Dos 197 políticos fichas-sujas que recorreram à Justiça e mesmo barrados disputaram a eleição a prefeito, 59 (quase um terço) foram os mais votados de suas cidades. Se os recursos desses candidatos forem acatados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF), eles serão diplomados e poderão tomar posse em 2013.
Caso os recursos sejam negados ou não julgados neste ano, o segundo mais votado tomará posse em janeiro. O juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, disse que os números comprovam a eficácia da lei. “Muitos candidatos desi stiram de concorrer porque sabiam que não iam ser liberados”, disse.
Caso os recursos sejam negados ou não julgados neste ano, o segundo mais votado tomará posse em janeiro. O juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, disse que os números comprovam a eficácia da lei. “Muitos candidatos desi stiram de concorrer porque sabiam que não iam ser liberados”, disse.
Sub judice, esses 197 políticos barrados receberam 1,1 milhão de votos, de acordo com levantamento da Folha de S.Paulo. No caso dos 59 que ainda podem tomar posse, foram 779,7 mil votos, todos registrados como “nulos”.
Entre eles, dois candidatos poderão disputar o segundo turno, caso seus recursos sejam acatados até o pleito.
Ficha suja de Osaco
Em Osasco (SP), Celso Giglio (PSDB), barrado por ter contas rejeitadas pela Câmara Municipal, obteve 149,5 mil votos (divulgados como “nulos”). Ele pode disputar o segundo turno contra Jorge Lapas (PT), que teve 138,4 mil votos e aparece como vencedor do primeiro turno.
Em Petrópolis (RJ), o barrado Rubens Bomtempo (PSB) obteve 50,3 mil votos e pode disputar o segundo turno contra Bernardo Rossi (PMDB), com 52,9 mil votos.
Até a antevéspera da eleição, segundo dados dos TREs tabulados pela reportagem, a Justiça Eleitoral havia indeferido os registros de 476 candidaturas a prefeito.
Em 155 casos, os candidatos renunciaram após serem barrados. Outros 58 foram barrados e não recorreram. Os 64 restantes tiveram os registros liberados, sendo que 31 deles foram eleitos.
Ficha suja eleita em Campos dos Goytacazes
É o caso de Rosinha Garotinho (PR), que venceu a disputa pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ). Apesar de ter sido barrada pelo TRE-RJ, ela conseguiu na Justiça o direito de concorrer. Como a decisão do TSE é de caráter provisório, ela ainda corre o risco de não assumir.
São considerados fichas-sujas, por exemplo, políticos cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, aqueles condenados em processos criminais por decisão colegiada e os que tiveram contas de gestões públicas rejeitadas.
Fonte: Folha de S.Paulo
(RILDEN)
Aproveitando o gancho, Rafael Diniz obteve uma significativa votação. Porém, soube de fonte limpa - alguém do grupo que não tem ficha limpa- que Garotinho A-P-O-I-O-U o citado vereador para que conseguisse a vaga de Nahin. Rafael Diniz está na cota do Deputado Federal.
ResponderExcluirGarotinho tem parte com o próprio satanás.
ResponderExcluirÉ sério muitas pessoas sabem disso mais tem medo de falar.
Seus próprios aliados ficam espantados com suas atitudes sem limites e sem escrúpulos mais o Deus a quem ele diz conhecer e servir é o verdadeiro justo juiz e quando a hora chegar para ele e seus discípulos a coisa vai ser feia.
Quem vive vera.
Se o Rafael Diniz aceitou essa negociata já vai começar bem na camara e a população não se esquece.
ResponderExcluirPrefiro não acreditar que um jovem e filho de quem é fosse fazer uma asnice dessa.
Pelo contrário. Soube que em caso de novas eleições municipais em Campos, a chapa a ser formada seria do campeão de votos com a revelação, ou seja, Nildo Cardoso + Rafael Diniz.
ResponderExcluirTudo é possivel nessa terra de ninguém, ou melhor de alguém, o Coroné Garotim. Mas tenho minhas dúvidas nesse TSE reformar sentença dada monocraticamente, num domingo a noite, ou seja, na calada da noite. Quanto ao Diniz custo acreditar que ele tenha participação nessa trama para não eleger Nahin.
ResponderExcluirsó falam merd* hein . Rafael fez uma campanha limpa . Primeiro que o conhece sabe que não aceitaria ajuda de garotinho como lhe foi oferecida , e segundo se estivesse ajudando ele estaria ajudando a Nahim pois a expectativa era fazer 2 da coligação .
ResponderExcluirVotei no Rafael Diniz e não acredito nesta intriga da oposição governista.
ResponderExcluirAgora mudando de assunto leiam a cara de pau dos advogados da prefeita:
RECURSO ESPECIAL DE ROSINHA CONTRA MAKHOUL NO TSE.
Por isto que o cidadão e eleitor campista está SATURADO destes partidos políticos e candidatos que parecem ficar brincando de "batalha naval" profanando o Judiciário Brasileiro.
A todos é assegurado buscar os direitos que entender cabíveis, mas deve prevalecer o bom senso e, o Judiciário deveria repreender com vigor os "excessos".
Não votei em Mackoul, não estou defendendo ele, estou defendendo o JUDICIÁRIO e ao mesmo tempo os eleitores campistas que estão SATURADOS destas guerrinhas de recursos nos Tribunais.
Makhoul teve sua candidatura deferida pelo Juízo de 1ª instância, a Coligação Campos de Todos Nós e o Partido PR ajuizaram recurso, desprovido de fundamentação, alegando que Makhoul não havia se desvinculado em tempo hábil de um determinado cargo. Este provou que isto não ocorreu.
Foi julgado pelo pleno do TRE em 06/09 quando por unanimidade aquele órgão colegiado desproveu o recurso.
A Coligação e o Partido Político interpuseram Recurso Especial que somente hoje está sendo encaminhado ao TSE.
Obviamente isto tem um nome, procrastinação e, deveria ser aplicada litigância de má-fé.
Não deveria ser assim se as pessoas agissem com lisura...
Infelizmente não é o que vemos!
http://pensamentossubjetivos.blogspot.com.br/2012/10/recurso-especial-de-rosinha-contra.html
Bom se Garotinho tem parte com o mal,isso não cabe discutir aqui,por mais que seus adversários possa espernear,o que não pode é subestimar a capacidade do Garotinho.Todos são testemunha ocular e visual,que o próprio Garotinho afirmou para os quatros quantos que seu grupo fari DE 20 a 22 vereadores.O que a oposição precisa reconhecer é que Garotinho quando esta´p no poder sabe governar,e que quando está fora sabe ser oposição.Me lembro que quando o Garotinho estava fora do poder ele se reunia com o povo,já a oposição se reúne com os políticos. O que a oposição precisa é deixar a vaidade de lado,atravessar Guarus, e fazer uma oposição inteligente e presente,e não ficar atrás de blog e Facebook. A verdade é que Garotinho está fora do poder em Campos desde 1998,mas seu espirito nunca saiu da cidade.Outra verdade que a oposição precisa entender,quando estiveram no poder foi um fracasso.Por mais que não nos agrada,mais a urna é reflexo daquilo que plantamos,ao menos que no meio tenha cinquentinha.Se olharmos o período que Campos vive,a forma com a qual o poder foi tomado,vamos nos remeter lá em Maquiável,que diferente dos s príncipes atuais,usava a força.Portanto fracassada oposição,reveja a forma de se fazer oposição,procure se reunir mais com o povo e menos com estrategistas.
ResponderExcluirmeus pêsames .abraços
SADDAM
Gente por favor, unir Rafael Diniz a Garotinho pra tombar Nahim é doideira... Pensem... todos na cidade conhecem e sabem quem é Thiago Virgilio, tinha minhas duvidas quanto a sua eleição devido aos últimos acontecimentos em sua campanha, porém não me surpreendeu sua vitória. Nunca ouvi falar em MIGUELITO, não sei de onde saiu, notório foi o apoio que ele teve e daí saíram os votos de Nahim. Ressalto que a defessa ao aumento descarado dos vereadores também foi um tiro no pé do então Presidente da Câmara. Rafael pode decepcionar todos os seus eleitores que esperam dele a mesma lisura do seu pai, pois muitos foram alunos do saudoso Sérgio Diniz, outros foram amigos pessoais visitados pela sua mãe com um caderno velho do marido, onde consta o nome e endereço de amigos de infância, que são riscados quando estes partem para outro plano. A única certeza que temos foi da campanha limpa de Rafael Diniz, espero do fundo do meu coração que assim continue.
ResponderExcluir"Mas tenho minhas dúvidas nesse TSE reformar sentença dada monocraticamente, num domingo a noite, ou seja, na calada da noite".
ResponderExcluirEu vejo com outros olhos, ou seja, sinto que a decisão será reformada.Em nome do Nosso Senhor Jesus!
Posso afirmar que essa tentativa de macular a pessoa de Rafael Diniz é de uma maldade e perversidade só atinente ao maluco da lapa. São boatos espalhados por seus seguidores objetivando atingir um jovem com absoluta ética pessoal e moral, e por essa afirmativa, hoje eu assino embaixo. Ele não é da laia desses pilantras que querem envolvê-lo nessa trama. O povo vai poder confirmar que esse garoto vai honrar cada voto que teve. Nós devemos repudiar sempre essas manobras mesquinhas contra a imagem dos outros. Não tenho procuração pra defendê-lo, mas não coaduno com esta indignidade. JOSEGERALDO 44.
ResponderExcluirEsse primeiro comentário além de estúpido, é absoloutamente leviano, o Rafael Diniz fez uma campanha limpa, não vinculou a imagem dele a nenhum prefeito... Quem teve a oportunidade de ouví-lo, viu que a campanha dele é leve, sem ofender "A" "B" ou "C". Apenas entendo que quem votou em Rafael Diniz, votou feliz, pois ele é do bem!!
ResponderExcluirA grande verdade é que tem muita "GENTE grande" que tá se borrando de medo de um jovem rapaz que foi eleito sem ajuda financeira ou compra de voto. Eu como eleitor dele, mesmo sem o conhecer espero que Rafael não se perca nesse meio imundo e que ele mantenha a postura do saudoso Sérgio Diniz, que nunca desceu do "salto" para ofender seus adversários, nem usou de meios escusos pra se eleger. Quem conviveu com ele em sala de aula ou fora dela, sabe do que estou falando. Um homem como poucos de uma sabedoria ímpar e de uma humildade generalizada, sua caminhada pautada na honestidade , educação, carinho e atenção, atributos que lhe eram peculiares, que mesmo depois de eleito não se escondia dos seus eleitores e nunca teve seu nome vinculado a negociatas ou escândalos. Este realmente era um verdadeiro político honesto para contrapor a máxima popular de que todos os políticos são ladrões. Apesar de ser casado com a filha de um político que tinha uma linha diferente da sua, nunca perdeu sua postura de berço, sempre honesto, educado e solicito. Espero e desejo que Rafael Diniz continue a trajetória de seu pai e que este continue o orientando de onde estiver, pra que não se perca nessa sujeira, não se esqueça dos ideais filosóficos, pois tenha certeza, seus votos vieram de muitos amigos e principalmente dos ex-alunos do PROFESSOR SÉRGIO DINIZ, que soube transmitir muito mais do que conteúdo didático, pois era um cidadã único.
ResponderExcluir