quinta-feira, junho 29, 2017

ALERJ APROVA TETO PARA GASTOS NO ESTADO DO RIO



O plenário da Assembleia Legislativa do Rio aprovou na tarde desta quinta-feira (29) o projeto de lei que define um teto para limitar os gastos públicos do Estado. O projeto do teto de gastos recebeu 49 votos a favor e 10 contrários. Dois deputados se abstiveram. O teto deve ser cumprido pelo Executivo, Alerj, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defesoria Pública.

O projeto é válido por três anos, prorrogáveis por mais três. De acordo com o texto aprovado, a despesa dos poderes não poderá ultrapassar o teto de 2015, reajustado em 15,27%, elevando o total de gastos a R$ 65 bi em 2018. A partir de 2019, o teto será corrigido pela variação da Receita Corrente Líquida ou pelo menor índice de inflação - sempre o que for menor. Se a RCL for negativa, repete o teto do ano anterior.

O texto aprovado é considerado essencial pelo governo federal para a inclusão do Rio de Janeiro no Regime de Recuperação Fiscal. De acordo com o documento, a medida é necessária para a "adequação à realidade das diversas unidades orçamentárias do estado. A minuta foi encaminhada pelo governador Luiz Fernando na última terça-feira (27).


Os deputados seguem reunidos discutindo os destaques. Segundo o deputado Rafael Picciani, líder do PMDB, a tendência é rejeitar todos os destaques ao texto base. Leia no G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião