quarta-feira, julho 13, 2016

NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA SERÁ CONHECIDO NA MADRUGADA DESTA QUINTA, 14

G1:


Saiba como será a eleição do novo presidente da Câmara

Sessão teve início por volta das 17h30 desta quarta-feira. 
Votação é secreta. Previsão é que resultado seja conhecido na madrugada.

Do G1, em Brasília
Câmara dos Deputados marcou para esta quarta-feira (13) uma sessão para eleger seu novo presidente. Veja como será:
Quem pode se inscrever?
Qualquer um dos 513 deputados, mesmo sem apoio de seu partido. As inscrições acabaram às 12h desta quarta com 17 deputados oficialmente registrados(veja ao final desta reportagem a lista completa dos candidatos). Houve três desistências – Beto Mansur (PRB-SP)Maria do Rosario (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP).
Quem ganha?
Em 1º turno
, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos (ou seja, se 480 deputados votarem, bastam 241 votos para vencer). Se ninguém obtiver maioria absoluta no primeiro turno, osdois candidatos mais votados vão para o segundo turno, e, nessa hipótese, vencerá quem tiver mais votos.
Como é a votação?
É secreta, em cabines montadas nas laterais do plenário, fechadas com cortinas. Os votos são registrados em urnas eletrônicas.
Cronograma de votação:
– Às 17h30, a sessão foi aberta e, somente após mais de uma hora, o plenário alcançou o quórum de votação, de 257 deputados presentes, quando foi aberta a ordem do dia.
– Após a abertura da ordem do dia, cada um dos candidatos poderá discursar por 10 minutos.
– Depois dos discursos dos candidatos, será iniciada a votação. Há somente 14 urnas, e a expectativa da Secretaria-Geral da Câmara é que o processo dure 1h30.
– Depois da votação, será anunciado o resultado. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, ou seja, se 300 deputados votarem, o candidato precisará de 151 votos para se eleger sem ir ao 2º turno.
– Em caso de 2º turno, as urnas serão preparadas para a nova votação e os dois candidatos mais votados terão outros 10 minutos para discursar. Esse intervalo deve durar pelo menos uma hora.
– Após a preparação das urnas, será iniciado processo de votação em 2º turno, que deve levar mais 1h30.
– Com o término da votação, será anunciado o vencedor. A posse é imediata, com o candidato assumindo a cadeira de presidente. Ele possivelmente discursará e receberá discursos de felicitação em plenário.
Candidatos
Saiba quem são os deputados que se candidataram à presidência da Câmara:
Deputado federal Carlos Gaguim (PTN-TO) durante discurso no plenário da Câmara em abril de 2016 (Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados)Carlos Gaguim (PTN-TO) (Foto: Nilson Bastian/
Câmara dos Deputados)
CARLOS GAGUIM (PTN-TO)
Administrador, tem 55 anos e está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.




Carlos Manato assume comando da sessão da Câmara (Foto: Reprodução/TV Câmara)Carlos Manato (SD-ES) (Foto: Reprodução/TV
Câmara)
CARLOS MANATO (SD-ES)
Médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.





Deputada Cristiane Brasil durante discurso no plenário da Câmara (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Cristiane Brasil (PTB-RJ) (Foto: Fabio Rodrigues
Pozzebom/Agência Brasil)
CRISTIANE BRASIL (PTB-RJ)
Advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeito mandato na Câmara.





O deputado Esperidião Amin (PP-SC) (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)Esperidião Amin (PP-SC) (Foto: Gustavo Lima/
Câmara dos Deputados)
ESPIRIDIÃO AMIN (PP-SC)
Advogado e administrador, tem 68 anos e exerce o terceiro mandato de deputado federal. Foi governador de Santa Catarina por duas vezes e senador pelo mesmo estado em 1991. Amin foi prefeito de Florianópolis durante dois mandatos, em 1975 e 1989.




O deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)Evair Vieira de Melo (PV-ES) (Foto: Luis Macedo/
Câmara dos Deputados)
EVAIR MELO (PV-ES)
Administrador de empresas, estreou na Câmara na eleição de 2014. Atualmente, é um dos vice-líderes do PV na Casa.





O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) fala na sessão que discute o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados)Fábio Ramalho (PMDB-MG) (Foto: Nilson Bastian/
Câmara dos Deputados)
FÁBIO RAMALHO (PMDB-MG): Empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.





O deputado Fernando Giacobo (PR-PR) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)Giacobo (PR-PR) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos
Deputados)
FERNANDO GIACOBO (PR-PR)
Segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.




O deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP) (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)Gilberto Nascimento (PSC-SP) (Foto: Luis Macedo/
Câmara dos Deputados)
GILBERTO NASCIMENTO (PSC-SP)Advogado, ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo. Está no segundo mandato como deputado federal.





A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)Luiza Erundina (PSOL-SP) (Foto: Luis Macedo/
Câmara dos Deputados)
LUIZA ERUNDINA (PSOL-SP)
Assistente social, foi a primeira prefeita da cidade de São Paulo. Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados.





Marcelo Castro (G1) (Foto: G1)Marcelo Castro (PMDB-PI) (Foto: G1)
MARCELO CASTRO (PMDB-PI)
Médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.




O deputado federal Miro Teixeira (PROS-RJ), no plenário da Câmara (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara)Miro Teixeira (PROS-RJ) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara)
MIRO TEIXEIRA (Rede-RJ)
Jornalista e advogado, é o decano da Câmara dos Deputados e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Lula.




O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) (Foto: Ananda Borges / Câmara dos Deputados)Orlando Silva (PCdoB-SP) (Foto: Ananda Borges /
Câmara dos Deputados)
ORLANDO SILVA (PCdoB-SP)
Ex-ministro do Esporte, está no primeiro mandato como deputado federal. Ele deixou o governo Dilma Rousseff sob suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro público. É integrante da nova oposição da Câmara.




O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) deve ter apoio de partidos do governo e da oposição (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Foto: Luis Macedo/Câmara
dos Deputados)
RODRIGO MAIA (DEM-RJ)
Bancário, Rodrigo Maia tem 46 anos e chegou a ser cotado para liderar o bloco do governo do presidente em exercício Michel Temer. Deputado federal desde 1999, Maia está em seu quinto mandato consecutivo. É filho do ex-deputado federal e ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia.



O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), é um dos principais candidatos à presidência da Câmara (Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados)Rogério Rosso (DF) (Foto: Nilson Bastian/Câmara
dos Deputados)
ROGÉRI ROSSO (PSD-DF)
Aliado de Cunha, foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara dos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião