quarta-feira, agosto 03, 2016

EXÉRCITO OCUPA RUAS DO RIO GRANDE DO NORTE PARA CONTER O TERROR IMPOSTO PELO CRIME ORGANIZADO

G1:

03/08/2016 08h59 - Atualizado em 03/08/2016 10h12

Tropa do Exército chega ao RN para integrar combate a ataques

Homens vindos de PB e PE chegaram na manhã desta quarta (3).
Estado vem sendo alvo de ataques criminosos desde a sexta-feira (29).

Fred CarvalhoDo G1 RN
Tropa do Exército chegou a Natal na manhã desta quarta (3) (Foto: Marsuel Figueredo/Inter TV Cabugi)Tropa do Exército chegou a Natal na manhã desta quarta (3) (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)
Homens do Exército chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (3). Eles vão se integrar às forças de segurança pública estaduais no combate aos ataques criminosos que vêm ocorrendo na capital e em cidades do interior desde a sexta-feira (29). Ao todo, cerca de mil homens chegaram nesta quarta vindos de Paraíba e Pernambuco.
No domingo (31), o presidente em exercício, Michel Temer, autorizou o emprego de 1,2 mil militares no combate aos ataques criminosos. Temer atendeu a uma solicitação do governador Robinson Faria (PSD).
Na tarde desta terça (2), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, assinou a diretriz que detalha como os mil homens do Exército Brasileiro e outros 200 da Marinha do Brasil vão atuar no RN. Segundo o Exército, nesta quinta (4), o ministro virá a Natal para detalhar como será a atuação dos militares.
O que já se sabe é que esses homens irão patrulhar ruas, principalmente os corredores de ônibus e os locais de acesso a pontos turísticos.
Os homens que chegaram nesta quarta vêm de batalhões sediados em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba; Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns, em Pernambuco; e também de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte.
Ataques
Desde sexta-feira (29), já foram registrados 90 ataques em 31 cidades do Rio Grande do Norte. De acordo com coronel Dancleiton Pereira, comandante geral da Polícia Militar, já são 85 presos suspeitos de envolvimento nas ações criminosas.
A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados.
Ônibus
Os ônibus urbanos de Natal começaram a sair das garagens às 5h desta quarta. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), apenas 70% da frota está nas ruas.
Entretanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn), havia garantido que 100% da frota funcionaria.
Em Mossoró, um ônibus foi destruído pelas chamas no bairro Santa Delmira (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha)Em Mossoró, um ônibus foi destruído pelas chamas no bairro Santa Delmira (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha)
Transferências
Nesta segunda-feira (1º), cinco detentos apontados pelo governo do estado como chefes da facção criminosa que reivindica os ataques foram transferidos para a penitenciária federal de Mossoró.
Carros do DER foram alvo de ataque em Felipe Camarão, bairro de Natal (Foto: Carlos Lima/G1)Carros do DER foram alvo de ataque em Felipe Camarão, bairro de Natal (Foto: Carlos Lima/G1)
De acordo com o governador Robinson Faria, os presos transferidos foram identificados pelo setor de inteligência da polícia potiguar após terem celulares monitorados. Ainda de acordo com o governador, outros vinte detentos serão transferidos para presídios federais em breve.
Nesta terça, a polícia anunciou a prisão de Daniel Silva de Carvalho, apontado como o "número 2" da facção que reivindica os ataques. Além dele, foi presa Islania de Abreu Lima, que também seria uma das chefes da quadrilha.
Edson Cardoso Bezerra (Gato), Anderson Mendonça da Silva (Sancinho), Cosme Wendel Rodrigues Gomes (Cego), Alex Barros de Medeiros e Marcos Paulo Ferreira (Cabeça do Acre) foram transferidos de parnamirim para Mossoró (Foto: G1/RN)Detentos identificados como chefes de facção que realizou ataques foram transferidos para presídio federal em Mossoró (Foto: G1/RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião