terça-feira, maio 17, 2016

MORTES DAS MENINAS JOYCI E ANA VITÓRIA FORAM DENUNCIADAS POR PUDIM AO MP, À COMISSÃO DE SAÚDE DA ALERJ E A CHEFIA DA POLICIA CIVIL

O deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), protocolou hje (16) três pedidos de providência ao procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, à presidente da comissão de Segurança da Alerj, Martha Rocha, e ao Chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, respectivamente. Os pedidos solicitam intervenção das autoridades e investigação rigorosa no caso da morte das irmãs Ana Vitória Cândido Silva e Joyci Cândido da Silva, após serem atendidas no Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos.

O caso gerou grande comoção na cidade e levantou suspeitas sobre a malversação de medicamentos por agentes de Saúde. “Embora não seja nossa intenção acusar ninguém levianamente, é necessário que todas as suspeitas sejam apuradas com a mais absoluta isenção, seja pelo esclarecimento acerca das reais causas dos óbitos, seja pela identificação do responsável por esta tragédia, caso haja um. A família e a sociedade cobram celeridade e muita correção na elucidação das causas destes trágicos acontecimentos. Eu, como pai de 6 filhos e avô de 4 netos não podia ficar calado diante de um caso desse”, afirmou o parlamentar.

O caso

Na última quarta-feira (11/05), quando a mãe de Ana Vitória e Joice levou as filhas ao Hospital Geral de Guarus (HGG), as duas com apresentando caso de febre.

A mais nova, Ana Vitória, foi atendida primeira.  Após avaliar Ana Vitória a pediatra prescreveu uma injeção de Dipirona e receitou Amoxicilina. Enquanto a mãe, Marinês, estava saindo com o bebê, recebeu uma ligação da escola de Joyci, avisando que a mesma apresentava quadro de febre.  A diretora da escola levou Joyci até o HGG, ao encontro da mãe e da irmã, onde ela foi atendida pela mesma pediatra e tomou mesma injeção que a irmã mais nova. As duas foram liberadas.

No final da tarde, o pai percebeu que Ana estava sem apetite e prostrada, ele e a mãe decidiram levá-la à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no caminho Ana vomitou e deu entrada na unidade com parada cardiorrespiratória. Na UPA, os médicos tentaram reanimar a criança, mas ela veio a óbito.

Enquanto os familiares estavam ainda chocados com a morte de Ana Vitória, receberam a notícia que Joice também estava vomitando e a levaram para a UPA. Apesar dos esforços da equipe médica para reverter o quadro, a criança só piorou, morrendo na madrugada desta quinta-feira (12/05).

(O jornalista Aluysio Abreu Barbosa replicou a notícia em seu Blog Opiniões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião