quarta-feira, julho 13, 2016

BRASILEIRO DO ESTADO ISLÂMICO PLANEJAVA ATENTADO NAS OLIMPÍADAS DO RIO

A informação é da agência francesa de Inteligência.

Leia no Extra:


Mariana Alvim - O Globo
Tamanho do textoA A A
RIO - Um membro brasileiro do Estado Islâmico estaria preparando um atentado à delegação francesa durante os Jogos Olímpicos do Rio, segundo o resultado de um inquérito parlamentar revelado nesta quarta-feira pelo jornal francês "Libération". O conteúdo foi revelado durante uma audiência a portas fechadas em 26 de maio com o chefe da direção de informações militares (Direction du Renseignement Militaire), o general Christophe Gomart, em uma uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os atentados de 2015 na França. A reportagem foi manchete do site do jornal europeu.
Na transcrição publicada, Gomart não dá muitos detalhes sobre o plano de atentado, e responde aos parlamentares penas que ficou sabendo da informação "através de parceiros".
Segundo o "Libération", esse trecho não deveria ter vindo ao público, o que explica a aparente incoerência da transcrição, onde o assunto aparece de repente, como pode ser visto a seguir:
George Fenech (deputado): Eu não havia ouvido falar deste brasileiro que pretendia cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você sabe disso?
General Christophe Gomart: Pelos nossos parceiros.
Na avaliação do jornal, "nossos parceiros" seriam os Estados com os quais a França colabora na luta contra o terrorismo. O "Libération" destaca que o Brasil prevê um "centro antiterrorista" formado por especialistas americanos, britânicos, espanhóis e franceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião