segunda-feira, outubro 21, 2013

NOTA À IMPRENSA

(Por e-mail)

PRIVATIZAÇÃO DO PRÉ-SAL AUMENTARÁ RISCO DE ACIDENTES AMBIENTAIS E PREJUÍZOS À PESCA, ALERTA ECOLOGISTA

O anuncio pelo governo federal de que onze empresas estrangeiras* se habilitaram a participar do leilão do Campo de Libra gera preocupação entre técnicos e especialistas quanto ao elevado risco de aumento de acidentes ecológicos e vazamentos de óleo no mar, de acordo com alerta ambiental feito pelo Ecologista e Gestor e Planejador Ambiental Sérgio Ricardo que é Membro Titular do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

* Lista das 11 empresas habilitadas pela ANP (Agencia Nacional de Petroleo) para participar do leilão de Libra: anglo-holandesa Shell, a francesa Total, a Repsol-Sinopec (Espanha/China), as chinesas CNOOC e China National Petroleum, a indiana ONGC, a Petrobras e a colombiana Ecopetrol, a portuguesa Petrogal, a japonesa Mitsui e a malaia Petronas.

Sérgio Ricardo “considera um crime contra a soberania do país a privatização do Pré-Sal. Segundo ele, “isso comprometerá de forma irreversível o futuro desenvolvimento econômico e social do pais” e adverte que “as principais características da indústria petrolífera são as de uma atividade altamente perigosa e poluente” e, apesar disso, “o Brasil não está preparado para conter os riscos ambientais da exploração de petróleo, em especial da camada do Pré-Sal localizada em águas profundas”. De acordo com ele, “o país precisa dispor de um Plano Nacional de Contingência e Controle de acidentes por óleo, que deve envolver a atuação de órgãos federais, estaduais, empresas do setor de petróleo e também as comunidades e municípios que vivem da indústria do turismo no litoral brasileiro e da economia da pesca”.

Ele cita o vazamento da petroleira americana Chevron-Texaco, ocorrido no Campo de Frade, na Bacia de Campos, em Novembro de 2011, como “exemplo do despreparo, incapacidade técnica e da falta de conhecimento tecnológico das corporações transnacionais para garantir a exploração ambientalmente segura no Campo de Libra, que tem grande volume de óleo situado em águas profundas. O prejuízo deste acidente à pesca e ao turismo foi estimado em R$ 20 bilhões e, no entanto, até hoje a multinacional não pagou os prejuízos socioambientais e econômicos provocados”.

"Além da entrega irresponsável ao capital internacional da riqueza do Pré-Sal estimada em R$ 3,5 trilhões por apenas 1% deste valor para empresas estrangeiras, se mantido o leilão o governo brasileiro estará rasgando seu compromisso internacional de proteção dos  oceanos e dos ecossistemas marinhos, previstos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 e nos acordos assinados durante as conferências internacionais Eco 92 e a Rio+20”, afirmou.

Em recente entrevista à TV Brasil que produziu uma série de programas sobre os 60 anos da Petrobras, o ecologista alertou que “os pescadores são o lado mais frágil da exploração de petróleo no litoral brasileiro”. Link: http://www.youtube.com/watch?v=sjYNkGtONZU

Como ex. cita o fato de até hoje a Petrobras não ter pago indenização financeira, estimada pela Justiça em R$ 1 bilhão, aos milhares de pescadores artesanais impactados pelo vazamento de 1,8 milhões de litros de óleo oriundo de oleoduto que liga a REDUC (refinaria Duque de Caxias) à Ilha D´Agua ocorrido em 18 de Janeiro de 2000 que poluiu as águas e ecossistemas da Baía de Guanabara.Este acidente ecológico, considerado o maior da História do país, provocou a redução de 90% da produtividade pesqueira na Baía de Guanabara e o consequente empobrecimento das comunidades pesqueiras tradicionais.

Maiores informações:

Sérgio Ricardo - Membro Titular do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara. Ecologista e Gestor e Planejador Ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião