quinta-feira, junho 02, 2016

CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE ABORDA TRANSPARÊNCIA ELEITORAL

A 20.ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), marcada para setembro, traz diversos temas atuais de interesse dos profissionais da contabilidade e da sociedade. A prestação de contas de campanhas está entre os assuntos de destaque, já que o evento ocorre a menos de um mês das eleições municipais de 2016. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, ministrará palestra sobre a contabilidade eleitoral como instrumento de transparência perante a sociedade.

De acordo com o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, o CFC e o TSE realizam um processo de cooperação técnica e institucional em eleições, em que o conselho qualifica os profissionais da contabilidade interessados em atuar na área, mas também advogados, partidos políticos, tesoureiros, presidentes de partidos e a sociedade.

 “O Congresso Brasileiro de Contabilidade é uma excelente oportunidade para levar ainda mais conteúdo sobre esse assunto à classe contábil. Contamos com os profissionais para que a informação seja multiplicada em todos os cantos do País, ainda mais neste momento em que discutimos controle e transparência, e no qual trabalhamos por um novo conceito, que são as eleições limpas”, destaca o contador.

Ao longo dos últimos 14 anos, o CFC tem construído uma nova forma de pensar sobre o processo eleitoral quanto a prestação de contas, financiamento das campanhas e aplicabilidade dos recursos. Desde 2010, os profissionais da contabilidade têm a obrigação de validar, organizar e realizar as prestações de contas no processo eleitoral.

A cidade de Fortaleza (CE) será sede da 20.ª edição do CBC, sob o lema “Contabilidade: transparência para o controle social”.  A previsão é que mais de 8 mil profissionais da contabilidade participem do encontro, que ocorre de 11 a 14 de setembro. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento (http://cbc.cfc.org.br).



Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião