terça-feira, julho 19, 2016

PRÉ-CANDIDATOS PODEM SE CADASTRA NO VOTO LEGAL

Candidatos já podem se cadastrar no Voto Legal 

Página desenvolvida pelo MCCE aproximará doador de campanha do candidato. 

Os pré-candidatos às eleições deste ano já podem se cadastrar no portal Voto Legal (votolegal.org.br), desenvolvido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). No site os eleitores interessados poderão fazer doação para os candidatos que estiverem inscritos. Lá também poderão acompanhar a movimentação financeira dos concorrentes.

O MCCE é uma rede social que reúne mais e 60 entidades com objetivo de enfrentar a corrupção eleitoral. Duas leis de iniciativa popular hoje em vigor, a Lei da Ficha Limpa e a da Compra de Voto, foram sugeridas pelo Movimento. Hoje a entidade fiscaliza as campanhas e busca as assinaturas necessárias para apresentar ao Congresso uma proposta de reforma política. O representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e diretor do movimento, Miguel Ângelo, destaca a importância da participação da sociedade para a democracia. “No Brasil não há uma cultura de participação efetiva na política. A maioria das pessoas ainda está muito concentrada no ato de votar. Mas sem a fiscalização do processo eleitoral e dos mandatos cria-se uma distância perigosa entre eleitor e eleito".
As Eleições 2016 serão as primeiras, desde a década de 90, em que estará vedada a doação de empresas. Essas doações corresponderam a mais de 70% dos recursos utilizados nas eleições de 2014. Com essa proibição há uma preocupação de que aumente o uso de recursos não declarados na campanha, o caixa 2. “Os comitês do MCCE espalhados pelo Brasil estão atentos às regras das eleições e à fiscalização o processo. O CFC, que integra o movimento, publicou um livro com o passo a passo das campanhas e tem feito treinamentos em todo o Brasil, abertos à comunidade, para que as pessoas saibam o que pode e o que não pode ser feito e, assim, possam participar mais efetivamente do processo eleitoral”, afirma Ângelo.

O MCCE funciona em comitês chamados de 9820, número da Lei da Compra de Voto. Já existem mais de 300 comitês em todo o País. Além de colher assinaturas para a proposta de lei de reforma política, esses comitês recebem denúncias de compra de voto, analisam, reúnem provas, encaminham ao Ministério Público para investigação da denúncia e depois acompanham os processos nos tribunais competentes. “As pessoas, especialmente em eleições municipais, têm medo de fazer as denúncias por medo de represálias. Então, sugerimos que as façam pelos comitês 9820, para evitar embates”, afirma do diretor do MCCE, Luciano Santos.

Para as eleições deste ano, o MCCE está preparando uma campanha de combate ao uso de caixa 2 e de compra de votos, além de dar publicidade aos candidatos de ficha limpa, que  são os não condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação. “As eleições são um momento muito importante da democracia, é preciso que mudemos a cultura que resume a participação democrática ao voto. O eleitor precisa se envolver em todo processo”, afirma Santos.
O MCCE desenvolveu o Voto Legal, uma plataforma de participação do processo eleitoral, desenvolvida em software livre. O objetivo é aproximar o eleitor do candidato, incentivando a doação de pessoa física a candidaturas transparentes e de ficha limpa. O candidato se inscreverá, o movimento confirmará se ele é de fato ficha limpa, publicará as finanças da campanha a cada 72 horas e permitirá que o eleitor faça doação ao candidato de sua preferência. “A legislação eleitoral determina que os candidatos publiquem suas finanças a cada 72 horas no sistema do TSE. O Voto Legal reproduzirá essa informação e uma série de outras, com objetivo de apresentar ao eleitor uma campanha transparente, além de incentivá-lo a doar”, explica Santos. “A plataforma não é um crowdfundings, vetado pela Justiça. Será cobrado um valor do candidato, porque não pode haver doação de empresa, mas quem vai fazer a doação é o eleitor. É de CPF para CNPJ, sem que a plataforma receba nenhum recurso.” Segundo o conselheiro do CFC é preciso atenção na hora de realizar a prestação de contas desses recursos, que devem ser registrados no CPF de cada um dos doadores.

Os impactos do fim da doação de empresas nas campanhas eleitorais e os mecanismos de enfrentamento à corrupção eleitoral serão discutidos no 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade Eleitoral, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Ceará. O workshop Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral será realizado no dia 14, às 16 h, nas salas 4 e 5, do pavilhão oeste. Inscrições e a programação completa podem ser conferidas em cbc.cfc.org.br.  

Sobre o CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

RP1 Comunicação Brasília
Juliana Barbosa – julianabarbosa@rp1.com.br– (61) 9268-5279
Suendi Peres – suendiperes@rp1.com.br – (61) 9114-7960
Regina Trindade – reginatrindade@rp1.com.br – (61) 9115-5980
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião