domingo, março 06, 2016

ARTIGO DO ELIO GASPARI

BLOG DO NOBLAT



Moro deu a Lula o papel de coitadinho

Lula foi presenteado com o papel de vítima, que desempenha há 40 anos com maestria. O coitadinho é perseguido pela elite. O poderoso defende as empreiteiras
Lula (Foto: Divulgação)Lula (Foto: Divulgação)
Elio Gaspari, O GLobo
Realizou-se parcialmente o primeiro objetivo dos procuradores da Lava-Jato: o juiz Sérgio Moro determinou a condução coercitiva de Lula a uma delegacia. Ele não foi preso, foi submetido a um constrangimento inédito: um ex-presidente da República entrou numa viatura policial.
É bom lembrar que, quando os coronéis de IPMs da ditadura chamavam Juscelino Kubitschek para depor num quartel e marcavam hora, ele ia. O grande JK deixava-se fotografar entrando no prédio com seu inesquecível sorriso.
Há mais de um ano Moro e os procuradores mostram que sabem o que estão fazendo. Indicações de contas mal explicadas envolvendo Nosso Guia, eles as têm, e podem ser encontradas nas 89 páginas em que o Ministério Público mostrou como o dinheiro de empresas metidas em petrorroubalheiras ia para as arcas do Instituto Lula e da família Silva. Como indício não é prova, podem ter dado um passo maior que a perna. Sobretudo porque a condução coercitiva deu ao episódio uma teatralidade desnecessária.
Lula foi presenteado com o papel de vítima, que desempenha há 40 anos com maestria. Como o marqueteiro João Santana já explicou, ele alterna a condição de coitadinho com a de poderoso. O coitadinho é perseguido pela elite. O poderoso defende as empreiteiras.
Lula teve seu mau momento quando respondeu a uma pergunta sobre os pedalinhos de Atibaia, dizendo que ela não honrava a Polícia Federal. Deu-se ares de poderoso quando, na verdade, está diante de um caso em que um suboficial do Exército pagou do seu bolso brinquedos caros para os netos do chefe. O que não honra a Presidência da República é a família Silva ter se metido nesse tipo de transações. Os policiais fizeram muito bem ao perguntar e Lula continua devendo diversas respostas.
Uma conjunção dos astros fez com que, no mesmo dia em que se soube da colaboração de Delcídio Amaral, o IBGE divulgasse uma contração de 3,8% da economia.
Governo em crise política é coisa comum. Crise política junto com recessão é coisa mais rara. Ambas, somadas a um governo catatônico, ecoam o ocaso do mandato de Fernando Collor de Mello.
Elio Gaspari é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião