sexta-feira, outubro 24, 2014

INADMISSÍVEL, INDECENTE, UMA MERDA!

(Do sitio Ururau)


REDES
RSS
CIDADES E REGIÃO - CRIME AMBIENTAL

Mais esgoto sendo jogado in natura no Rio Paraíba do Sul, em Campos

MPF tem deflagrado ações permanentes para impedir crimes ambientais
 Marcelo Esqueff

MPF tem deflagrado ações permanentes para impedir crimes ambientais

A equipe de reportagem doSite Ururau flagrou na tarde da última segunda-feira (20/10), duas manilhas despejando esgoto in natura, nas margens do Rio Paraíba do Sul. A água cai nas proximidades do bairro Jardim Carioca, onde existe mais ou menos a 600 metros, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária Águas do Paraíba.
Moradores da Rua Waldemar Fernandes Pimentel relataram para a equipe que o esgoto produzido pelas residências, é jogado diretamente para os bueiros cuja função exclusiva é a captação de águas pluviais. Quando os bueiros estão quase transbordando o esgoto é direcionado para outra caixa de coleta denominada “piscinão”, que quando está em seu limite de transbordamento, aciona uma bomba de sucção, direcionando esses dejetos para tubos que desembocam diretamente nas margens do Rio Paraíba.
Além do cheiro forte, moradores relataram que nos dias de chuva, o esgoto se mistura com a água e invade algumas residências. Na conta de água que é cobrada, consta a tarifa de esgoto de igual valor, mas como verificamos, não existe qualquer tratamento desse esgoto.
Alguns moradores disseram que convivem com esta situação há 20 anos. Em nota, a concessionária Águas do Paraíba informou que iria checar a denúncia e tomar as devidas providências, afirmando ainda que o “piscinão” não é de sua responsabilidade.
A reportagem do Site Ururau enviou à Secretaria de Comunicação de Campos a solicitação de uma resposta, assim como fez também contato com o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, que informou que o ‘piscinão’ é de responsabilidade da Secretaria de Obras. Já o secretário de Obras, Edilson Peixoto estava em reunião e ficou de retornar o contato.
O Ministério Público Federal (MPF) tem realizado varias operações como objetivo de repreender o crime ambiental. O procurador da Republica Eduardo Santos de Oliveira declarou recentemente em uma das operações que “qualquer atividade potencialmente poluidora em relação ao rio na região, vai continuar sendo investigada”.
O MPF deflagrou no ultimo dia 20 a Operação ‘Aquarius’, com o objetivo de fiscalizar e inspecionar os estabelecimentos comerciais, situados às margens do Paraíba que estariam despejando dejetos sem tratamento.
Neste ano o vereador Alexandre Tadeu (PRB) chegou a propor no plenário da câmara uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI), para investigar a concessionária, que estaria praticando crime ambiental. O relatório apresentado pelo vereador trazia indícios de irregularidades como a quebra de contrato entre a Prefeitura e a Concessionária.
O Parlamentar chegou a colher assinaturas suficientes para a abertura do inquérito, o que mudou quando alguns dos vereadores recuaram e retiraram suas assinaturas do documento, o que inviabilizou a investigação da Casa de Leis.
Links relacionados:

Um comentário:

  1. Esse piscinão fica no final da rua Waltamar Fernandes Pimentel e eu moro no início dessa rua. Já fiz quatro denúncias com fotos comprovando o despejo e todas foram ignoradas. Desisti. O problema maior é que o piscinão vive cheio por conta do esgoto despejado dentro dele, e por isso as bombas queimam com frequência. Quando chove em demasia, o final da rua fica completamente alagado porque, com as bombas queimadas, não há vazão. E a rua possui sistema de captação de esgoto. Não entendo essa omissão e esse "jogo de empurra" entre concessionária e secretarias municipais. o problema da inundação não me afeta porque o início da rua é mais elevado, mas por morar praticamente à margem do Paraíba, fico à mercê do cheiro nauseabundo do esgoto quando o mesmo é lançado "in natura" dentro do rio. E isso acontece no mínimo, cinco vezes por dia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião