terça-feira, maio 02, 2017

SUPLENTES DE VEREADORES PODEM ASSUMIR HOJE, 2

Folha da Manhã

Câmara Municipal de Campos
Câmara Municipal de Campos / Rodrigo Silveira
A Câmara de Campos continua com quatro cadeiras vazias, devido às mudanças impostas com afastamentos de vereadores condenados em primeira instância pelo envolvimento no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Thiago Godoy (PR), Roberta Moura (PR) — dois que também são réus na Chequinho —, Josiane Morumbi (PRP) e Beto Cabeludo (PTC) são os suplentes na fila para as vagas abertas com os afastamentos de Thiago Ferrugem (PR), Jorge Magal (PR), Vinicius Madureira (PRP) e Roberto Pinto (PTC). Em atendimento à solicitação da Câmara, todos os vereadores já entregaram, até a última sexta-feira, a documentação necessária para serem empossado. Agora, aguardam a convocação. Segundo o presidente do Legislativo campista, Marcão Gomes (Rede), os tramites para chamada dos suplentes seguem nesta terça-feira:
— Todos já deixaram a documentação na Câmara. Na terça (hoje), retornando do feriado, a gente vai encaminhar para a Procuradoria e será feita uma análise dessa documentação. Terminada a análise, se estiver tudo ok, a posse será marcada para os próximos dias.
A posse dos quatro suplentes vai ocorrer porque, por meio de decisão cautelar, em mais uma Ação Penal relativa à operação Chequinho, o juiz da 100ª Zona Eleitoral, Ralph Manhães, determinou o afastamento de Ferrugem, Magal, Madureira e Roberto Pinto. A decisão também determinou a prisão domiciliar de Ferrugem e o afastamento de Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), que até então exercia o mandato. Contudo, Cecília perdeu o mandato com o calculo do novo quociente eleitoral, devido à validação dos votos de Marcos Bacellar (PDT), por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bacellar foi empossado no dia 20 de abril.
Para afastar os quatro vereadores, Ralph Manhães seguiu o mesmo entendimento da decisão que impediu a diplomação, em dezembro, dos denunciados pelo mesmo esquema: Kellinho (PR), Linda Mara da Silva (PTC), Ozéias Azeredo Martins (PSDB), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC) e Jorge Rangel (PTB). Vale lembrar que, na semana passada, nova decisão cautelar determinou a prisão domiciliar de Linda Mara.
Com as decisões da Justiça até o momento, os onze eleitos acusados, e condenados em primeira instância, por uso fraudulento do Cheque Cidadão estão fora da Câmara. Dois dos suplentes que já integram o Legislativo, Geraldinho de Santa Cruz (PSDB) e Carlinhos do Canaã (PTC), também foram condenados em primeira instância, mas não houve, até o momento, pedido para afastamento deles.
Dos quatro novos suplentes, dois também são investigados na Chequinho: Thiago Godoy e Roberta Moura, ambos do PR. Ela foi julgada na última sexta e não quis comentar sobre o caso. Ele tem audiência marcada para sexta e diz não acreditar “que essa investigação seja julgada procedente”.
Thiago Godoy (PR)
Ex-subsecretário de Governo e considerado braço direito do ex-governador Anthony Garotinho (PR), Godoy obteve 1.539 votos. Ficou na 3ª suplência da coligação PR/PSD/PTB. Assume uma cadeira após os afastamentos de Jorge Rangel, Kellinho, Magal e Ferrugem. É réu na Chequinho e será julgado na sexta.
Roberta Moura (PR)
Obteve 1.182 votos e ficou na 4ª suplência da coligação PR/PSD/PTB. Assume uma cadeira após os afastamentos de Jorge Rangel, Kellinho, Magal e Ferrugem. Ela também é investigada na Chequinho. Na última sexta, foi julgada. Contudo, não quis comentar sobre o caso.
Josiane Morumbi (PRP)
Candidata pelo Partido Republicano Progressista (PRP), Josiane obteve 1.833 votos e ficou na 1ª suplência do PRP. Assume uma cadeira após os afastamento do mais votado e presidente local do partido, Vinicius Madureira. Não é citada no “escandaloso esquema”.
Beto Cabeludo (PTC)
Candidato pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), obteve 1.676 votos e ficou na 3ª suplência da legenda. Assume uma cadeira após os afastamento dos eleitos pelo partido, Linda Mara, Roberto Pinto e Thiago Virgílio, todos já condenados na Chequinho. Ele não é citado no “escandaloso esquema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião