sábado, fevereiro 19, 2011

EX-PREFEITO OPINA SOBRE MUDANÇA DO CAOPE

O CAOPE é uma unidade odontológica de atendimento a pacientes especiais, que, em Campos, foi implantada no Hospital Ferreira Machado, pelo então prefeito Sérgio Mendes.

A decisão de locá-la no Ferreira Machado cumpria a estratégia de permitir pronto atendimento em caso de mal súbito dos atendidos, durante o tratamento, considerando suas condições de maior fragilidade.

Agora, por decisão sabe-se lá de quem, o CAOPE será instalado no PU de Guarús.

Sobre o assunto, registro comentário do ex-prefeito Sérgio Mendes:

Sergio Mendes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A VOZ ROUCA DAS RUAS": 

Caro Fernando, quando no nosso governo, implantamos o CAOPE no Hospital Ferreira Machado, foi porque tínhamos uma visão estratégica de que, uma vez este serviço funcionando naquele local, os pacientes que requerem cuidados especiais, estariam com todos recursos necessários caso houvesse qualquer mal súbito. É inadmissível a direção do HFM, desativar este centro, e deixar a população sem uma alternativa à altura de tão importante serviço. Fica uma dúvida, é Ele ou é Ela? Saudações!

12 comentários:

  1. Caro Fernando Leite e extensivo ao Sérgio Mendes,

    Já protocolei denúncia no Ministério Público Estadual e ontem mesmo recebi resposta por em@il do encaminhamento, que pode ser visto aqui: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/02/ao-ministerio-publico.html e aqui: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/02/ministerio-publico-federal-procuradoria.html, sendo esta última sem resposta ainda.

    Penso ser tutela de minorias, mas foi recebido como Tutela Coletiva por ser saúde pública.

    Att
    Gianna Barcelos

    ResponderExcluir
  2. ESSE SERGIO MENDES TEM QUE PARAR DE QUERER FORÇAR AO POVO A RUMAR PARA LONGE DE GAROTINHO E ROSINHA. A DEMOCRACIA É ISSO, O POVO É QUEM DECIDE. ROSINHA E GAROTINHO SÃO ADORADOS AQUI EM CAMPOS E VCS TERÃO QUE AGUENTAR ISSO. ROSINHA FOI ELEITA, SERÁ REELEITA E PRONTO. SE O SERGIO MENDES FOSSE TÃO BOM NÃO ESTARIA FORA DA POLÍTICA.

    ResponderExcluir
  3. Desrespeito com todos pacientes, familiares e tb com os profissionais!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico me perguntando quanto custa treinar e colocar em ação estes cyber dogs fictícios e/ou anônimos?

    ResponderExcluir
  5. liga nao sergio.custa so um contratinho na prefeitura.so isto!!

    ResponderExcluir
  6. Cara Ana Cláudia, fico questionando-me:desespero de alguem incapaz de sobreviver por si mesma ou ignorancia?
    Sim, porque sair do foco principal que é o fechamento de um programa de suma importancia como o CAOPE para adentrar em questiúnculas visando defender políticos só me faz colocar determinados comentadores numa destas duas linhas:aproveitadores ou ignorantes.
    Assim como se faz necessário uma oposição madura, é preciso uma $situação saudável, em que seus servos saiam de seus fundamentalismos e personalismos obsoletos, arcaicos.
    Ana Cláudia, nos poupe de comentários vazios, qdo vidas e dores morais e físicas estão em jogo, diante desta propalada paralização do caope.Paralização esta DESRESPEITOSA tanto para com os que dela usufrui como paciente como para com os inúmeros profissionais não médicos que nele prestam assistencia relevante a comunidade campista.
    Que os sapientes agentes públicos se prestem a ouvir os apelos da população e que valorizem as outras profissões da área de saúde cuja importancia está a olhos vistos diante do apelo geral da população .

    PS-cara Ana Cláudia,diante de tantas figuras ilibadas e relevantes fora da política por falta de oportunidades que não cabe aqui discutir, vc afirmar que ¨...se fosse bom não estaria FORA da política¨?MAIS UMA VEZ NOS POUPE.
    Embora por princípio NÃO vote em ninguem que, de um modo ou de outro, tenha sido CONIVENTE com esses 20 anos, e portanto não estou aqui para defender NINGUEM,convenhamos, está cheio de ¨lobos maus¨ DENTRO da política loucos para engolir mais um ¨chapeuzinho vermelho¨.

    ResponderExcluir
  7. OBS: Recebi esta mensagem e estou repassando como pediram...!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    O CAOPE (Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais) funciona há 17 anos no Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes/RJ.

    Sabemos do comprometimento da equipe e da preocupação e cuidado que esses profissionais têm com seus pacientes.

    Se as pessoas (Rosinha, por exemplo), tivessem se colocado no lugar dos familiares desses pacientes, não teriam tomado uma atitude dessas.
    Estão querendo fazer uma obra no PU de Guarús para abrigar provisoriamente o CAOPE, obra esta que ainda não começou e para daqui há alguns meses ou anos, a obra do HGG começar. O HGG segundo eles, será o local definitivo do Caope.

    O CAOPE precisa da estrutura de um grande hospital para funcionar já que atende
    pacientes com HIV, seqüelas de AVC, Hepatite C, Tuberculose, Paralisia Cerebral, seqüelas de meningite,Cardíacos, Deficiente físicos, Deficientes Visuais, Diabéticos, Hipertensos, Hemofílicos,etc...etc...etc e esse hospital tem que ser o HFM!!!

    No caso deste último, a situação ainda é mais complexa já que o paciente hemofílico precisa de medicações antes do procedimento dentário e essas medicações são oferecidas pelo hemocentro, que logo, se situa dentro do Hospital Ferreira Machado e não no PU de guarús ou HGG.

    A situação é muito mais complexa do todos imaginam. Desejo profundamente que outras pessoas abracem essa causa nobre a favor dos pacientes especiais de Campos e cidades vizinhas.

    O CAOPE hoje, atende a várias cidades, dentre elas: Rio das Ostras, Italva, São Fidélis, Itaperuna, Macaé, Conceição de Macabu, São Francisco, São João da Barra, Natividade, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã, etc.
    Que haja uma luz no fim do túnel!!!!!!!!!!!

    Segundo informações de pacientes, o CAOPE atende a várias instituições de Campos como: APAE, APOE, APAE, Projetos Municipais, Abrigo João Viana, Hospital Henrique Roxo, CRA, CTA, DST/AIDS, e também instituições de outras cidades.

    ResponderExcluir
  8. E os profissionais da área ficarão calados?
    E os orgãos de classe,serão omissos?

    ResponderExcluir
  9. Resposta do Promotor de Justiça: Dr Marcelo Lessa Bastos em 21/02/2011


    NÃO HÁ "DESMANDO ADMINISTRATIVO" NENHUM EM SE REORDENAR O ESPAÇO DE ATENDIMENTO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, MORMENTE QUANDO O PRÓPRIO NOTICIANTE INFORMA QUE O ESPAÇO HOJE OCUPADO DARÁ LUGAR A UM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO. NÃO CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DESCER AO DETALHE DE ESCOLHER ESTE OU AQUELE LOCAL PARA O FUNCIONAMENTO DE DETERMINADO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO, O QUE É DE RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ESTANDO JUNGIDO A SUA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE. A SUPOSTA INADEQUAÇÃO DO LOCAL NÃO PODE SER LEVANTADA COM BASE EM ACHISMO. APENAS UMA REPRESENTAÇÃO ORIUNDA DO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COM DESTAQUE TÉCNICO E MÉDICO SERIA CAPAZ DE ATRAIR A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DECOTADA QUALQUER QUESTÃO POLÍTICA NA RECLAMAÇÃO, POR NÃO SER ESTE O CASO, JÁ QUE A NOTICIANTE NÃO OSTENTA A QUALIDADE DE MÉDICA OU PROFISSIONAL DE SAÚDE, INDEFIRO A PRESENTE REPRESENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DE REAPRECIAR O TEMA, CASO PROVOCADO POR PROFISSIONAL DE SAÚDE OU ENTIDADE DE CLASSE REPRESENTATIVA, QUE DEMONSTRE E NÃO SIMPLESMENTE, ACHE, A INADEQUAÇÃO DO SERVIÇO. POR ORA, ENTÃO, IMPRIMA-SE, PROTOCOLIZE-SE E ARQUIVE-SE, NO PRÓPRIO ÓRGÃO. REMETA-SE CÓPIA AO SECRETÁRIO DE SAÚDE, E AO DIRETOR DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, APENAS PARA CIÊNCIA, DISPENSADA QUALQUER MANIFESTAÇÃO. MARCELO LESSA BASTOS - PROMOTOR DE JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  10. Comentários: Do Parecer do Ilmo Promotor de Justiça Dr Marcelo Lessa Bastos, depreendo que eu, como cidadã, em pleno gozo de meus direitos políticos, não tenho competência para arguir a legitimidade da transferência do CAOPE para PU de Guarus ou HGG porque não sou médica, e nem profissional da área de saúde. Porém, o mesmo não se recusa a reapreciar o tema caso seja provocado por profissional de saúde ou entidade de classe representativa.

    Que os Profissionais de saúde que atendem no CAOPE, ou entidade de classe representativa se pronunciem então.

    ResponderExcluir
  11. Desde qdo o povo decidiu alguma coisa?
    O povo foi MANIPULADO e ENGANADO.O atual deputado foi REJEITADO por isso ele colocou a rosa para concorrer .Esta inclusive brigou com determinado jornal que citou o sobrenome de ¨guerra ¨da famiGlia durante a campanha.
    A rosa traiu seus eleitores , todos comentam esabem disso.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião