sábado, março 12, 2016

A CONVENÇÃO DO PMDB




BRASÍLIA – Em uma demonstração de que o afastamento do governo está em andamento, a convenção do PMDB aprovou moção neste sábado que impede que peemedebistas assumam novos cargos no governo nos próximos 30 dias, quando o partido decidirá sobre o desembarque do governo.

Desta forma, o deputado Mauro Lopes (MG), cotado para assumir a Secretaria de Aviação Civil, ficará impedido pelo partido de se tornar ministro. Na quarta-feira, em reunião no Palácio do Planalto, o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) disse a Mauro Lopes que a presidente Dilma Rousseff havia batido o martelo sobre sua nomeação para a pasta e que o convite deveria ser formalizado no início da semana seguinte. O deputado disse ao GLOBO que a moção "não tem nenhum valor" e que sua decisão será tomada independentemente do que deseja o partido.

Antes da votação, o vice-presidente Michel Temer afirmou em seu discurso que "não é hora de dividir os brasileiros". Temer evitou fazer ataques ao governo, mas comentou a crise política e econômica no país. Durante a convenção, lideranças do PMDB criticaram o governo de Dilma e reforçaram seu apoio ao afastamento do partido.

Na convenção, o vice-presidente Michel Temer foi reconduzido por 96,5% dos peemedebistas ao comando partidário. Os 3,5% contrários discordaram da formação do diretório nacional, integrado por mais de 120 integrantes do partido. Ele está no comando partidário há 15 anos e cumprirá mais dois anos, prorrogáveis por mais um.

Com a proibição do deputado Mauro Lopes (MG) de assumir a Secretaria de Aviação Civil, moção aprovada pela manhã na convenção, os peemedebistas não conseguiram ainda fechar a executiva nacional. Lopes é secretário-geral e seria substituído por Eliseu Padilha. A cúpula do partido ainda não encerrou a convenção e está reunida para decidir se anunciará os integrantes do colegiado ainda neste sábado

A princípio, nenhuma moção seria votada na convenção, que estaria focada apenas na eleição da nova Executiva do PMDB, com a recondução de Temer ao posto. Porém, sob forte pressão dos antigovernistas na convenção, a cúpula do partido pediu à área jurídica que analisasse se seria possível votar ainda hoje algumas das moções apresentadas.

O secretário-executivo do PMDB, Eliseu Padilha, informou ter recebido do próprio Temer a informação de que há autorização para deliberar as moções.

– Há condições legais de ser apreciada a moção. Recebi do presidente Temer agora a informação de que ele conversou com PMDB de Minas Gerais e ele disse que não tinha nenhum óbice a que se apreciasse essa moção. O presidente Temer autorizou que fosse submetida a votação – afirmou Padilha.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/pmdb-proibe-que-filiados-assumam-novos-cargos-no-governo-18861307#ixzz42jQCDEPf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião