terça-feira, março 21, 2017

TRIBUNA LIVRE DESTA TERÇA, ALERTA PARA RISCO DE EPIDEMIA DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

A convite do vereador Abu nessa terça feira dia 21.03 à partir das 17.00 h na Câmara Municipal de Campos a ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIM irá usar a TRIBUNA LIVRE para alertar nossos vereadores e a comunidade presente do RISCO da epidemia de Insuficiência Renal Crônica que abala o nosso país.
Hoje o Brasil conta com mais de 120.000 pessoas fazendo hemodiálise 3 vezes por semana por 4 horas, porque seus RINS deixaram de funcionar(filtrar).
E a hipertensão, diabetes, obesidade são as doenças que mais vem atacando e levando as pessoas para a IRC.
Veja abaixo ALGUMAS DICAS para você cuidar de seus RINS:
- Beba bastante água. Toda forma de hidratação é bacana, mas nenhuma substitui a água. Pessoas saudáveis devem beber pelo menos 2L de água livre por dia!
- Pratique uma atividade física. Não pode ser a atividade da moda e sim aquela que te MOTIVA. Atividades que nos motivam deixam de ser obrigação e passam a ser parte do prazer diário. Sendo assim, faltamos menos e praticamos com mais afinco.
- Cuide de sua alimentação. Isso não significa também fazer dietas da moda e das celebridades. Alimentação saudável é aquela que te faz bem em termos de saúde, corpo e mente.
- Então, não adianta fazer milhares de restrições alimentares se o ato de comer fica monótono ou pouco prazeroso. Procure um nutricionista, que é o profissional capacitado para te ajudar a tornar sua rotina alimentar adequada e promover qualidade de vida.
- Vá ao médico regularmente. Um check up básico deve ser feito anualmente e pode ser feito por um clínico geral. Se você já tem alguma doença diagnosticada, solicite que o médico que te acompanha avalie também sua função renal através de exames.
- O diagnóstico precoce é diferencial quando o assunto é doença renal.
Cuide de sua mente! Já dizia o ditado “mente sã, corpo são”. É extremamente importante estarmos bem de maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião