Oi Claudio!
Bom dia!
Eu sou diretor do Grupo de Teatro Oito de Paus aqui no Rio de Janeiro e sou primo do Marcelo Rebel como ele falou com você pelo facebook.
Então, vou te explicar o absurdo que aconteceu.
Mais ou menos em maio eu entrei em contato com a Fundação Trianon (presidente João Vicente) e apresentei o projeto da nossa peça que está em cartaz aqui no Rio chamada "Bonitinha, mas ordinária" de Nelson Rodrigues e eles aceitaram. E o que ficou firmado entre nós é que faríamos uma apresentação no Teatro Trianon no dia 10 de agosto. Mandamos a nossa documentação toda certinha, tivemos gastos e etc.
Em junho a Fundação me ligou confirmando. Porém, na semana passada eu recebi um e-mail da Fundação Trianon me informando que a peça tinha sido cancelada porque houve uma mudança de presidência da Fundação Trianon que agora é apenas Teatro Trianon e que agora a Fundação que comanda tudo é a Fundação Osvaldo Lima e a nova presidência tinha cancelado alguns espetáculos. Diante disso, ontem, eu liguei para a Fundação em busca de uma resposta mais concreta do que tinha acontecido.
Liguei e consegui falar com o João Vicente (antigo presidente da Fundação Trianon) que me contou indignado que a nova Fundação (Osvaldo Lima) tinha cancelado a peça porque era Nelson Rodrigues e a peça poderia ofender a prefeita Rosinha Garotinho por ela ser evangélica. Inclusive acham que a peça teria muitos palavrões, que é imoral e etc... Ou seja, a ignorância reina mesmo nessa prefeitura e nessa prefeita que provavelmente não conhece as obras do consagrado autor nacional Nelson Rodrigues pra achar que ele é imoral ou algo do tipo.
Bom, foi isso. Espero que você possa nos ajudar a fazer barulho contra essa absurda espécie de censura pela qual o Grupo passou.
Luís Felipe Perinei
luisfelipeperinei@hotmail.com
Cá comigo: Nenhuma suspeição da informação que traz o blog do Claudio Andrade, muito menos do ator Luís Felipe, que encenaria Bonitinha, mas ordinaria, de Nelson Rodrigues, no teatro Trianon, mas, honestamente, me recuso a acreditar no que acabei de ler. Não quero acreditar, uma vez que envolve pessoas com as quais dividi minha juventude, na militância política, através do teatro engajado, com o método do Teatro do Invisível, de Augusto Boal. Um censura fundamentada em intolerância religiosa é muito grave. Vamos aguardar o contraditório. Por enquanto é isso.
"O canalha, quando investido na liderança, faz, inventa, aglutina e dinamiza massas de canalhas. Façam a seguinte experiência: — ponham um santo na primeira esquina. Trepado num caixote, ele fala ao povo. Mas não convencerá ninguém, e repito: — ninguém o seguirá. Invertam a experiência e coloquem no mesmo caixote, um pulha indubitável. Instantaneamente, outros pulhas, legiões de pulhas, sairão atrás do chefe abjeto." (Nelson Rodrigues)
ResponderExcluirMe perdoe Fernando, mas quem comanda a cultura em Campos ? esta senhora, convenhamos...é uma figura patética. Outra coisa, se falar em cultura no berço nacional do populismo, é perder tempo. Aliás, muitos que começaram com voce, se perderam pelos caminhos, e se agarraram em nas arvores dos "DAS culturais"; são os pseudo-intelectuais, como o nosso Professor Astromar da planície(Astrogildo atual da novela Saramandaia) com discursos arcaicos, eruditos verdadeiros tonéis vazios cheio de nada.Obs: Não estou falando do Professor João Vicente Alvarenga que aliás não o conheço pessoalmente contudo, só escuto elogios ao seu grau de cultura e altivez de caráter.
ResponderExcluirPERFEITO LUIZ SIRI ESSE POVINHO DO GOVERNO TRAVESTIDO DE IDEOLÓGICO, NÃO9 PASSAM DE OPORTONISTAS PAra conseguir o poder
ResponderExcluirinadmissivel , inconcebível, inacreditável.
ResponderExcluirCaso seja verdade , sinceramente, os que se dizem atores em Campos e fazem parte deste governo são uns pulhas, cafajestes e imbecis e ordinários!!
Me dói muito dizer. Mas Campos é a cidade mais achincalhada do Brasil.
ResponderExcluirCadê os pseudo-intelectuais de Campos, que arrotam hermetismos para camuflar suas ignorancias?
ResponderExcluirCade os ¨curtos¨ que participam do governo fda ¨fartura¨atual?
Cadê Avelino?
Cadê Orávio?
Cadê?
UM ESPETACULO TEATRAL, VOCÊ TEM OPÇÃO EM ASSISTIR OU NÃO, MAS A CRENÇA DE NOSSA PREFEITA, PERMITE SHOWS EM FAROL, E ELA EM DUETOS DE MUSICAS POPULARES? QUE CRENTE É ESSA? ATÉ POR QUE A DEFINIÇÃO PARA CRENTE É: AQUELES QUE TEMEM E CREEM EM DEUS, CRENTE NÃO É RELIGIÃO. É UMA VERGONHA PRIVAR OS CAMPISTAS DE DECIDIREM O QUE QUEREM OU NÃO ASSISTIR E OBRIGA-LOS A CONVIVER COM TANTA FALSA MORALIDADE.
ResponderExcluir