sexta-feira, março 29, 2013

PROTESTO

Hoje, 29, provei do veneno que tanto condeno.

De manhã, Cristina e uma amiga levaram Miguel ao PU da Saldanha Marinho porque ele acordou com tosse rouca e desconforto para respirar. Ele já tinha um diagnóstico de bronqueolite. Descobriu-se depois que era laringite.

Chegando ao PU cumpriram as formalidades, tais como preenchimento de ficha e aguardar o chamado. Como demorava muito, Cristina quis saber o motivo da demora. Disseram-lhe que o médico havia saido para acompanhar um doente grave.

Não havia outro que o substituísse.

Cristina, então, protestou, considerando que ali é uma unidade de atendimento de emergência. Foi o suficiente para que prevalecesse o "espírito de corpo".

A partir daí, o atendimento que já era, visivelmente, ruim, ficou muito pior. A má vontade por parte do pessoal do Posto de Urgência era explícita. Quase provocadora. Um evidente descompromisso com a Política Pública de Saúde, que é um "dever de Estado e direito do cidadão".

Depois de vir em casa e voltar, Miguel finalmente foi atendido.

Poderia ter sido tudo mais simples, se houvesse responsabilidade social e amor à profissão.

Fica o meu protesto.


13 comentários:

  1. Estao culpando a ponta enquanto os verdadeiros culpados estao deitados em berco esplendido.
    Votaram nela? Entao...

    ResponderExcluir
  2. Os médicos, são semi-Deuses e os funcionários, seus súditos. É assim que funciona. Aliás Fernando, de um modo geral, o atendimento médico em Campos ,está indo de mal a pior, inclusive nos Hospitais particulares, mesmo seus usuários pagando fortunas de mensalidades. Segundo soube, as Empresas que estão chegando para se instalarem no Porto do Açu, algumas delas, trazem consigo, centenas de funcionários de outros Estados e alguns, contratados aqui (piões na maioria) e esses, além do seus salários tem direito a planos de saúde. Moral da história, o Hospital da Unimed está uma loucura. As acomodações são pequenas e o corpo de funcionários também, sobretudo plantonistas. Imagino os postos de saúde e hospitais públicos. E neste aspecto, é interessante citar, que a população está crescendo, Empresas chegando. menos o número de hospitais. Este dia, fui ao Prontocárdio; parece o Hospital Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Voce marca uma consulta, (que normalmente ,demora uma a duas semanas) e depois para apresentar o resultado dos exames, tem que marcar outra consulta. Estranho né, pois em todo lugar, isto é automático. A partir de abril, o Centrocor(excelente centro cardiológico) passará a funcionar no Jardim São Benedito mas como uma modificação; não haverá mais internações e sim, consultas e exames. Outra baixa. Agora, se esse casal que administra a cidade fosse responsável, ao invés de gastar dinheiro(jogar fora) em Sambódromo superfaturado, beira valão mais cara do mundo, obras faraônicas, que só levam o cidadão a pensar no que todos já sabem, com esse dinheiro todo, já teríamos pelo menos três hospitais e muitos postos médicos de emergência abertos.Este problema citado no PU da Saldanha Marinho, é normal. Se todas pessoas que vão aí relatasse como foram atendidas e publicassem seus relatos em Blogs, voce teria que criar um outro.

    ResponderExcluir
  3. O mundo está assim: você reclama, reivindica seus direitos e ainda sai como ruim. Finais dos tempos! E viva a incompetência!

    ResponderExcluir
  4. QUANDO VOCE ESCOLHE UM ADMINISTRADOR PUBLICO(PREFEITA) É PARA ADMINISTRAR TODOS OS SETORES PUBLICOS, SE ESTE É INCOMPETENTE CABE AO POVO QUE O COLOCOU DEMITILO, COMO QUALQUER FUNCIONÁRIO BASTA MANIFESTAÇÕES PUBLICAS COMO A DOS ROYOTES QUE OS MESMOS JA FIZERAM. O POVO ESTA VENDO TUDO E ESTA QUERENDO QUE AS AUTORIDADES FAÇAM O QUE É SEU DEVER, POIS QUEM VOTOU NÃO FORAM AS OUTORIDADES E SIM O POVO CAMPISTA. POIS QUE TIREM.

    ResponderExcluir
  5. me desculpe os anonimos a maioria da população só tem olhos pra cheque cidadão e passagem a um real,portanto que a reelegeram de novo ao cargo de prefeita

    ResponderExcluir
  6. Campos não tem governo.

    ResponderExcluir
  7. Fernando queria que você postasse meu protesto como Guarda civil municipal indignado por ver o Diário oficial da Prefeitura de Campos recheado quase todos os dias de punições aos servidores deste setor.
    Peço que a população tenha conhecimento que nos parece ser isto uma perseguição ditatorial por parte do comando. A exposição de uma pessoa ao público é completamente ridículo, retrógrado idêntico ao sistema medieval, você não acha? Depois eles querem reclamar da oposição.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernando , postei em meu blog a situação que vivenciei com meu pai ,na semana passada , apesar de termos plano de saúde , e de eu também ser enfermeira além de jornalista . Para resumir , na sexta dia 22 levei meu pai com febre de 40º C ao Hospital Dr. Beda , ao chegarmos a primeira pergunta foi : qual convênio , a carteirinha do plano e a identidade , depois do que se tratava , fomos então atendidos por uma médica ( que trabalha comigo em outro hospital) e ao relatar que ele estava tilitando de febre , com mal estar e dores no corpo , ela me perguntou o que dei a ele ao que respondi que nada pois pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, não medicamos sem prescrição médica . A médica que sequer olhou para meu pai ,quanto mais verificar temperatura e pressão arterial , disse que deveria ser dengue , mandou dar dipirona , soro oral e que na segunda feira fosse feito um exame para verificar as taxas do fígado que a dengue pode alterar . Com o passar do dia a febre diminuiu muito pouco e comecei a ligar para médicos conhecidos e pedir outras orientações , todos eles ( 3 profissionais de especialidades distintas ) ficaram perplexos pelo fato de sequer ter sido solicitado um hemograma de urgência . Enfim , a febre cedeu após muita dipirona e no domingo a perna de papai começou a ficar quente, edemaciada e dolorida , suspeitei de erisipela e começou então outra guerra , Fernando. Na segunda ás 07 da manhã papai ligou para o dermatologista que o acompanha há pelo menos 20 anos e marcou uma consulta para o mesmo dia ás 18:00 horas apesar da gravidade do quadro , ocorreu que faltando 10 minutos para a consulta a atendente ligou e desmarcou a mesma , indignada fui ao consultório e pedi ao médico orientação sobre como amenizar a dor e a febre até o dia seguinte ( marcada nova consulta) , e sem ver meu pai ele me mandou internar já que ele tem plano de saúde e depois de amenizada a situação retornar a ele . Te pergunto então :
    1- TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR DENGUE ? NÃO SE PEDE COMO É A NORMATIZAÇÃO NEM UM HEMOGRAMA QUE PODERIA TER MOSTRADO A INFECÇÃO BACTERIANA E NÃO VIRAL E AJUDADO A EVITAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA ERISPELA ?E OLHA QUE O ATENDIMENTO FOI NA EMERGÊNCIA.

    2- O MÉDICO PODE MANDAR DESMARCAR A CONSULTA MINUTOS ANTES DA MESMA , MAS QUANDO NÓS POR QUALQUER RAZÃO NÃO PODEMOS COMPARECER A MESMA TEMOS QUE PAGAR POR ELA MESMO SEM TER SIDO REALIZADA ?

    Te digo amigo , que como jornalista há 23 anos e como profissional de saúde também há mais de 2 décadas , estou revoltada com tanto despreparo , descaso e negligência por parte dos profissionais médicos ( graças a Deus , ainda existem muito bons e humanos .)

    Finalmente após saber que a erisipela poderia ter sido tratada sem dificuldade se o diagnóstico fosse precoce , recebemos a atendimento de uma médica infectologista , mãe de uma amiga de minha filha que abriu um horário extra na agenda para atende meu pai e o acompanha diariamente por telefone várias vezes ao dia quando necessário , e Graças a Deus e a Dra. Claúdia , a perna de meu pai está sendo bem tratada e em fase de cicatrização .

    Me perdoe o desabafo , mas existem profissionais e serviços de saúde que nos adoecem mais do que nos curam .

    Beijo e boa páscoa . Márcia Barcelos.

    ResponderExcluir
  9. é ela....................................................

    ResponderExcluir
  10. Se tivessemos um MP eficiente as coisas melhorariam, mas não vemos os que deveriam fiscalizar cumprindo sua função.
    Um CAOS neste barco à deriva no qual a população te devers mas na hora de seus direitos é esta imoralidade de todo lado.
    Vai ter que voltar a barbárie?

    ResponderExcluir
  11. bom dia estou sabendo que os guardas que trabalham no setor de escala da GCMCG foram afastado e transferido para outro setor pois ganhavam 160horas extras sem cumprir pois bem tem varios guardas que fazem medias com o comando tambem tem vantagens

    ResponderExcluir
  12. CAMPOS ESTÁ DESGOVERNADA E O MINISTÉRIO PÚBLICO NEM SE MEXE!

    ResponderExcluir
  13. Fica vermelha cara sem vergonha!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião