quinta-feira, outubro 29, 2015

NO RANKING DOS NEGÓCIOS, CAMPOS LADEIRA ABAIXO

(Oportunidade de Negócios-Campos em 81º lugar
Por José Alves Neto - economista.)

A revista Exame desta semana, trouxe em uma das suas reportagens o ranking das 100 cidades, consideradas como a melhor oportunidade de negócios ou de investimentos.
Destaca-se abaixo a posição das cinco primeiras cidades e a posição da cidade de Campos:

1) Barueri (SP) ficou em primeiro lugar;
2) Brasília (DF) em segundo lugar;
3) Macaé (RJ) em terceiro lugar;
4) São Caetano do Sul (SP) em quarto lugar;
5) Rio das Ostras em quinto lugar.
Campos fica no octogésimo primeiro lugar (81º), numa demonstração clara de que as políticas públicas implementadas na nossa cidade, continuam ineficazes, no tocante ao melhoramento do ambiente de negócios.
Perdemos tempo com o varejo de pequenos eventos na área de negócios, sem encarar de frente os imensos potenciais, que existem na nossa região.
Não se verifica por parte do poder público municipal uma política industrial séria, que possa atrair empresas para o município, que tenham o perfil alinhado com os grandes investimentos, seja na área do 

Porto do Açu, como na área de petróleo. Construir um setor produtivo campista integrado a cadeia de valor, destes dois empreendimentos é de fundamental importância.
Sabemos que a conjuntura atual não é boa para a cidade, no que tange ao aspecto econômico. Perdemos recentemente duas indústrias, uma do ramo do petróleo e a outra do setor sucroalcooleiro.
Entretanto, não se pode desanimar diante destes dois lamentáveis fato. Temos potenciais suficientes para virar o jogo, se pararmos de praticar ações públicas pensando apenas nas próximas eleições municipais. 

Desenvolvimento econômico dá voto sim. Se hoje estamos amargando a triste posição de 81º lugar em oportunidade de negócios, urge necessário repensarmos as nossas ações com humildade e buscar alternativas reais. Campos ainda possui um dos maiores orçamentos do Brasil. O que falta são gestores públicos comprometidos e que ame verdadeiramente a cidade.
“Minha Cidade Meu Amor” constitui numa pura demagogia. Os números não metem. Estamos em situação deplorável na Saúde, na Educação e agora em oportunidades de negócios. Infelizmente!

Um comentário:

Deixe sua opinião