sexta-feira, fevereiro 18, 2011

DAMÁSIO EXPLICA CONFUSÃO NA ESCOLHA DO SAMBA DA FARRA

Compositor João Damásio
Recebi do compositor João Damásio o e-mail que reproduzo a seguir e que explica, na sua versão, o que aconteceu na escolha do samba enredo da Escola de Samba Amigos da Farra.

A explicação de Joãozinho se basta, pois trata-se de uma de nossas maiores revelações criativas da MPB, tanto como compositor como cantor, no entanto, fiz uma pequena intervenção na diagramação do seu relato, apenas, para facilitar a leitura. Acompanhe:

http://www.fmanha.com.br/#1213836167
Fernando este é o Link da Folha da Manhã Caderno 2 que está a matéria sobre o assunto em questão.

Ratifico o que eu falei pra vc em Emil anterior : " Recebi da Escola de Samba Amigos da Farra um Histórico pra fazer um samba Enredo que fala sobre a MITOLOGIA GREGA   e que faz ao mesmo tempo uma homenagem ao cidadão José Carlos ( Ex-presidente do Bloco de Samba Bruc, ex-diretor da Escola de Samba Amigos da Farra e morador a décadas de comunidades onde estas duas instituições carnavalescas estão alojadas.

São críticas infundadas principalmente a minha pessoa quando dizem que o meu samba era ficha marcada pra vencer  ... fico muito triste com isso.Nunca precisei disso e nem concordo com isso,pois ganhei dezenas de Festivais de música de MPB e sambas enredos e tudo isso com o meu talento que foi dado por Deus  e  lapidado com o meu trabalho e a minha força de vontade.

Agora sobre a decisão que a Escola tomou em anular o concurso,  eu  cantor e Compositor João Damásio não tenho nada haver com isso até porque houve a primeira eliminatória  e o meu samba foi o mais pontuado e quando foi pra finalíssima, a comissão organizadora do concurso do samba identificou uma conduta suspeita de um jurado e resolveu fazer o concurso de novo conforme este assunto abordado na matéria da folha da manhã através deste LINK (http://www.fmanha.com.br/#1213836167 ).

Estou há mais de 15 anos sem participar de um concurso de samba enredo e quando eu volto a participar , a coisa  está mais polêmica  e  mais  catastrófica  do  que  eu  deixei.Em  relação aos outros colegas  que  não  quiseram  mais  concorrer, eu  respeito  foi  uma  decisão  pessoal  de  cada um, mas outros  sambas  quiseram  concorrer, pois  aceitaram  a  decisão  da Escola por não concordarem com o posicionamento isolado de um membro da comissão julgadora que se posicionou de uma maneira que a Escola e nem o público presente  gostou ... tanto que na semana seguinte quando se repetiu a escolha do Samba , o público grande estava presente prestigiando o concurso  com  total aprovação  e  aceitação do samba campeão que vai representar a Escola na avenida.

Fernando Leite,peço licença a você neste momento da condição de Jornalista pra falar de você como poeta e compositor , já que em 1982 nós concorremos nos blocos de samba de "Os Psicodélicos " falando do Circo  e  tiramos TERCEIRO LUGAR  e no ano seguinte nós compusemos um outro samba para o mesmo Bloco falando do enredo ( Do Poema do Baco a Luz do Mal ) e nós desta vez tiramos o PRIMEIRO LUGAR  , isso  no  ano  de 1983 e  cá pra nós Fernando , você foi o meu parceiro nas duas composições , vc tá lembrado do nosso samba ter alguma " FICHA CARIMBADA " para que nós pudéssemos termos sido premiados?Gostaria aqui que você desse o seu depoimento referente a esses dois concursos que nós participamos no Bloco de Samba " Os Psicodélicos "

Segue a baixo a letra do samba campeão do Concurso do Samba da Amigo da Farra referente ao Enredo pretendido a ser desenvolvido na avenida.A propósito, se essa moda pega ,  daqui a pouco vão falar que o cantor  ROBERTO CARLOS  enredo da Beija Flor este ano tem pretensões políticas pra ser candidato a prefeito da Cidade do Rio de Janeiro ou da cidade de Nilópolis onde fica a beija flor ... mas se o Roberto Carlos resolver ser candidato,eu acho que este assunto é uma decisão dele e não minha  e tão menos de ninguém até porque o futuro só a Deus pertence.

Letra do Samba   

G.R.E.S AMIGOS DA FARRA - CARNAVAL - 2011ENREDO –“ APOLO,ORFEU E PANDORA ABREM A CAIXA DA FARRA PARA HOMENAGEAR JOSÉ CARLOS MONTEIRO,O CIDADÃO DA ESPERANÇA”
COMPOSITOR : JOÃO DAMÁSIO.
Vasco da Gama é a sua paixão
O Bruc é orgulho é Capão,é tradição                                - REFRÃO
José Carlos,você é nossa homenagem
Que a Farra traz dentro do coração.

Os deuses,Gregos da mitologia
Forte de amor de grande sabedoria
Destinam povos com poder e liderança
E aqui na Farra surge, José Carlos Monteiro ... laiá laiá                         - BIS
Líder da Comunidade,o nosso cidadão da esperança.

A vida sempre foi uma caixa de surpresa do bem ou do mal
Pandora mulher detentora de grande beleza
Também se faz presente neste Carnaval
O artista mergulha na mitologia
E traz Apolo e Orfeu pra fantasia
Nesta homenagem ! José Carlos é poesia .

Zé Carlos seu passado é de glória
Da alegria de uma história
Que a mão do tempo escreveu
Meu universo é feito de esperança
Todo mundo é uma criança
E a tristeza se perdeu
E hoje eu desprezo o sofrimento
Vou botar meu sentimento
Na avenida com amor
Na alma com muita emoção
Vou vestir a fantasia e esquecer a minha dor 

Um comentário:

  1. Respeito João Damásio mas ele não pode dizer que foi mais pontuado na eliminatória, pois não foi divulgado o resultado da mesma e quanto a final do concurso todos sabem que os organizadores do concurso da farra não poderia anular dizendo que o samba que venceu era uma "zebra" e porque um dos Jurados favoreceu, isso prova a falta de competência por parte da organização realizando duas finalíssima e a onde existia oito sambas concorrente, só se apresentaram 50% ou seja, quatro grandes compositores não participaram desta e quanto ao samba a música deve ser boa porque João sem dúvida e um ótimo compositor e interprete mas a letra tem erros de concordância verbal e deveria corrigir caso contrário a farra de Roberto Ribeiro e ATAÍDE DIAS vai deixar a desejar diante de outra Comissão Julgadora e aí não vai ter jeito e não vai haver outra final, afinal só em 2012.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião