sexta-feira, junho 19, 2015

BOSQUE URBANO: UMA OPÇÃO DE LAZER

(DO BLOG OBSERVATORIOCAMPOS.COM.BR)

Bosque Urbano em Campos dos Goytacazes/RJ




Diante da crise ambiental que o mundo atravessa, onde pactos ambientais para a redução da emissão de carbono são ainda um grande desafio, mesmo muitos anos depois da Eco-Estocolmo de 1972, a notícia da implementação do Bosque Urbano do Hospital Manoel Cartucho, demarcado no Plano Diretor Participativo, no mapa das Áreas de Especial Interesse, identificado como de Especial Interesse de Recuperação e Valorização Paisagística, representa grata constatação para a qualidade ambiental dos moradores da cidade. Este bosque, é um dos três identificados na margem direita do Rio Paraíba do Sul, sendo os outros, o Horto Municipal, na Avenida Alberto Lamego e o terceiro, nas instalações da antiga Usina do Queimado, na Avenida Nilo Peçanha. Entretanto, é preciso dar visibilidade a este importante equipamento urbano, bem como, planejar intensamente a sua divulgação à comunidade, além de, firmar parcerias Público-Privadas, melhorando a sua infraestrutura, pelos indispensáveis serviços ambientais que exerce, de modo que este ambiente natural permaneça cumprindo a sua função social como foi a intenção do Plano Diretor Participativo.
É preciso e necessário que sejam ampliadas as reservas ambientais estratégicas em Campos, sobretudo na escala dos Parques Urbanos. Inicialmente, a prefeitura poderia implementar o Parque Municipal do Taquaruçu, definido pela Lei 7664/2004.
E quanto ao outro bosque? O da Usina do Queimado, quando estará aberto à visitação pública?

2 comentários:

  1. Outro bom local para se criar um parque são aquelas terras entre o Flamboyant e o Jockey, no cruzamento dos prolongamentos da Saldanha Marinho e da Formosa com a Arthur Bernardes. Sempre q passo por ali fico observando a vegetação q ainda existe, e pensando na tristeza q será o dia q tudo aquilo for destruído para dar lugar a alguma construção.

    ResponderExcluir
  2. E PRECISO DIVULGAÇÃO DO BOSQUE DO QUEIMADO ,POIS A MAIORIA DA POPULAÇÃO NEM SABE QUE ALI EXISTE UM BOSQUE E MTO MENOS SABEM QUE PODERA SER LIBERADO PARA VISTAÇÃO PUBLICA ,ESPERO ANCIOSO A DIVULGAÇÃO DO MESMO ,E TORÇO DE CORAÇÃO PARA QUE NAO FIQUE IGUAL A PRACA DA RODOVIARIA ,A MERÇE DE USARIOS DE DROGAS ,NEM BRINQUEDOS ALI EXISTEM MAIS PARA CRIANÇAS ,MTAS PESSOAS EVITAM PASSAR PELAS REDONDEZAS COM MEDO DE ASSALTOS .FICA AQUI MEU DESABAFO DESDE JA OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião