domingo, junho 05, 2016

MORRE O EX-MINISTRO JARBAS PASSARINHO

Jarbas Passarinho teve papel destacado na política, tendo sido governador do Pará e ministro dos governos militares. Morreu aos 96 anos, em Brasília.

Leia matéria no G1:

05/06/2016 11h22 - Atualizado em 05/06/2016 12h30

Jarbas Passarinho, ex-governador do Pará e ex-ministro, morre em Brasília

Nascido no Acre em 1920, ele iniciou sua trajetória política no Pará.
Como ministro, participou da reunião em que foi decretado o AI-5.

Do G1, em Brasília
O ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho morreu na manhã deste domingo (5) aos 96 anos, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde devido à idade avançada, segundo nota divulgada pelo governo do Pará.
O governo estadual decretou luto oficial de três dias.

O velório será a partir das 13h no Oratório do Soldado, na capital federal, cidade onde morava havia muitos anos. O enterro está marcado para as 16h no Campo da Esperança.
Passarinho em uma das recentes aparições públicas, durante lançamento de livro na biblioteca do Senado (Foto: Adriano Machado)Passarinho em uma das recentes aparições públicas, durante lançamento de livro na biblioteca do Senado (Foto: Adriano Machado)
Nascido em Xapuri, no Acre, em 1920, Jarbas Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará. Foi oficial do Exército e, na ditadura militar, assumiu em 1964 o governo do Pará, indicado pelo presidente Castelo Branco.

Em 1966 deixou o governo do Pará e foi eleito senador pelo estado pelo partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante o mandato, foi convidado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Como ministro, participou da reunião que decretou o Ato Intitucional nº 5, conhecido como AI-5, no dia 13 de dezembro de 1968, e que deu amplos poderes para o regime militar. Na ocasião, Jarbas Passarinho proferiu uma frase que ficou marcada na história brasileira. “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos, todos os escrúpulos de consciência”, disse ao justificar por que estava votando a favor do AI-5.
Ainda durante o regime militar, Jarbas Passarinho voltou ao Senado, Casa em que foi eleito presidente em 1981. O político foi ainda ministro da Previdência do governo de João Figueiredo e ministro da Justiça do presidente Fernando Collor, após a redemocratização do país.
Jarbas Passarinho foi casado com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho, com quem teve cinco filhos.
Veja os vídeos com Jarbas Passarinho:
Jarbas Passarinho fala sobre política e ditadura no Brasil
Jarbas Passarinho fala da Constituição que ajudou a fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião