quinta-feira, novembro 19, 2015

CÂMARA QUER SALVAR COMPLEXO BARRA DO FURADO

(ascom)

Parceria Público Privada pode ser saída para Complexo Farol-Barra

O Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado foi o centro das discussões na Câmara Municipal de Quissamã, nesta quinta-feira (19), durante a Audiência Pública promovida pela Comissão Especial de Acompanhamento as Obras. Depois de discutir soluções para a retomada das obras do Complexo, os vereadores da Comissão, Kitiely Freitas (presidente), Ronaldo Costa (membro) e Marcos Silva (membro) também anunciaram as próximas ações, como visitas ao Porto do Açu, audiências públicas com estudantes do IFF Quissamã, e em Barra do Furado. Caso o Governo Federal não cumpra o acordo assumido em disponibilizar o aporte financeiro de R$348 milhões, as partes envolvidas apostam em uma PPP, parceria público privada para alavancar as obras do empreendimento. A Comissão deve visitar Brasília na próxima semana, em agenda com deputados e Ministros, para tratar da questão.

O plenário da Casa Legislativa ficou lotado, com a presença de empresários locais, presidentes de associações de bairros, presidentes de partidos políticos e outras entidades de organizações não governamentais. O encontro reuniu os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico Fabiano Barreto (de Quissamã) e José Alair Almeida (e de Campos), o empresário da BR-Offshore, Ricardo Vianna, e o gerente da Representação Norte-Fluminense da Firjan, Luiz Mário Concebida. O representante da Firjan prefere desconsiderar a possibilidade do investimento do Governo Federal, e apostar na parceria público privada. “Ainda que o Governo libere, não teremos a segurança para colocar um projeto para rodar diante de tudo de infraestrutura que temos que pensar. Mas isso não significa que o projeto não será viável”, destacou.

Para o empresário da BR-Offshore Ricardo Vianna, o Complexo que fica entre Quissamã e Campos é o projeto mais viável para investimento do Governo Federal, e ainda que o país atravesse uma crise, acredita na possibilidade da participação do principal investidor. “Barra do Furado hoje é um projeto pronto. Ele tem modelo matemático, modelo reduzido, modelo lateral e cabeça do enroncamento, que já passou por simulador de ondas, não tem erro. Barra do Furado vai começar a obra e vai terminar e não vai aparecer nada de diferente. Neste tempo de obras interrompidas, o Governo Federal fez toda avaliação, e o projeto valo ouro, porque indica que a obra vai começar e terminar sem tempo de erro. Não existe outro projeto como este no Brasil”, defende Ricardo Vianna.

Perguntas sobre impactos ambientais e sociais e oportunidade de emprego para os jovens foram levantadas na audiência.A vereadora Kitiely Freitas, presidente da Comissão, que convocou a audiência também destacou a preocupação com a qualificação profissional da comunidade. “Eu tenho uma preocupação muito grande sobre a geração de emprego e de renda, e desenvolvimento da nossa cidade. Das dificuldades de Quissamã e toda a região. Não podemos ficar nesta dependência. Sempre defendi que este empreendimento vai ser a redenção deste município. Paralelo ao empreendimento também lutamos muito pela qualificação profissional, tanto que esse foi o projeto do primeiro ano em que entrei como vereadora, o projeto da qualificação profissional”, afirmou Kitiely Freitas.

Um comentário:

  1. Aproveitem e salvem também a saúde ,a educação ,o transporte e toda a desgraça que esse desgoreno do qual o senhores vereadores são cúmplices ,fez com Campos !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião