quinta-feira, novembro 26, 2015

CÂMARA DE SJB DISCUTE ASSOREAMENTO NA FOZ DO PARAIBA

(ascom)

Assoreamento na foz do Rio Paraíba é tema de audiência na Câmara de SJB


O assoreamento na foz do Rio Paraíba do Sul será tema de audiência pública na Câmara de São João da Barra no próximo dia 3, às 17h. O problema, que já ocorre há algum tempo, traz várias consequências, principalmente aos pescadores de que não conseguem ter acesso ao mar e chegam a correr risco de vida. A audiência foi requerida pela vereadora Sônia Pereira, que foi procurada pelos próprios pescadores que anseiam por uma solução.  

De acordo com a vereadora, o município sanjoanense tem cerca de 1200 pescadores em atividade. No momento, eles estão tendo que deixar seus barcos em Macaé e Vila Velha e se deslocar de ônibus até essas localidades para conseguir pescar. “A pesca é uma atividade que dá pouco lucro, e os pescadores querem voltar a trabalhar aqui em São João da Barra, mas como a boca da barra fechada, eles não podem navegar”, observou Soninha.

Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, a pesca é a atividade econômica mais antiga do município. “Os pescadores têm passado dificuldades para exercerem o seu trabalho por causa do assoreamento, que vem prejudicando a navegação. Diante disso, a Câmara não poderia deixar de participar desse debate tão importante para o município”, disse.

Para participar da audiência, o Legislativo convidou órgãos como: Colônia de Pesca Z 2 de Atafona, Prumo Logística, Secretaria Municipal de Pesca, Comitê Hidrográfico do Baixo Paraíba, Instituto Estadual do Ambiente, Ministério Público, Capitania dos Portos e o deputado estadual João Peixoto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião