quarta-feira, agosto 23, 2017

CAVALGADA DE 700 CAVALEIROS DA BAIXADA DIA 27

(Carla Flavia)


Amigos e familiares reunidos na 15ª edição da Cavalgada dos 700 Cavaleiros no próximo domingo (27)





Evento reúne participantes de vários municípios do interior do Estado numa imensa confraternização em torno do cavalo e o mundo sertanejo

       Iniciada a contagem regressiva para um dos maiores eventos rurais do interior do Estado do Rio de Janeiro: a tradicional Cavalgada dos 700 Cavaleiros, que há 15 anos reúne famílias e amigos na Baixada Campista, no município de Campos dos Goytacazes - Norte Fluminense -, em uma espécie de confraternização, tendo como principal agregador o cavalo e a paixão pelo meio equestre.

       No próximo domingo (27), a rodovia estadual RJ-216 novamente será palco do percurso de cavaleiros e amazonas na 15ª edição da cavalgada. A concentração será no distrito de Santo Amaro, na pista de laço, à margem da estrada, quando verdadeiros comboios com caminhões boiadeiros e reboques aportam para, então, ajeitar as “traias”, tomar um reforçado café da manhã especialmente preparado pela organização do evento.

       Comitivas de várias partes do Estado do Rio de Janeiro já confirmaram presença no evento. De São Pedro da Aldeia, um grupo com pelo menos 30 participantes entre cavaleiros e amazonas alugaram uma casa para ficar, para evitar voltar no domingo mesmo para a Região dos Lagos. De Carapebus, uma outra comitiva prepara excursão com destino ao Espaço Rural. A cada ano, o evento se torna mais abrangente e maior.

       No café, um bom bate-papo com os amigos, o reencontro com muitos e novas amizades vão sendo criadas em torno do mundo sertanejo e o amor pelo cavalo. Logo após, tudo pronto, é hora de montar nos animais e, começar o trajeto, com saída prevista para às 9h. O destino? Espaço Rural, na localidade de Mineiros. São cerca de quinze quilômetros, num percurso de aproximadamente duas horas de duração pela Campos-Farol, com toda a assistência da Guarda Civil Municipal, que acompanha a cavalgada da saída à chegada do evento.

            Por ser um evento tradicional, a Cavalgada dos 700 Cavaleiros há 15 anos tornou-se intermunicipal, ultrapassando os limites do extenso município de Campos e mobilizando não apenas a Baixada Campista, como vem atraindo, ao longo dos anos, cavaleiros e amazonas de cidades vizinhas, como São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Cardoso Moreira, reunindo desde criança até pessoas idosas, entre homens e mulheres, numa verdadeira festa popular.

       Organizador do tradicional evento, Paulo Marques - que junto a uma equipe dinâmica e prestativa, evidentemente destacando o empenho de sua esposa, a filha e genro -, revela que a preparação para a participação na cavalgada começa dias antes, no entanto, a organização já conclui uma festa traçando a próxima.

       “Enquanto cavaleiros e amazonas cuidam dos animais, com casqueamento e ferrageamento para garantir um trajeto seguro, sem problemas e tranquilo, nós observamos o evento como um todo já visualizando o que pode ser melhorado para que possamos receber ainda melhor os participantes. Graças a Deus, a cada ano, contamos com novos cavaleiros e esta imensa família movida em torno do mundo do cavalo, nestes 15 anos, não para de crescer”, declara Paulo, sem esconder a emoção e adrenalina que lhe movem em cada edição do evento.

       Bom, concluído o percurso após os cerca de 15 quilômetros, a chegada é uma festa, com fogos anunciando que os participantes estão entrando no Espaço Rural, em Mineiros, onde uma multidão já aguarda para o início da animação, quando as 15 bandas de forró e sertanejo, além de uma churrascada aguarda os cavaleiros e amazonas, afinal de contas serão shows simultâneos em dois palcos dentro da estrutura que acomoda pista e camarote vip, além de grupos de dança, que prometem agitar a galera.

       “É fundamental essa interação entre amigos que compartilham o gosto pela vida no campo e a cavalgada, já em seu décimo quinto ano consecutivo, visamos única e exclusivamente essa confraternização entre os companheiros. É um evento familiar, que reúne desde os mais jovens aos mais idosos. Vale a pena participar”, diz Paulo, entusiasmado.

       Para garantir a tranquilidade dos participantes, a organização contratou duas Unidades Móveis de Saúde (ambulâncias particulares) prontas a atender qualquer eventualidade, em Santo Amaro e na localidade de Mineiros. A Guarda Municipal auxilia no fluxo dos veículos em trechos mais movimentados da estrada, bem como o evento conta com o apoio da Polícia Militar.

       Interessados em fazer parte de um dos maiores eventos rurais da Baixada Campista, podem obter mais informações sobre o trajeto e inscrições com Paulo Marques pelos telefones (22) 9916-3678 e (22) 99937-4718.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião