segunda-feira, julho 17, 2017

CRIVELLA LIDERA PESQUISA PARA O GOVERNO DO ESTADO




Segundo pesquisa, prefeito do Rio lidera as intenções de voto com 27,8%


Prefeito do Rio, Marcelo Crivella é um dos preferidos para assumir governo do estadoAgência Brasil

Rio - A pouco mais de um ano do início da campanha eleitoral e com o quadro eleitoral ainda bem longe de uma definição, levantamento do instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo DIA, indica que, caso a eleição fosse hoje, o candidato preferido do eleitor fluminense na eleição para governador seria Marcelo Crivella (PRB).
O prefeito do Rio de Janeiro lidera a pesquisa estimulada, com 27,8% dos eleitores entrevistados. Na segunda posição, vem o senador Romário, recém-filiado ao partido Podemos, com 14% das preferências. O ex-prefeito Eduadro Paes (PMDB) vem em terceiro, alcançando 9%. 
A pesquisa também experimentou um cenário no qual o prefeito Crivella, cujo mandato à frente do governo municipal vai até 31 de dezembro de 2020, não participe das eleições para governador a cenário que hoje se apresenta como mais provável. 

Romário é um dos preferidos para assumir governo do estadoAgência Brasil

Nesse cenário, quem assume a liderança na preferência dos eleitores é o senador Romário, com 15,5%. Nessa segunda simulação, foi incluído ainda o nome do deputado estadual Marcelo Freixo (PSol), que alcançou 10,5%, ficando na segunda posição. 
Também incluído apenas nesse segundo cenário, o ex-governador Anthony Garotinho, atualmente filiado ao PR, é citado por 9,5% dos pesquisados, em empate técnico com Eduardo Paes (9,1%).
Bernardinho e Índio
Em ambos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ex-treinador da Seleção Brasileira de Vôlei Bernardinho aparece em posição intermediária, com 7% da preferência do eleitorado.
O treinador ainda avalia a possibilidade de se candidatar, após ter trocado o PSDB pelo Novo, partido de tendência liberal que se identifica como “um movimento”. 

Eduardo Paes alcançou 9% na pesquisaAgência Brasil

O secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação Indio da Costa (PSD) alcança índices em torno de 6% nos dois cenários experimentados pelo Paraná Pesquisas. O secretário espera contar com o apoio do prefeito do Rio para a sua pretensão de se candidatar à sucessão de Luiz Fernando Pezão.

Bernardinho aparece com 7%Agência Brasil

No recorte por gênero, Marcelo Crivella se sai melhor com o eleitorado feminino, alcançando 30% da preferência dessa fatia do eleitorado, contra 25% entre os homens. Ainda assim, fica na frente de Romário. O ‘Baixinho’ tem 16% de intenção de voto dos eleitores do sexo masculino e apenas 12% entre as mulheres.
Na divisão por faixa etária, a preferência por Crivella se mantém uniforme. Já Romário tem nos entrevistados situados na faixa entre 16 e 44 anos o seu público mais forte. Na faixa de 45 anos em diante, os índices de intenção de voto no senador caem. 
Segurança no topo das preocupações
Nada é mais grave para o eleitor do Rio do que a questão da Segurança Pública no estado. Como costuma acontecer em levantamentos do tipo, esse foi o tema mais citado pelos entrevistados do Instituto Paraná Pesquisas (37,7%). A Saúde vem a seguir, com 21,2% das citações. 

Possíveis cenários para o governo do estadoArte O Dia

Dois temas ligados à crise pela qual passa o Rio de Janeiro foram apontados como ‘o maior problema do Estado’ por uma parcela expressiva dos eleitores. Um deles foi a corrupção, citada por 14,9% dos pesquisados, enquanto a ‘crise financeira do estado’ foi apontada por 7,8% dos entrevistados, ficando acima de um ítem que aparece normalmente na ponta de levantamentos do gênero: o desemprego. 
Nessa questão, a pesquisa foi espontânea, quando o entrevistado indica a reposta, sem opções pré-indicadas.
64% acham gestão Pezão péssima

O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas também avaliou a administração do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) — que, a partir de hoje, estará afastado uma semana do cargo para tratamento médico. 

Veja o que os eleitores pensam do governo de PezãoArte O Dia

A maioria absoluta da população fluminense considera a administração atual péssima (64.1%). Na outra ponta, apenas 0,3% dos eleitores avalia a gestão como ótima. Para 3,5%, o governo é bom, para 12,5%, regular e para 18,1%, ruim. 
O instituto também fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “de uma maneira geral, o sr.(a) diria que aprova ou desaprova a adminiastração do governador do Estado do Rio de Janeiro, Pezão, até o momento?”. 
Oitenta e oito e meio por cento responderam que desprovam, enquanto 8,5%afirmaram aprovar e 3% disseram que não sabem ou preferiram não dar nenhuma opinião. 

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 43 municípios do Estado do Rio. O levantamento foi feito por meio de entrevistas pessoais do dia 6 ao dia 10 de julho. A amostra tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião