quinta-feira, setembro 03, 2015

JUIZ SERGIO MORO E A PERSEGUIÇÃO IMPLACAVEL CONTRA JOSE DIRCEU

2.9.15
EMANUEL CANCELLA -


Quando Zé Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, foi citado, acusado, condenado e preso, o parecer que deu base a todo o processo foi dado pelo juiz Sérgio Moro que, no “Mensalão”, era assistente da ministra Rosa Weber. Veja a íntegra da tese do juiz Moro: ”Não tenho prova cabal contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.


Registro a pergunta do filósofo e teólogo Leonardo Boff, em artigo no blog Brasil 247: ...Qual literatura jurídica? A dos nazistas ou do notável jurista do nazismo Carl Schmitt? ... Agora novamente Zé Dirceu foi preso. Ele foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na conclusão dos inquéritos, o delegado da PF Márcio Anselmo afirmou que há "fartos indícios de que José Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores, objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato". A filha e o irmão de Dirceu estão na lista de indiciados. Enquanto Zé Dirceu é indiciado por “fartos indícios”, o juiz Moro deixa de fora os senadores tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia. Contra ambos não há só indicio, há delação premiada, com detalhes, na operação Lava Jato, em que ambos receberam propina.

Esse juiz Moro atuou no mensalão, AP 470, e os tucanos ficaram de fora. Agora na Lava Jato, o chefe Moro blinda não só os parlamentares tucanos como também o governo de FHC, na Petrobrás, citado várias vezes em delação premiada. Se esse juiz quisesse realmente combater a corrupção, prenderia qualquer corrupto, independente de partido, daí conclui-se que a prisão de Zé Dirceu é política e visa principalmente atingir ao PT.

E tem que ser dito que não se critica a Policia Federal, o Ministério Público Federal ou a Justiça, que são instituições compostas por muitos homens e mulheres respeitáveis, mas a operação lava Jato se transformou num tribunal de exceção, o que é condenado pela Constituição Federal.

Talvez os negócios de Zé Dirceu não teriam progredido se ele não fosse o ministro, mas isso não é crime, poderíamos chamar de falta de ética, infidelidade partidária, já que a sociedade não aceita isso, mas repito, isso não é crime, caso contrário grande parte dos políticos estariam condenados.

A Atuação do juiz Sérgio Moro, conforme previsto no Código de Direito Civil, é passível de argüição de suspeição na chefia da operação Lava Jato pelo fato de a advogada, sua esposa, trabalhar para o PSDB e para empresas de petróleo estrangeiras, concorrentes diretas da Petrobrás. Isto no mínimo é antiético, a sociedade também não aceitaria isso! Ainda mais que o PSDB, que contrata sua esposa, é protegido na operação Lava Jato. E as empresas de petróleo estrangeiras são as possíveis beneficiadas nessa operação pois são concorrentes da Petrobrás. Com isso não se quer condenar o juiz Sérgio Moro mas afastá-lo do processo por interesses familiares na operação. Para Zé Dirceu ficaria nossa reprovação mas condená-lo e prendê-lo é demais!

Aliás, Jesus Cristo, quando enfrentou a multidão enfurecida em defesa da prostituta Maria madalena, deixou um grande recado para humanidade: “Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra!”

Aliás, a Petrobrás está parando por conta dessa investigação, que parece ir além da prisão de corruptos e corruptores. A sociedade aplaude a prisão de corruptos, mas a Petrobrás tem que ter continuidade, posto que é a principal impulsionadora de nossa economia.

Não podemos aceitar a seletividade em nenhuma investigação de corrupção e nem vingança pessoal contra quem quer que seja. Estão jogando a água suja da bacia junto com o bebê!

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).
 Saudações
obs: os destaques são meus

6 comentários:

  1. Sr. Emanuel, com todo o respeito... os "petroleiros" foram catequizados por Lula e sua troupe, dizendo que o FHC iria privatizar a Petrobras, o que, aliás, é a proposta do PT agora, via Dilma. Os "petroleiros", temerosos de perder as benesses fartas, como as participações nos lucros, passaram então a levantar a bandeira do PT como se fosse o pavilhão nacional. Cruzes.
    Pelo que li, o senhor de fato desconhece efetivamente o processo penal, então limite-se a tentar defender Zé Dirceu e sua gang apenas pelo lado sindicalista. Mas qualquer defesa aqui é absurda. Desafia o próprio bom senso. Ou qualquer senso.
    No mais, não defenda um Brasil corrupto, saqueador, e vá catar coquinhos. De preferência numa praia de Cuba.

    ResponderExcluir
  2. ESTE NOBRE DEFENSOR DO POBRE JOSÉ DIRCEU,SERIA FUNCIONÁRIO DA PETROBRÁS CONCURSADO ???? QUAL SUA CONDIÇÃO TRABALHISTA NO MOMENTO ????? PORQUE À TODO INSTANTE NÓS NOS DEPARAMOS COM GRANDES DEFENSORES DO PT ,QUE RECEBEM GRANDES REGALIAS ( VENCIMENTOS) E ESTE GRUPO COLOCOU A PETROBRÁS NA QUEBRADEIRA QUE ESTÁ !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Barbosa perseguiu José Dirceu. Tambem? A coitado!

    ResponderExcluir
  4. Está havendo um equivoco na interpretação caro anônimos entendo que o autor da matéria que dizer que não é só Jose Dirceu e não só o P T cade os outros políticos que foram também denunciados e o senhor Juiz não deu prosseguimento as denuncias principalmente os do PSDB ora dois pesos e duas medidas minha opinião tem que passar a limpo essa historia e punir todos eu disse TODOS os culpados

    ResponderExcluir
  5. Intolerável o fanatismo.Ele cega.
    Como assim?O fato de não denunciar(e deve!)alguns ,invalida a denúncia de outros?
    O fato do Aecio e seja lá mais quem for não estar (por enqto)na mira das investigações torna Jose Dirceu inocente????
    Chega dessas defesas egoístas e cegas.
    Chega de pensar numa categoria em detrimento de uma nação.
    Chega!
    As coisas acontecendo nas barbas de cada um de nos e a cegueira persiste em alguns?
    Temos que deixar de lado esse FLAxFLU político e pensarmos como gente grande nesse Brasil de uniformização política por baixo .
    Assinemos ,isto sim,abaixo assinado pedindo para que o Congresso aprove as 10 medidas contra a corrupção elaboradas pelo MPF.
    Apenas assim,estaremos prestando um real serviço ao nosso pais,às futuras gerações as quais ,ao menos por enqto,estão condenadas a falta de esperança!

    ResponderExcluir
  6. Fernando continuo dizendo TODOS tem que ser investigado não é só o Jose Dirceu afinal a roubalheira vem desde outro José Ribamar Zé de Sarnei agora é só Dirceu

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião