domingo, março 06, 2016

SSUCESSÃO MUNICIPAL: SOBRA CANDIDATO E PODE FALTAR ELEITOR

O DIARIO:


Quase 15 na corrida dos prefeitáveis

Partidos e políticos se mobilizam para a definição de seus respectivos candidatos

Paulo Renato Pinto Porto

A menos de sete meses das eleições deste ano visando a disputa da Prefeitura de Campos, os partidos e grupos políticos já se movimentam com a definição de seus pré-candidatos a prefeito e a construção de nominatas para a Câmara de Vereadores. As convenções acontecem de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. 

Na última terça-feira (01), o grupo liderado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR) já sinalizou que terá seis pré-candidatos até a escolha do nome a ser apoiado para suceder a prefeita Rosinha Garotinho (PR). 

Os prefeitáveis posaram juntos para uma foto e pautaram o discurso em torno da unidade do grupo, independentemente do nome a ser escolhido nas prévias ainda neste mês de março, conforme Garotinho já havia anunciado. “Mais importante do que nomes é a escolha de um candidato comprometido com a continuidade do projeto que norteia a filosofia e os princípios do nosso grupo, que fazer do governo um indutor do desenvolvimento, mas com justiça social”, disse o presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB). 

Batista aparece na foto juntamente com os outros pré-candidatos, o vice-prefeito Doutor Chicão (PR), e os vereadores Mauro Silva (PSDB), Auxiliadora Freitas (PHS), Fábio Ribeiro (PR) e Thiago Ferrugem (PR). 

O vice-prefeito falou no mesmo tom que presidente do Legislativo. “Nosso grupo tem excelentes quadros. São pessoas que já demonstraram seu valor e que estão afinadas com o espírito de governar para todos, mas especialmente para aqueles que mais precisam”, afirmou Dr. Chicão.  

Encontro do grupo considerado produtivo

Líder do governo na Câmara, Mauro Silva deixou o PTdoB e ingressou no PSDB, tendo ficha abonada pelo presidente nacional do partido, senador Aécio Neves. Entrou na corrida dos pré-candidatos lançados pela alta cúpula “tucana”, que já definiu que terá candidatos próprios nos municípios com mais de 200 mil habitantes. “Sou mais um soldado do grupo e, assim como os demais colegas que almejam a candidatura, estou preparado para seguir o consenso. Estaremos unidos pelo bem de Campos e da população”. Mauro entende que o importante é estar focado na continuidade da transformação que o governo Rosinha faz no município e avançar na linha de desenvolvimento sustentado.

Auxiliadora considerou o encontro produtivo e enfatizou que o mais importante é preservar as conquistas do atual governo e avançar ainda mais no rumo do desenvolvimento. “Foi um encontro produtivo onde, entre outros assuntos, foi firmado o comprometimento com o desenvolvimento de nossa Campos dos Goytacazes, independente da escolha. Vamos juntos, em nossa causa pela educação como prioridade, como todo gestor comprometido com a libertação e desenvolvimento de um povo. Essa é a nossa bandeira”. 

Oposição tem disputa acirrada

Na lista de prefeitáveis também estão os deputados estaduais João Peixoto (PSDC), Papinha (PP) e Geraldo Pudim (PMDB). Na Câmara Municipal, outros pré-candidatos despontam na corrida pelo poder em 2016. São eles, os vereadores Nildo Cardoso (PSD), Rafael Diniz (PPS), Gil Vianna (PSB) e Alexandre Tadeu (PRB). 

O PRB saiu na frente ao lançar o nome de Tadeu como pré-candidato à prefeitura, no último dia 26 de setembro, durante reunião na sede do partido em Campos com os pré-candidatos a prefeito e vereador de cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A reunião foi presidida pelo presidente estadual da legenda, Eduardo Lopes.

Obstáculo: impopularidade de Pezão 

Alexandre Tadeu disse estar muito feliz por fazer parte do PRB. “É um dos partidos que mais cresce no país. Disputei a eleição de 2012 para vereador e venci. No ano passado, fui o segundo mais votado de Campos e no Estado do Rio de Janeiro conquistei 28 mil votos para deputado federal. O que me credenciou junto ao meu partido a possibilidade da candidatura à Prefeitura de Campos em 2016”, argumentou.

Já Rafael Diniz e Nildo Cardoso estiveram no palanque de Pezão nas últimas eleições para o governo do Estado. O vereador do PPS disse que não teme que a impopularidade do atual governador venha prejudicar sua candidatura. “Não vejo problema e seu apoio será bem vindo. Aliás, será aceito qualquer apoio que esteja identificado com nosso projeto para mudar esta cidade”, afirmou.

O ex-vereador Rogério Matoso (PMB) engrossa ainda a relação dos pré-candidatos. Em 2012, Rogério concorreu à eleição como candidato vice-prefeito na chapa de Arnaldo Vianna (PDT). 

Inelegível, Arnaldo Vianna investe como pré-candidato nos bastidores 

Arnaldo Vianna mais uma vez tem investido como pré-candidato nos bastidores, mas o ex-prefeito encontra-se inelegível, em razão da Lei da Ficha Limpa, que veta a candidatura de políticos condenados em decisão de um colegiado em qualquer tribunal. 
É a terceira eleição que Arnaldo disputa, mas por sua conta e risco, mediante autorização judicial, através de medida liminar. Entretanto, nas três últimas eleições em que o pedetista participou, os seus votos não foram computados pela Justiça Eleitoral. 

No programa do PDT que foi ao ar no rádio e televisão na última quarta-feira, Arnaldo colocou seu filho, Caio Vianna, que apareceu no vídeo com a mensagem do partido para Campos. Há fortes rumores de que o rebento pode ter seu primeiro teste como sucessor do pai nestas eleições como candidato à prefeitura ou a uma vaga na Câmara de Vereadores. 

As condenações de Arnaldo resultaram de decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), por prática de corrupção e abuso de poder político.  
 

Um comentário:

  1. Só tem 2 que são oposição.O resto é tudo de Garotinho(sósia do presidente da Coréia do Norte)disfarssados de oposição.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião