sábado, julho 16, 2011

PESQUISA FORA DA LEI

Após comentar sobre uma pesquisa (aqui) que mostraria um empate técnico entre a prefeita Rosinha Garotinho, o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) e o deputado estadual Roberto Henriques (PR), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) disse hoje (16), no rádio que a realidade é outra. Esbanjando confiança, ele aproveitou para divulgar uma pesquisa solicitada pelo seu grupo. Os números seriam: Rosinha Garotinho com 61%, Arnaldo Vianna com 14%, Roberto Henriques com 6%, Odete com 3% e Odisséia com 1%.

Fonte: Blog do Bastos

Do Blog: Ao que se sabe a Justiça Eleitoral faz exigências para autorizar divulgação de pesquisa eleitoral, entre as quais o consequente registro em cartório, citações do universo pesquisado, data da amostragem e o NOME DO INSTITUTO responsável pela coleta dos dados. Quando nada disso é cumprido, a pesquisa é fora da lei, é blefe.

Contudo, me arrisco a uma análise séria dos números divulgados pelo deputado: QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ,QUÁ, QUÁ!!!!!  DUVIDEODÓ!!!!!!!!!

9 comentários:

  1. Ora Fernando, esta pesquisa foi realizada nuna reunião do PR onde o casal não é unanimidade.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,

    Sem questionar as pesquisas que estão sendo "realizadas" informo, para fins de esclarecimentos, que em 2011 não há necessidade de registro de pesquisa eleitoral para as próximas eleições.
    Veja o que consta do Calendário Eleitoral para as eleições de 2012, no tocante ao assunto:

    JANEIRO DE 2012
    1º de janeiro – domingo
    1. Data a partir da qual as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos
    candidatos ficam obrigadas a registrar, no Juízo Eleitoral competente para o
    registro das respectivas candidaturas, as informações previstas em lei e em
    instruções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 33,
    caput e § 1º).

    Mais um abraço,
    Paulo Vizela

    ResponderExcluir
  3. Por publicar pesquisa fora do prazo referente as eleições de São Fidélis em 2008 o Jornal O Diário e a Coligação do Prefeito Fenemê foram condenados a pagar 50 mil UFIR'S DE MULTA. A multa já foi inscrita na dívida ativa. É conferir as regras e denunciar que não tem escapatória.

    ResponderExcluir
  4. O SARGENTO GARCIA, OU QUER DIZER O BOLINHA, SEMPRE MANDA. ELE JÁ CRESCEU O OLHO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO JOÃO DA BARRA ( QUE JÁ DEIXOU BEM CLARO QUE SEU ESCOLHIDO É BETINHO DAUAIRE, QUE JÁ TEM ATÉ UM PROGRAMA NA RÁDIO DIÁRIO FM ), E AGORA EM QUISSAMÃ.
    PARA ENGANAR A POPULAÇÃO ELE TENTA MANIPULAR AS PESQUISAS E DIVULGA DO JEITO QUE LHE CONVÉM !
    O BOLINHA QUER GANHAR EM SÃO JOÃO DA BARRA, EM QUISSAMÃ E SONHA EM VOLTAR NO GOVERNO DO ESTADO ( MAS HOJE SE REALIZADA UMA PESQUISA SÉRIA, O SEU PERCENTUAL É DE ZERO POR CENTO NO ESTADO).
    GOSTO DE OUVIR SEU PROGRAMA DE RÁDIO AOS SÁBADOS, POIS É BASTANTE DIVERTIDO, ELE SE ACHA O CARA, TENTA PASSAR QUE OS SEUS ALIADOS SÃO OS BONS, OS HONESTOS, E QUE SEUS "INIMIGOS" NÃO PRESTAM E TENTA OFENDÊ-LOS DE TODO JEITO. EM SEU DESESPERO, ELE PARECE UMA METRALHADORA PONTO 30, QUE ATIRA PARA TODO O LADO, MAS SEMPRE ERRA O ALVO, POIS JÁ CAIU NO DESCRÉTIDO.
    VAMOS AGUARDAR AS PESQUISAS SÉRIAS QUE SERÃO FEITAS NA HORA DEVIDA PARA VER SE ELE REALMENTE ESTÁ COM TODA ESSA BOLA, POIS AQUI JÁ ESTAMOS VENDO COMO ESTÁ O MUNICÍPIO ( TUDO PELA METADE E AS PROMESSAS FEITAS NA CAMPANHA, ELE JÁ ESTÁ DIZENDO QUE 4 ANOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA SEREM REALIZADAS ).
    VAMOS ESPERAR PARA ACOMPANHAR OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DESTA NOVELA...

    ResponderExcluir
  5. O comentário do ODRACIR SATIERF, das 13:01 h, está corretíssimo!

    A Lei n.º 9.504/97 (lei federal), que rege TODO o pleito eleitoral, NÃO FAZ QQ MENÇÃO à obrigatoriedade de registro ser apenas no período eleitoral.
    Com efeito, o OBJETO tutelado pela referida Lei é quanto à DIVULGAÇÃO da pesquisa!
    Ela pode, sim, ser feita, sem QQ registro na Justiça Eleitoral, caso seja para "uso interno", isto é, NÃO ser divulgada.
    Em sendo divulgada, deve-se obedecer às regras constantes no supracitado Diploma Legal, a saber:

    Art. 33. As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto à Justiça Eleitoral, ATÉ CINCO DIAS ANTES DA DIVULGAÇÃO, as seguintes informações:
    [...]
    § 3º A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações de que trata este artigo sujeita os responsáveis a multa no valor de cinqüenta mil a cem mil UFIR.

    § 4º A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinqüenta mil a cem mil UFIR.

    Art. 35. Pelos crimes definidos nos arts. 33, § 4º e 34, §§ 2º e 3º, podem ser responsabilizados penalmente os representantes legais da empresa ou entidade de pesquisa e do órgão veiculador.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  6. (continuação...)

    Fato que comprova a assertiva ora exposta é a condenação (FATO VERÍDICO, mencionado no post do ODRACIR SATIERF) do Jornal O Diário pela Justiça Eleitoral de São Fidélis-RJ.

    Basta acessarem o site do TSE, filtrar pelo Tribunal (TRE-RJ), e pelo número do processo (Nº ÚNICO: 766632.2008.619.0035), que verão a condenação do aludido Jornal, em valores atualizados: R$ 53.205,00, dívida já inscrita na dívida ativa, por DIVULGAREM uma pesquisa APENAS 01 (isto mesmo, UM) dia ANTES do prazo assinalado no art. 33, caput, da Lei 9.504/97, acima transcrito! Teriam q aguardar 05 dias... divulgaram no 4º dia... foram condenados em 1º grau... recorreram ao TRE-RJ, e ao TSE... condenação mantida!

    Ao contrário aqui da planície goitacá, lá em São Fidélis a Justiça Eleitoral é célere, e REALMENTE funciona!

    ResponderExcluir
  7. Ah! meus sábados estavam tão tristes, tão frios.. até que resolvi escutar um pouco de rádio FM e comecei a escutar o programa do Garotinho na Diário. Achei ótimo. Minha tristeza foi embora, minha depressão também. O programa é bem melhor que o "Pânico na TV, o CQC e o Zorra". Quando ele começa a falar no quadro "mentiras para os otários ouvintes" eu me esporro de rir. O outro quadro engraçado é "os puxa-sacos do gordinho", quando secretários e asseclas começam a falar. Aqui no trabalho, passou a ser nosso melhor momento do dia. Sugiro que a produção do programa inclua o quadro "alimento espiritual com o Bispo Garotinho".

    ResponderExcluir
  8. Eu não votei na família Garotinho,mas una coisa é certa,a oposiçao sempre fala que essa "pobre" família não ganha mais nada,aliás até eu tinha esse pensamento até que estão provando o contrário,todas as eleiçoes são bem votados e nos deixam com cara de bobos.Oque faz o povo votar neles?

    ResponderExcluir
  9. Alguns 22 juram que são deus e os outros sonham um dia sê-lo!
    Hinri, vc não está só!
    CAMISA DE FORÇA é POUCO!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião