sábado, março 30, 2013

AS SEQUELAS DE UMA SAÚDE PÚBLICA FRAGIL

Reprodução do texto de Marcia Barcelos, publicado em seu blog, e no espaço do comentário aqui.



Olá Fernando , 

postei em meu blog a situação que vivenciei com meu pai ,na semana passada , apesar de termos plano de saúde , e de eu também ser enfermeira além de jornalista . Para resumir , na sexta dia 22 levei meu pai com febre de 40º C ao Hospital Dr. Beda , ao chegarmos a primeira pergunta foi : qual convênio , a carteirinha do plano e a identidade , depois do que se tratava , fomos então atendidos por uma médica ( que trabalha comigo em outro hospital) e ao relatar que ele estava tilitando de febre , com mal estar e dores no corpo , ela me perguntou o que dei a ele ao que respondi que nada pois pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, não medicamos sem prescrição médica . A médica que sequer olhou para meu pai ,quanto mais verificar temperatura e pressão arterial , disse que deveria ser dengue , mandou dar dipirona , soro oral e que na segunda feira fosse feito um exame para verificar as taxas do fígado que a dengue pode alterar . Com o passar do dia a febre diminuiu muito pouco e comecei a ligar para médicos conhecidos e pedir outras orientações , todos eles ( 3 profissionais de especialidades distintas ) ficaram perplexos pelo fato de sequer ter sido solicitado um hemograma de urgência . Enfim , a febre cedeu após muita dipirona e no domingo a perna de papai começou a ficar quente, edemaciada e dolorida , suspeitei de erisipela e começou então outra guerra , Fernando. Na segunda ás 07 da manhã papai ligou para o dermatologista que o acompanha há pelo menos 20 anos e marcou uma consulta para o mesmo dia ás 18:00 horas apesar da gravidade do quadro , ocorreu que faltando 10 minutos para a consulta a atendente ligou e desmarcou a mesma , indignada fui ao consultório e pedi ao médico orientação sobre como amenizar a dor e a febre até o dia seguinte ( marcada nova consulta) , e sem ver meu pai ele me mandou internar já que ele tem plano de saúde e depois de amenizada a situação retornar a ele . Te pergunto então :
1- TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR DENGUE ? NÃO SE PEDE COMO É A NORMATIZAÇÃO NEM UM HEMOGRAMA QUE PODERIA TER MOSTRADO A INFECÇÃO BACTERIANA E NÃO VIRAL E AJUDADO A EVITAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA ERISPELA ?E OLHA QUE O ATENDIMENTO FOI NA EMERGÊNCIA.

2- O MÉDICO PODE MANDAR DESMARCAR A CONSULTA MINUTOS ANTES DA MESMA , MAS QUANDO NÓS POR QUALQUER RAZÃO NÃO PODEMOS COMPARECER A MESMA TEMOS QUE PAGAR POR ELA MESMO SEM TER SIDO REALIZADA ?

Te digo amigo , que como jornalista há 23 anos e como profissional de saúde também há mais de 2 décadas , estou revoltada com tanto despreparo , descaso e negligência por parte dos profissionais médicos ( graças a Deus , ainda existem muito bons e humanos .)

Finalmente após saber que a erisipela poderia ter sido tratada sem dificuldade se o diagnóstico fosse precoce , recebemos a atendimento de uma médica infectologista , mãe de uma amiga de minha filha que abriu um horário extra na agenda para atende meu pai e o acompanha diariamente por telefone várias vezes ao dia quando necessário , e Graças a Deus e a Dra. Claúdia , a perna de meu pai está sendo bem tratada e em fase de cicatrização .

Me perdoe o desabafo , mas existem profissionais e serviços de saúde que nos adoecem mais do que nos curam .

Beijo e boa páscoa . Márcia Barcelos.

10 comentários:

  1. um verdadeiro absurdo a narrativa acima

    ResponderExcluir
  2. isso se chama podridão do ser humano. Cada um pensando só em si e profissionais da saúde pensando só em ser político...

    ResponderExcluir
  3. Ningeum pode negar que o descaso do poder público municipal , não apenas com a saúde mas com todos os setroes primários e principias de Campos está um deboche só.
    ESTE GOVERNO DE CAMPOS DOS GOITACAZES( LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO) ESTÁ BRINCANDO COM A POPULAÇÃO, COM OS SERVIDORES E COM TODOS OS QUE CONTRIBUEM DE UMA FORMA OU DE OUTRA PARA ESTE MUNICÍPIO COM SEU SUADO DINHEIRO.
    PONTO.
    Agora senhores médicos de Campos , voces , em sua maioria(infelizmente os poucos não dão conta para que a classe não seja denegrida), estão negligentes no exercício de tão bela profissão.
    VOCES MÉDICOS NÃO ESTÃO CUMPRINDO O QUE É DE DEVER EM SEUS HORÁRIOS DE TRABALHAO.ATENDEM MAL, RECEITAM MAL , MEDICAM PIOR AINDA E PENSAM APENAS EM SEUS HONDAS ,TOYOTAS ETC. NUMA COMPETIÇÃO DESENFREADA PARA VÊ QUAL É MAIS BEM SUCEDIDO , COMO SE BEM SUCEDIDO FOSSE O QUE TEM MAIS E NÃO O QUE ATENDE BEM, DIAGNOSTICA BEM E MEDICA BEM.
    NÃO É ÀTOA QUE SÃO DENOMINADOS DE DR.VIROSE!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me a ousadia Fernando, mas não chamaria de frágil mas de cínica uma saúde onde os que devariam ser os protagonistas não passam de mercadorias de quinta categoria.
    A grande questão é que a a vida está perdendo lugar pura e simplesmente para o dinheiro e os olhos estão cegos para o doente e bem abertos para o lucro fácil e inconsequente.

    ResponderExcluir
  5. Os hospitais particulares de Campos estão com um atendimento que vai de mal a pior. A pessoa pode sair de lá pior do que entrou. Presenciei recentemente uma situação no Hospital Dr. Bêda que merecia ter virado caso de polícia. Minha esposa ficou três horas na recepção da emergência do Bêda esperando por atendimento, com fortes dores de cabeça, náuseas e vomitando. Uma pessoa que foi acompanhar uma amiga na emergência do hospital começou a sentir-se mal, como se tivesse uma queda súbita de pressão. Informamos o fato aos atendentes, que havia uma pessoa na recepção passando mal, e eles se recusaram a chamar um médico pra atendê-la, pq o plano de saúde dela não cobria nenhum procedimento naquele hospital. A mulher foi piorando e todos que estavam na recepção ficaram revoltados. Os atendentes do Bêda disseram para alguém levar a mulher para fora do hospital e chamar o bombeiro ou uma ambulância. Ou ligar para os familiares da mulher, que a essa altura não conseguia nem falar. UM ABSURDO ISSO!!! Pedimos a uma emfermeira pra medir a pressão da mulher, uma questão de humanidade, mas ela recusou-se, dizendo que não podia. Que tipo de hospital é esse!!! E o juramento que os profissionais da saúde fazem?! A mulher chegou a desmaiar e só então, após criarmos um escândalo no Bêda e ameaçarmos os funcionários é que resolveram atender a mulher na emergência. Fiquei horrorizado com essa comercialização das vidas humanas e com o total despreparo dos profissionais do Hospita Dr. Bêda. Fiquei com muita raiva e decepcionado com a degradação moral a que chegamos como seres humanos. Estamos todos ferrados com a Saúde em Campos, pública e privada!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não sei qual é o meu sentimento em relação a esse descaso na saúde, seja ela pública ou não. Os médicos estão tratando o paciente com mt desprezo! Tão desumano! É mais que isso!
    Cheguei no Beda com a pressão 18/10 e fiquei 2 horas prá ser atendida. As pessoas reclamavam entre si, mas eu não. Mandei que chamasse a coordenadora e perguntei a ela se lá não havia uma triagem para que fosse contatada que eu estava com a pressão alta e necessitava de atendimento rápido. Ela não respondeu! Depois eu perguntei se acontecesse algo comigo ali, quem se responsabilizaria. Ela não me respondeu, apenas pediu desculpa.E ela mesma me consultou. Acho mesmo que a saúde em Campos é caso de Ministério Público.

    ResponderExcluir
  7. Os médicos querem ser vereador, secretário disso e daquilo menos médicos.
    Profissão decadente esta.

    ResponderExcluir
  8. de acordo com o comentário acima quantos médicos viraram capachos da prefeita capacho sim ou seja jogaram no vaso sanitário o aprendizado dos bancos acadêmicos como diz sílvio santos quem quer dinheiro QUEM QUER DINHEIRO pouca vergonha

    ResponderExcluir
  9. Campos é terra de Malboro onde nada , absolutamente funciona de verdade.A saúde, pública ou privada uma vergonha.
    Aeducação cínismo de polpiticos que fingem com ela se importar.
    Diante das calamidades, do caos em todos os setores sem que nada caonteça , nos permitem facilmente chegar a conclusão de que o que funciona, e bem, é a corrupção.
    A corrupção em Campos funciona ao que tudo indica .

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo achou bonito quando ela apareceu na tv na época das eleições,que tinha soluções pra isso ou aquilo,postaram que ekla foi a maioral nos dabates enfim uma verdadeira atriz.A cortina se fechou e o show está terminando ainda teremos um pouco mais de drama e aí cabe a nós povo diferenciar show,comédia espetáculo e vida real.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião