terça-feira, julho 09, 2013

PREFEITURA CENSURA NELSON RODRIGUES?

(Replicado do blog do Claudio Andrade)


Oi Claudio!

Bom dia!

Eu sou diretor do Grupo de Teatro Oito de Paus aqui no Rio de Janeiro e sou primo do Marcelo Rebel como ele falou com você pelo facebook.
Então, vou te explicar o absurdo que aconteceu.

Mais ou menos em maio eu entrei em contato com a Fundação Trianon (presidente João Vicente) e apresentei o projeto da nossa peça que está em cartaz aqui no Rio chamada "Bonitinha, mas ordinária" de Nelson Rodrigues e eles aceitaram. E o que ficou firmado entre nós é que faríamos uma apresentação no Teatro Trianon no dia 10 de agosto. Mandamos a nossa documentação toda certinha, tivemos gastos e etc.

Em junho a Fundação me ligou confirmando. Porém, na semana passada eu recebi um e-mail da Fundação Trianon me informando que a peça tinha sido cancelada porque houve uma mudança de presidência da Fundação Trianon que agora é apenas Teatro Trianon e que agora a Fundação que comanda tudo é a Fundação Osvaldo Lima e a nova presidência tinha cancelado alguns espetáculos. Diante disso, ontem, eu liguei para a Fundação em busca de uma resposta mais concreta do que tinha acontecido.

Liguei e consegui falar com o João Vicente (antigo presidente da Fundação Trianon) que me contou indignado que a nova Fundação (Osvaldo Lima) tinha cancelado a peça porque era Nelson Rodrigues e a peça poderia ofender a prefeita Rosinha Garotinho por ela ser evangélica. Inclusive acham que a peça teria muitos palavrões, que é imoral e etc... Ou seja, a ignorância reina mesmo nessa prefeitura e nessa prefeita que provavelmente não conhece as obras do consagrado autor nacional Nelson Rodrigues pra achar que ele é imoral ou algo do tipo.

Bom, foi isso. Espero que você possa nos ajudar a fazer barulho contra essa absurda espécie de censura pela qual o Grupo passou.

Luís Felipe Perinei
luisfelipeperinei@hotmail.com

Cá comigo: Nenhuma suspeição da informação que traz o blog do Claudio Andrade, muito menos do ator Luís Felipe, que encenaria Bonitinha, mas ordinaria, de Nelson Rodrigues, no teatro Trianon, mas, honestamente, me recuso a acreditar no que acabei de ler. Não quero acreditar, uma vez que envolve pessoas com as quais dividi minha juventude, na militância política, através do teatro engajado, com o método do Teatro do Invisível, de Augusto Boal. Um censura fundamentada em intolerância religiosa é muito grave. Vamos aguardar o contraditório. Por enquanto é isso.

7 comentários:

  1. "O canalha, quando investido na liderança, faz, inventa, aglutina e dinamiza massas de canalhas. Façam a seguinte experiência: — ponham um santo na primeira esquina. Trepado num caixote, ele fala ao povo. Mas não convencerá ninguém, e repito: — ninguém o seguirá. Invertam a experiência e coloquem no mesmo caixote, um pulha indubitável. Instantaneamente, outros pulhas, legiões de pulhas, sairão atrás do chefe abjeto." (Nelson Rodrigues)

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe Fernando, mas quem comanda a cultura em Campos ? esta senhora, convenhamos...é uma figura patética. Outra coisa, se falar em cultura no berço nacional do populismo, é perder tempo. Aliás, muitos que começaram com voce, se perderam pelos caminhos, e se agarraram em nas arvores dos "DAS culturais"; são os pseudo-intelectuais, como o nosso Professor Astromar da planície(Astrogildo atual da novela Saramandaia) com discursos arcaicos, eruditos verdadeiros tonéis vazios cheio de nada.Obs: Não estou falando do Professor João Vicente Alvarenga que aliás não o conheço pessoalmente contudo, só escuto elogios ao seu grau de cultura e altivez de caráter.

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO LUIZ SIRI ESSE POVINHO DO GOVERNO TRAVESTIDO DE IDEOLÓGICO, NÃO9 PASSAM DE OPORTONISTAS PAra conseguir o poder

    ResponderExcluir
  4. inadmissivel , inconcebível, inacreditável.
    Caso seja verdade , sinceramente, os que se dizem atores em Campos e fazem parte deste governo são uns pulhas, cafajestes e imbecis e ordinários!!

    ResponderExcluir
  5. Me dói muito dizer. Mas Campos é a cidade mais achincalhada do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Cadê os pseudo-intelectuais de Campos, que arrotam hermetismos para camuflar suas ignorancias?
    Cade os ¨curtos¨ que participam do governo fda ¨fartura¨atual?
    Cadê Avelino?
    Cadê Orávio?
    Cadê?

    ResponderExcluir
  7. UM ESPETACULO TEATRAL, VOCÊ TEM OPÇÃO EM ASSISTIR OU NÃO, MAS A CRENÇA DE NOSSA PREFEITA, PERMITE SHOWS EM FAROL, E ELA EM DUETOS DE MUSICAS POPULARES? QUE CRENTE É ESSA? ATÉ POR QUE A DEFINIÇÃO PARA CRENTE É: AQUELES QUE TEMEM E CREEM EM DEUS, CRENTE NÃO É RELIGIÃO. É UMA VERGONHA PRIVAR OS CAMPISTAS DE DECIDIREM O QUE QUEREM OU NÃO ASSISTIR E OBRIGA-LOS A CONVIVER COM TANTA FALSA MORALIDADE.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião