quarta-feira, junho 26, 2013

MOBILIDADE URBANA DISCUTIDA NA CÂMARA

(Por e-mail)

Olá, todos.

Estive, ontem 24/06/2013, presente (representando o Observatório de Controle do Setor Público) à Sessão extra-ordinária, convocada pelo Vereador Tiago Virgílio, na Câmara Municipal de Campos, para tratar da mobilidade urbana e do aeromóvel. Porém, nada de substancial foi apresentado, ao contrário, vi até um vídeo sobre ciclismo - apresentado pelo representante da Secretaria de Transportes, do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Marcos - da cidade de Copenhagen, Dinamarca. Não tratou do assunto, nem o representante do IMTT(antiga EMUT), Sr. Paulo Dias,  que dentre outros assuntos enalteceu a pintura - questionável - da ciclovia da Av. 28 de Março. O Sr. Paulo, apenas apresentou uma daquelas perspectivas, do aeromóvel, para "encantar o cliente", nada de detalhes técnicos. O Secretário de Obras, o Eng. Edílson Peixoto, seguiu o ritmo, ou seja, nada de concreto apresentou, sobre o aeromóvel, nem "perspectivas", apresentou uma espécie de vídeo promocional de alguns projetos da Prefeitura, como o Programas: Morar Feliz, Bairro Legal, Meu Bairro é Show, passagem a R$ 1,00, Revitalização do Centro Histórico...finalizando com um vídeo "indiano", com alguma mensagem sobre o trabalho em equipe, que retirava um veículo atolado na lama.
A falta de assunto, projeto, foi tanta que até o Portal da Prefeitura, em 24/06/2013 (http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=19191), noticiou de forma genérica o tema da Sessão extra-ordinária, que foi uma ideia brilhante de resultado decepcionante.
Os representantes de alguns segmentos da sociedade civil organizada (CDL-Roberto Escudine, Sindicato dos Taxistas-Marcelo Vivório e Vãs-Transporte alternativo(não me lembro o nome)) trataram do assunto mobilidade, sob a ótica da defesa de cada "categoria", sendo peticionado, respectivamente: deslocamento dos ambulantes da área central; mudança da permissão dos pontos de táxi para  algo vitalício e hereditário e financiamento junto ao FUNDECAM para aquisição das novas "vãs" e retorno dos pontos de embarque e desembarque, das mesmas, para a "Beira Rio", devido a "prejuízos".

Enfim, deve ser feito recarga da campanha do abaixo assinado (audiência Pública): http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N41250 sobre a possibilidade do aeromóvel, antes que se lamente por algo que, além da possibilidade de gerar impactos negativos pode representar gastos além do necessário e, especialmente, não resolver o grave problema de mobilidade urbana que Campos vive.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

7 comentários:

  1. Um bom exemplo de desgoverno na area de transito urbana em Campos é o fato que a Avenida Artur Bernardes vindo do BR 101, não dá acesso a nenhum bairo do lado esquerda (Pq Rosario, Pq Aurora,Pq Fazendinha, Pq Joao Maria, Turf entre outros)e vindo do outro lado não dá acesso aos bairos IPS, Dr Beda, Pq Barbosa e outros. Para que serve esta avenida então, se ela não da acesso para os bairos pelos quais ela passa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fizeram com as placas é tão bobo, tem rua, obedecendo as placas, não tem mais como acessar sem fazer infração. E olha, a guarda municipal te multando aqui no bairo.

      Excluir
  2. temos que convocar a todos da rede para não so ir para as ruas mas, também irem para a câmara municipal.

    ResponderExcluir
  3. Não sabemos se os ILMs representantes públicos sõa idiotas ou julgam o camóista idiota.Fingem o tempo todo, marqueteiam o tempo inteiro.
    Bsta senhores, não há como fazer com que o gigante fique adormecido otempo todo.Ele acorda.Campos deu apenas mostrar.O mais belo ainda está por vir.

    ResponderExcluir
  4. Cabruncada para as ruas rumo à camara de modo ordeiro exigir o basta de teatro e que trabelhem em prol da população e não de seus interesses e deu chefte.
    Vem, vem pras ruas!
    A população tem a força, derrubou a PEC 37 agora tem que ser muito mais.
    Reforma´política !
    Dinheiro nas mãos de corrruptos não dá Presidenta!

    ResponderExcluir
  5. Fernando,esclareça por favor, tem muita gente enganada supondo ser a arruaça sexta em Campos ,as manifestações dos cabruncos livres.
    O quadrilheiro tenta mais uma vez enganar a população!
    Rejeitado , ressentido e quadrilheiro, entrou e não fez, perdeu a vez!
    A onda vai te pegar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião