sexta-feira, junho 19, 2015

UNIFLU LANÇA LIVRO DA PROFESSORA EURIZE PESSANHA

 A professora e pesquisadora campista, Doutora Eurize Caldas Pessanha lança o livro “Meio Século em Sala de Aula: histórias de pessoas, de cultura escolar e de currículo”, neste sábado (20 de junho), em Café Literário, realizado pelo Curso de Letras do Centro Universitário Fluminense, no hall de entrada do campus 1 (antiga Faculdade de Direito de Campos).

            Atualmente docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Eurize Pessanha foi aluna brilhante do Liceu de Humanidades de Campos, do Instituto de Educação de Campos “Aldo Muylaert” e da  Faculdade de Filosofia de Campos, onde licenciou-se em Letras (Português-Francês), em 1966, cursando depois Pedagogia.

            Na busca pela melhoria de sua prática docente, Eurize fez diversos cursos de atualização e Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Sua dissertação foi sobre “O Ensino de Comunicação e Expressão na 4ª. série do 1º. Grau em Campos / RJ”, defendida em 1976.

            Já participando de trabalhos, discussões e pesquisas sobre o cotidiano de professores e da escola normal em diferentes regiões do Brasil, fez Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo, concluído em  1992. Sua tese gerou uma obra de referência nacional: “Ascensão e Queda  do Professor”.

            De 1998 a 1999, realizou estágio de pós-doutorado  na Universidade de Wisconsin-Madison. Mais, recentemente, em 2009/2010, aprofundou seus estudos em cultura material, realizando outro estágio de pós-doutorado no Departamento de História da Universidade Texas A & M, em College Station (EUA).

            Filha do dentista Rubens Pessanha e da Professora Penalva Caldas Pessanha, Eurize atua em salas de aula desde 1963. E, a partir de 1982 é professora titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.. Ela também coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura Escolar, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da CAPES .

            O livro “Meio século em sala de aula:”, publicado pela Editora Oeste e lançado este ano, é narrativa de todos esses anos de experiência de sala de aula, incluindo pesquisas, formação, produção científica, organização de grupos de pesquisa, participações em comitês de agências de fomento e avaliação da pesquisa e da pós-graduação e outros tantos espaços e tempos de sua carreira.

            Segundo a professora e pesquisadora da UFMS, o livro foi escrito como uma celebração das cinco décadas de profissão. A partir do memorial que escreveu para o concurso de professor titular, a autora tece uma narrativa na qual é possível apreender parte da história da educação brasileira neste período.  

            Dela, a especialista em educação Marli Eliza Dalmazo Afonso de André comenta: “Além da significativa contribuição teórico-metodológicas no campo de história, do currículo, das disciplinas escolares e das instituições, a produção intelectual de Eurize oferece subsídios preciosos no campo dos estudos da cultura escolar”, patenteando seu forte compromisso político com a escola pública  no Brasil.

            O  lançamento da obra será feito no Café Literário do Curso de Letras do UNIFLU, com a coordenação da Professora Maria Emília Balbi e que também contará com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e apresentação do Grupo de Flautistas Mirins da Creche Escola Crescer – cujo projeto é de autoria do aluno do Centro Universitário Fluminense, Marcos Leite.


(ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião