domingo, março 13, 2011

ATENÇÃO APROVADOS DO PSF EM CAMPOS

Recebi o comentário do Ricardo Freitas e, por sua absoluta oportunidade, trago-o para esta postagem, ao tempo em que sugiro aos aprovados no concurso de admissão do PSF, em Campos, com resultado homologado pelo então prefeito Nahim, que busquem respaldo legal neste relatório e defendam sua convocação imediata.

Confiram:

Ricardo de Freitas deixou um novo comentário sobre a sua postagem "PSF EM BANHO MARIA": 

Fernando,

O Tribunal de Contas da União no relatório abaixo mencionado determinou que a Prefeitura de São Fidélis implante o PSF, em Campos deve ocorrer o mesmo.


TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TC 016.139/2008-7


9.12. determinar à Prefeitura Municipal de São Fidélis/RJ que implante o Programa de Saúde da Família (PSF), (*) em obediência ao item 2.1 do Capítulo 2 do Anexo da Portaria GM/MS n.º 648/2006, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o PSF e para o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS);

(*) Grifo meu.

5 comentários:

  1. Gente!
    Se antes da homologação já era INDECOROSO que um programa desse nível estivesse paralizado, imagina após a homologação...
    Só por essa (in)ação esse (des)governo deve ser execrado pela opinião pública.
    Quem deixa descoberta, sem assistencia de saúde,uma gama imensa da população carente e seus idosos acamados merece respeito?
    ACORDA CAMPOS, SÓ DEPENDE DE NÓS!
    GRITEMOS, ESPERNIEMOS, VAMOS PARA AS RUAS...
    Esta FARRA tem que acabar!

    ResponderExcluir
  2. Será Fernando ?... Será Fernando? ... que a Justiça aqui em Campos em especial o Ministério Público,vai de contra o Governo Rosinha Garotinho.Será Fernando ? ... Será Fernando ? ... Será poeta ?É um Mistério !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Alô Fernando acesse o sítio http://www.jornalprimeirahora.com.br/noticia/40796/Cabo-Frio,-uma-rede-de-protecao-social , e verifique a atual Secretaria Municipal de Promoção Social de Campos(Izaura), tem uma "boquinha" na Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Cabo Frio. Isso é possível?

    ResponderExcluir
  4. Cabo Frio, uma rede de proteção social

    11


    Estiveram no PH no AR de ontem Rosana Moreira, Sueli Machado e Isaura de Sá Freire da Secretaria de Promoção Social de Cabo Frio, para falar de programas e ações sociais do Município.
    As três, que falaram do estúdios de Búzios da Rádio 1530 AM, dissertaram sobre uma rede de proteção social, instalada na Cidade, em parceria com o governo federal e entidades civis privadas, com o escopo de desenvolver cidadania.

    Rosana Moreira da Proteção especial; Sueli Machado, do Serviço Sócio Educativo Crass e da Proteção especial; Isaura de Sá Freire da Coordenadoria do Bolsa Família pontuaram que todas as ações do governo Marquinho Mendes apostam no dínamo transformador de cada indivíduo, e que, por isso, as ações não se caracterizam com medidas assistencialistas.

    Em Cabo Frio, atividades são desenvolvidas no âmbito Promoção Social sempre com vistas a resgatar os laços familiares, e isso passa por atividades em artes, música, até profissionalizante.

    Os trabalhos de artesanato, produzidos no âmbito desses programas, são orientados por técnicos em designers, com a finalidade de ajustar a produção a uma demanda de mercado.

    Está acontecendo uma mostra desses trabalhos, que iniciou ontem, e se estende até 20 de dezembro no Charitas, oportunidade em que se comercializam essa produção, aproveitando as festas de final de ano.

    Em Cabo Frio existem políticas públicas, bancadas com recursos próprios da Prefeitura, que atendem cabofrienses, que ficaram for a do alcance de ações do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. (RBF)

    ResponderExcluir
  5. Chamada gradativa dos aprovados: prudência ou negligência?
    A prefeitura de Campos noticiou que a convocação dos aprovados do PSF será feita de forma gradativa.
    Faço o seguinte questionamento: Seria essa uma medida prudente e “cautelosa” ou uma medida negligente ao “enrolar” a população??
    Como todos já sabem, o PSF está parado há um bom tempo (desde 2008), e o povo tem sofrido as conseqüências. Diabéticos descompensados, hipertensos descontrolados, crianças sem acompanhamento e vacinação, simples lesões cariosas progredindo e levando a extrações dentárias... etc. E as filas nos hospitais, só aumentando.
    Investir em tratamento curativo de doenças é muito mais oneroso para os cofres públicos que prevenir tais doenças. E Prevenir é exatamente um dos papéis do PSF.
    Então, porque o retorno do PSF está sendo gradativo e lento??? Atenção básica e cuidados primários/preventivos à saúde não seria uma necessidade de urgência????
    Em todo ato administrativo há presunção de legitimidade e veracidade. Está na lei, mas o que significa?
    Significa que todas decisões/atos dos administradores públicos são considerados corretos. No entanto, trata-se de uma presunção relativa, cabendo ao cidadão provar o contrário. Ou seja, cabe a nós, cidadãos, questionarmos o que achamos incorreto no administrar público.
    Chamar de forma gradativa os aprovados do PSF, nas condições em que se encontra a saúde da população, é sem dúvida um ato administrativo que não busca o interesse de bem comum coletivo, nem mesmo obedece os princípios básicos de administração pública, como proporcionalidade, razoabilidade, finalidade e eficiência.
    Buscar o melhor resultado para essa situação, com menores custos e no menor espaço de tempo seria “ promover a ativação dos PSFs de forma urgente”.
    Então, chega de tanta enrolação! Vamos questionar na prefeitura e reclamar por adequação de medidas que de fato busquem o interesse coletivo – a saúde da população! Queremos todos PSFs funcionando JÁ!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião