quinta-feira, novembro 26, 2015

AGUAS DO PARAIBA INICIA NOVA FASE DE LIMPEZA DO CANAL CAMPOS MACAÉ

(ASCOM)

Águas do Paraíba inicia a fase mais difícil e complexa
para eliminar a poluição no Canal Campos-Macaé  


            Com o objetivo de eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto e galerias pluviais, a concessionária Águas do Paraíba inicia nesta quinta-feira (26-11) uma inédita e complexa operação --  com profissionais especializados em ambientes confinados, equipe de socorristas, técnicos de segurança e robô – para inspecionar o Canal Campos Macaé, no trecho coberto, entre o Mercado Municipal e o rio Paraíba do Sul, na área central de Campos dos Goytacazes.
            Iniciada em 6 de novembro, a  Operação Esgoto Zero no Canal Campos Macaé já descobriu e eliminou várias ligações clandestinas ou irregulares de esgoto em galerias pluviais nas áreas da Pelinca e Parque Tamandaré, que são zonas nobres da cidade e que estavam poluindo o equipamento público histórico.
            A operação é coordenada pela Prefeitura de Campos -- através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental -- com o apoio do Instituto Estadual de Ambiente (INEA), e execução da concessionária Águas do Paraíba, que deve ser concluída em fevereiro de 2016.
RETROSPECTIVA
            Utilizando tecnologia de ponta -- inclusive robô, que através de raios ultravioleta e raios x detecta, filma e fotografa contribuições clandestinas ou irregulares de esgoto em redes de galerias pluviais-- a concessionária está fazendo uma completa varredura na ampliada área central da cidade, num raio de aproximadamente dois quilômetros,  que contribui com o lançamento de água de chuva no canal Campos Macaé.
            Na Avenida Pelinca foram detectadas duas ligações – já corrigidas – em frente a uma agência bancária e um prédio residencial. Na rua Sacadura Cabral foram descobertas cinco ligações irregulares – uma em um restaurante e as outras de imóveis residenciais. Na rua Mariana de Brito foram localizadas cinco – uma defronte a um prédio em construção e as outras ligações residenciais.
            A operação também foi feita na rua Barão da Lagoa Dourada, Dr. Siqueira e Nações Unidas. E nesta semana vai ser concentrada na área coberta do canal, entre o Mercado Municipal e o rio Paraíba do Sul.
            Essa será a fase mais difícil, pois exige, além de robô,  a participação de profissionais especializados em trabalhos realizados em espaços confinados – inclusive com a utilização de vestuário especial, máscaras individuais de respiração, iluminação e equipamentos de segurança -- e até socorristas para eventuais emergências.
COMUNIDADE PODE COLABORAR
            A Operação Esgoto Zero no Canal Campos Macaé não tem caráter punitivo. Por isso, a concessionária Águas do Paraíba também está apelando e solicitando a colaboração da população, informando a existência de ligações clandestinas ou irregulares de esgotos e em galerias pluviais.
            As informações/colaboração-- garantido o anonimato --  podem ser feitas através do telefone Ligue Água 115, da Ouvidoria e/ou do sitewww.aguasdoparaibacom.br ou até pessoalmente – sem aplicação de nenhuma penalidade – na Central de Atendimento de Águas do Paraíba, localizada à Avenida José Alves de Azevedo, 233, centro, ao lado da antiga Rodoviária.
            O Superintendente da concessionária, engenheiro Juscélio Azevedo explica que não há nenhuma razão para a existência de ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais, já que 80% de toda a cidade tem redes coletoras e os efluentes 100% tratados em seis estações (ETEs) que estão em funcionamento.
            “Apelamos à população para que colabore, já que estamos fazendo a nossa parte, procurando, detectando e corrigindo as ligações irregulares encontradas. Mas, só com a participação de todos, poderemos obter o êxito pretendido em resgatar para a cidade de Campos dos Goytacazes um de seus equipamentos urbanos mais importantes, além de um cartão postal e ponto muito importância tanto em termos histórico quanto culturais” , finalizou Juscélio Azevedo.
HISTÓRICO
            O canal Campos-Macaé – um dos primeiros do Brasil – foi construído por mão de obra escrava, no Século XIX. Era navegável e por duas vezes, serviu ao deslocamento da Família Real, em viagem do Imperador Dom Pedro II, para visitas à Cidade, à época uma das mais importantes do país.
            Depois de décadas de abandono e deterioração, foi novamente recuperado reurbanizado com a recuperação de taludes, das margens, calçamento em ambos os lados, colocação de arcos ornamentais, vegetação e iluminação especial, com a intervenção da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, o Governo Rosinha Garotinho.
            À época, concomitantemente às obras estruturantes da PMCG, a concessionária Águas do Paraíba, em parceria com a Prefeitura, fez a eliminação de dezenas de ligações clandestinas de esgoto que poluíam o canal, além de descobrir e eliminar diversas contribuições irregulares.
            Mesmo após esse trabalho, posteriormente,  em ocorrências de chuva, o equipamento urbano voltava a apresentar presença de matéria orgânica e esgoto, ainda que em volume muito inferior ao existente anteriormente.
            No final do mês passado, através de utilização de robôs, para filmar internamente as redes pluviais que lançavam água de chuva no canal,  foram descoberta várias contribuições de esgoto, em áreas afastadas do equipamento público.
            Os estudos e planejamento da concessionária indicaram a necessidade de ampliar a verificação de possíveis contribuições clandestinas ou irregulares,  levando a concessionária no Canal Campos Macaé
            Por isso, o raio da pesquisa foi ampliado. Além de toda a Avenida Pelinca e adjacências e área central da cidade, principalmente no entorno do Mercado Municipal, a ação vai se estender até o Parque Tamandaré, um dos mais nobres da cidade.
            A operação está planejada para ser desenvolvida em várias etapas. A primeira fase, de pré-lançamento, foi realizada, no final do mês passado,  com a utilização de barcos, retirando o lixo das margens e resíduos sobrenadante no Canal Campos Macaé.
            Na atual fase estão sendo feitas novas filmagens subterrâneas em vários pontos e redes pluviais – com a eliminação imediata das contribuições irregulares --  em toda área  possível de  contribuições  de esgoto em redes pluviais e que apresentam potencial de carreamento do efluente poluidor para  o Canal.
            Após a conclusão dessa etapa, será feito o trabalho de drenagem do canal, no trecho do canal Campos Macaé, compreendido entre o Mercado Municipal e Avenida 28 de Março/Nilo Peçanha, para retirada de todo o lixo e resíduos sólidos  existentes no seu leito e/ou a adoção de outros procedimentos técnicos e de engenharia a serem identificados durante o levantamento já iniciado.
             Descrição
Início
Término
Levantamento dos trechos de contribuição de esgoto
15/09/2015
16/10/2015
Filmagem dos trechos identificados
26/10/2015
23/12/2015
Retirada/Padronização dos pontos de contribuição identificados
08/11/2015
15/01/2016
Construção de elevatórias de tempo seco (se necessário)
04/11/2015
05/02/2016
Limpeza do material sobrenadante do Canal Campos-Macaé
27/10/2015
30/10/2015
Drenagem do Canal Campos-Macaé
07/12/2015
08/01/2016
Remoção do material sedimentado
11/01/2016
29/01/2016


Um comentário:

  1. Bom seria se fizessem também uma limpeza aqui ono córrego em Santo Eduardo, por causa da barragem a água quase não corre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião