quarta-feira, julho 29, 2015

UMA BELA LIÇÃO PARA CAMPOS

(ascom)

Usuários do CAPS visitam exposição na Câmara de SJB


A Câmara de Vereadores de São João da Barra recebeu na tarde desta terça-feira (28), a visita de 14 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Antônio Carlos Alves Novas, com sede em Atafona. O grupo participou do projeto “Câmara Cultural”, que está sendo desenvolvido pelo Legislativo, com o tema “Conhecendo o nosso município: Cajueiro e Degredo”.

Os usuários assistiram a um vídeo do historiador Fernando Antônio Lobato sobre a história das duas localidades. Em seguida, conduzidos pela sanjoanense, Ana Carolina Lopes, apreciaram a exposição de fotos e produtos típicos daquela região e interagiram bastante. Alguns aproveitaram para fazer perguntas sobre outros assuntos, como o trabalho dos vereadores.

No início, o grupo recebeu informações sobre o funcionamento do Legislativo, a composição da Mesa Diretora e observou a galeria de ex-presidentes. Ao final, sentaram-se nas cadeiras dos parlamentares e simularam uma sessão ordinária. “Gostei de tudo o que vi aqui hoje”, disse o usuário Aryaldo Lopes Gomes, 50 anos. “O bom foi eu vir aqui (sic)”, completou o seu colega, Manoel José de Souza, 50 anos.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Elizabeth Senra, o grupo estava muito ansioso pela visita. “O CAPS é um trabalho de resgate da cidadania, e a possibilidade de ser recebidos para uma visita como esta é uma conquista muito grande para eles”, explica Elizabeth, que também é subsecretária de Saúde do Município.

O “Câmara Cultural” foi aberto ontem, mas a exposição continua em cartaz até a próxima sexta-feira (31), das 8h às 17h, com entrada franca. Entre as imagens, diversas peculiaridades sobre Cajueiro e Degredo: frutas, castanha de caju, o trabalho da Associação de Costureiras (Costurarte), escolinha de futebol, propriedades rurais, a tradicional festa de Santa Maria, o saudoso padre Theodoro Gomes Paes.

A exposição reúne, ainda, fotos antigas, como a da capela de Santo Antônio, em Cajueiro e a Casa Sincera, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos de Degredo. Destaque também para a Escola Estadual Dr. Olímpio Saturnino de Brito, na época em que ela ainda era chamada de Escola Isolada de Santa Maria (em 1946). Curiosamente, essa escola, em 1966 recebeu outro nome: Escola Reunida de Santa Maria. Só em 1969 foi que ela recebeu o atual nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião