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não define como surto. “Para se preocupar com surto seriam necessários 10 casos de meningite meningocócica a cada 100 mil habitantes, em um período de três meses, em pessoas não relacionadas, ou seja, que não se conhecem”, disse Charbel, acrescentando que em 2015 foram 26 casos, enquanto em 2014 foram registrados 40 casos da doença no município.

De acordo com a nota da Secretaria Estadual de Saúde enviada por email “A situação de Campos, em relação à doença meningocócica, configura-se como de alerta. Até o presente momento, baseando-se nos casos que nos foram notificados e nas informações que nos foram repassadas pela Vigilância Municipal de Campos dos Goytacazes, quantifica-se um coeficiente de incidência da Doença Meningocócica de 0,82/100.000 habitantes”, diz a nota.

Um comentário:

  1. Todos mamando na teta, altamente comprometidos. Por que não disponibilizar vacinas ao invés desta aberração de carnaval em agosto/ Se o judiciário bloqueia whats app não pode impedir realização Carnaval em véspera de eleição? Queria ser Moro para mandar prender todos desta foto.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião