domingo, agosto 02, 2015

"O NOVO ESTADO ISLÂMICO: COMO NASCEU O PAÍS DO TERRORISMO"

(Da coluna de Élio Gáspari, em O Globo)


Aula útil


Até o final de agosto chegará às livrarias “O Novo Estado Islâmico: Como nasceu o país do terrorismo”, do jornalista inglês Patrick Cockburn. É coisa fina.
O Estado Islâmico é um dessas questões que aparecem do nada e desafiam a sabedoria convencional. Por selvagem, é fácil detestá-lo. Por caótico, acredita-se que é um fenômeno passageiro. Pelas duas coisas formam-se opiniões a seu respeito baseando-as no nada.
Cockburn resolve o problema de quem está meio perdido por ter chegado no meio do filme. Com décadas de experiência no Oriente Médio, em 206 páginas ele informa e prova o seguinte:
A “Guerra ao Terror” de George Bush e Barack Obama fracassou catastroficamente. O ISIS é o filho dessa guerra e veio para ficar. Como, e por quanto tempo, não se sabe.
Os combatentes islâmicos derrotam o exército iraquiano porque ele é formado por soldados que não querem combater generais larápios. No ataque à cidade de Mosul, 1.300 combatentes, apoiados por uma revolta popular, puseram para correr uma tropa de 60 mil homens. O comando de uma divisão desse exército pode ser comprado por US$ 2 milhões. O general que paga isso vai buscar o seu dinheiro de volta na região.
O livro não pretende dizer o que vai acontecer, mas mostra o que não está acontecendo ao desmontar as tolices produzidas pela propaganda.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/o-dilema-de-dilma-17056462#ixzz3hhGk4VG8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião