quarta-feira, julho 26, 2017

A INFÂNCIA E A JUVENTUDE: os anos de ouro



A infância e juventude é com certeza uma das áreas que merece atenção especial em qualquer governo, principalmente onde vertentes como: educação, social, infraestrutura, habitação e trabalho se conjugam na direção da socioeducação para que a caminhada dessa infância e juventude seja saudável.

  Na década de 90, por aqui, se experimentou anos dourados nas ações voltadas para a infância e juventude, que se traduziram em vontade política, equipes com notório saber, Poder Judiciário, Ministério Público e Executivo, atuavam articulados desenvolvendo políticas públicas extremamente eficientes e com resultados positivos, execução de projetos direcionados à clientela em pauta, a porte de recursos originários de convênios específicos, dessa forma, foi criada uma rede de proteção social que possibilitou às crianças e adolescentes, elementos para que os muitos inciassem num caminho para que suas vidas fossem estabilizadas.

  A infância e juventude em Campos dos Goytacazes se caracterizou pela atuação de três pessoas fundamentais nessa área, sendo assim, podemos delimitar o atendimento e a execução dos trabalhos antes e depois do Dr. Pedro Henrique Alves, juiz de direito da infância e juventude e o Dr. José Luiz Batista Pimentel, promotor de justiça da infância e juventude, com atuações eficazes, humanitárias, imediatas, com ações que estavam a frente daqueles tempos, aplicando a lei em benefício não só das crianças e dos adolescentes, mas também em benefício de suas famílias, fundamental no processo socioeducativo.

  A conjugação de forças e bem articuladas entre executivo, judiciário e ministério público, com ações sólidas especializadas, foram fundamentais para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos nessa área, principalmente com apoio do jornalista, professor e ex deputado estadual Fernando Leite Fernandes, que se tornou também um dos pilares para que todo trabalho desenvolvido na área da infância alcançasse os objetivos pretendidos, assim, com imensa contribuição e articulação do jornalista Fernando Leite, que foi vital na construção do centro de socioeducação para adolescentes em conflito com lei, viabilizando a doação pelo município para a referida construção que um dos pontos principais era manter no município, junto de suas famílias àqueles adolescentes que precisariam cumprir medida de internação, com toda a infraestrutura para que garantisse aos referidos adolescentes os direitos e garantias fundamentais. Depois de alguns anos, essas ações acabaram sendo esvaziadas, uma vez que o Dr. Pedro Henrique Alves, foi para o Rio de Janeiro ajudar na infância e juventude na capital, o jornalista Fernando Leite cumpriu o seu período como secretário de governo da época e o Dr. José Luíz Batista Pimentel continuou em Campos ajudando a infância e juventude da Comarca, e todo aquele trabalho sólido, eficiente e produtivo acabou se perdendo no tempo.


Jaimar Carvalho (Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião