terça-feira, agosto 01, 2017

SAÚDE MUNICIPAL: FALTAM INSULINA E LEITE ESPECIAL

Terceira Via


Mães denunciam falta de leite especial e insulina na Secretaria Municipal de Saúde

Funcionários da Farmácia Municipal estariam informando que "não há previsão" para retorno da distribuição

CAMPOS 
POR REDAÇÃO
 
1 DE AGOSTO DE 2017 - 12h09
leite-especial-silvana-rust-13
(Foto: Silvana Rust)
A via-crucis das mães com filhos diagnosticados com Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV) em Campos parece não ter fim. Mais uma vez os leites especiais estão em falta na Secretaria Municipal de Saúde e, agora, até insulina teria deixado de ser distribuída aos portadores de diabetes tipo 1. Segundo as mães, os funcionários da Farmácia Municipal de Saúde já estariam “envergonhados” por terem de afirmar diariamente que não há previsão para o retorno da distribuição.
Segundo Greiciane Moares, mãe de duas meninas com APLV — uma com seis anos e outra com dois — já faz duas semanas que ela não recebe os leites especiais recomendados às filhas: o Neoforte e o Neocate Advance. Cada lata dessas fórmulas alimentares custam, em média, R$ 190, e as duas crianças precisam de, ao menos, seis dessas por mês. “Eu não tenho condições de arcar com esse custo, então minhas meninas dependem do fornecimento da prefeitura. Há 15 dias eu tenho contato com a ajuda de doadores, mas tenho consciência de que esse é um direito que deveria ser oferecido pelo poder público municipal”, disse a mãe.
leite-especial-silvana-rust-5
(Foto: Silvana Rust)
Outra mãe, que preferiu não se identificar, também está aflita: o filho dela, de 15 anos, é diabético tipo 1 e precisa tomar insulina diariamente, mas também não está recebendo o medicamento da Secretaria de Saúde. “Fui à Farmácia Municipal nesta terça-feira (1º) e fui informada de que não há previsão para a chegada de insulina em Campos, mas, se meu filho ficar sem esse medicamento, todo o tratamento será afetado e as consequências podem ser graves. Eu estou desesperada”, declarou.
Por meio de nota, o setor de Nutrição da secretaria de Saúde informou que “as pessoas atendidas pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD) podem encontrar o Ensure na Farmácia da secretaria de Saúde, localizada à Rua Voluntários da Pátria, 875”. O setor ressalta ainda que “os fornecedores dos leites Neocate Advance e Neoforte informaram que estes seriam entregues ainda esta semana”.
O departamento de Farmácia explicou também que “a insulina Regular e NPH estão disponíveis através das Unidades Básicas de Saúde do município e pontuou também que um novo processo de licitação está em andamento para a aquisição da Insulina Glargina, conhecida também como Lantus”.
Recadastratamento
Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou que todos os beneficiários do Programa de Alergia Alimentar fizessem um recadastramento a fim de atualizar o levantamento e “estabelecer inovações no que diz respeito às especificações das fórmulas para melhor atender às diretrizes do programa”.
No mês seguinte, em maio, as mães voltaram a reclamar da falta do leite especial e, na ocasião, a resposta foi a mesma: não há previsão para o retorno. No entanto, em junho, a Prefeitura de Campos passou a fornecer novamente a fórmula alimentar às crianças alérgicas.

Um comentário:

  1. Caro Fernando. Vc pode querer ajudar a comunidade, mas está caindo numa cilada. Cheque com mais profundidade...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião