sábado, março 30, 2013

FOGO NO CANAVIAL

(Por e-mail)

Prezado Fernando Leite, no próximo dia 22 de abril, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Luiz Fux, receberá diversas delegações ligadas ao corte e queimada da cana de açúcar queimada. 

Da nossa região, irá os representantes da Coagro. Evidentemente, que eles não irão até lá para pedir o fim das queimadas. É que numa cidade do interior de São Paulo, os vereadores de lá, proibiram tal crime ambiental, criando uma lei proibindo tal prática. Por aqui, sob a alegação de que com o fim das queimadas  haverá muito desemprego, que a máquina cortadeira é muito cara etc o grupo certamente pedirá pela sua continuação. Eu cito este fato em seu blog, pois, vivemos numa cidade rica, e a Prefeitura através do Fundecam, poderia perfeitamente solucionar este problema, ou não? Existe algum impedimento legal? A rigor, o maior patrimônio que um ser humano pode ter, não é o seu trabalho e sim a sua saúde. 

Veja bem, eu falo só dos trabalhadores, dos cortadores de cana queimada.  Mas, e o resto da população? como ficam as crianças, que sofrem de asma, bronquite e problemas respiratórios? E as pessoas mais velhas, os idosos? Aqui em casa, eu, minha esposa e meus dois filhos sofremos muito, pois temos bronquite e durante este crime ambiental, crime contra a vida do ser humano, sofremos muito. Isso sem falar nos motociclistas, ciclistas, donas de casas, pintores de automóveis, lavanderias, desportistas urbanos e profissionais, enfim, Campos deveria enviar também, um médico especialista em doenças respiratórias. 

A rigor, essa fuligem mata aos poucos. Então deixo uma pergunta no ar, quem perde mais, os pobres cortadores de cana queimada(seus empregos) ou a saúde dos mesmos e o resto da população de Campos? Seria necessário  se fazer um levantamento do custo de cada um morador com gasto em farmácias, consultas médicas, exames e também a prefeitura e o Estado com seus gastos hospitalares.

Geraldo Lopes Raphael

Cá comigo: há mais de uma década estudos sérios científicos apontam as regiões Norte e Noroeste fluminenses num estágio avançado de desertificação. As causas são várias, com destaque para assoreamento dos rios e canais e as queimadas dos canaviais.

Um comentário:

  1. Tá bom. Só quero ver o tal do Fux o que dirá, se terá dois pesos e dias medidas, ou irá acabar de vez com essa pouca vergonha em Campos, que não comporta mais mão-de-obra escravizada nas queimadas(sai mais baratinho que comprar maquinário,n ão é?) ou se vai respeitar os quatrocentos mil habitantes que mal respiram por conta da ditas queimadas, ou se vai ainda mais, mandar queimar o petróleo nas plantações, já que está sob liminar os royalties.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião