terça-feira, abril 30, 2013

SHOPPING BOULEVARD, A POLITICA BURRA DA "BOA VIZINHANÇA"

Fotografia cedida pelo meu amigo Ralph Braz
Ontem, 29, fui ao shopping Boulevard apanhar minha neta que participava do aniversário de uma amiguinha de colégio, em um dos salões daquele centro de compras. Fui, exclusivamente, com esse fim: buscá-la.

O estacionamento estava lotado, rodei para encontrar vaga. Não achei e improvisei uma vaga num espaço, uma área mais próxima da entrada, onde deixei o carro, com o alerta ligado. Como são duas salas de festas, tive que percorrer os corredores para encontrá-la, o que excedeu em 7 minutos os 15 minutos de tolerância que o estacionamento do shopping concede, sem exigir pagamento da taxa.

Quando saía, já nas cabines do estacionamento, fui informado que teria que pagar porque excedi o tempo permitido de 15 minutos, em 7 minutos. Percebi na hora que eu estava sem a minha carteira e tentei ponderar com os funcionários que eu estava com criança no carro e que, por conta disso, achássemos uma solução mais rápida. Fui orientado a aguardar o encarregado para discutir a situação. Esperei em vão, o encarregado, simplesmente, não deu o ar de sua graça.


Liguei, então, pra minha filha para que ela buscasse minha carteira em casa. Alertei que pagaria os 7 reais, além da cota dos 15 minutos de graça. O tempo excedido. O shopping “não estava autorizado” a fracionar a cobrança. Tinha que ser os 4 reais, como se eu tivesse ficado o tempo integral.


Lembrei que a Alerj, há alguns anos, aprovou lei que regulamenta estacionamento em shoppings e proibia cobranças, embora esta mesma lei tenha sido flexionada.


Lembrei que este mesmo shopping não estava autorizado pelo MP a funcionar enquanto não construísse alças de acesso, ligando a BR 101 à sua portaria e, contudo abriu suas portas. Os funcionários não respondiam, mas também continuavam “desautorizados” a resolver o problema.


O encarregado, nada.


Como minha neta começou a chorar, paguei os 4 reais e fui embora.


Deixo claro que, em hora alguma, disse que não pagaria o estacionamento. Expliquei, ponderadamente, a razão de minha ida ao shopping. Só queria uma solução que nos atendesse, a mim e ao shopping. Queria um desfecho negociado, civilizadamente. Mas prevaleceu a política burra do estacionamento, que prefere a tarifa de 4 reais, à simpatia dos clientes. 


Se é assim que querem, assim será.

8 comentários:

  1. Pior ainda aconteceu comigo. Na entrada do estacionamento um funcionário ficava entregando os cartões. Fiquei uns 10 minutos e ao passar pelo caixa me foi informado que tinha ficado 25 minutos. O que aconteceu é que o funcionário da entrada já tinha validado os cartões anteriormente e ia entregando aos motoristas.
    Não paguei e pedi minha liberação lá na saída.
    Isto aqui é de terra de índios, onde temos carnaval fora de "época", obras faraônicas, guarda municipal inexistente, motoristas sem educação, foco de dengue, saúde destruída e dois prefeitos.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, entendo sua situação, mas regras são regras. Infelizmente. Você excedeu em 7 minutos o tempo de tolerância. Entendo que estava sem carteira, sem dinheiro e etc...mas o que vale para um, vale para todos.
    Semana passada, fui ao shopping 28, que tem tolerância de 10 minutos, e cheguei ao caixa com 9 minutos para ir embora...eu teria 1 minuto para chegar até a catraca para ir embora. Certamente o tempo entre sair do caixa, ppegar o carro, manobrar e chegar na catraca seria maior que 1 minuto. Paguei a taxa de 4 reais, apesar de achar erradíssimo este caso, mas paciência. Eu estava com pressa, sem paciência pra conversar com gente que não responde por nada, sem paciência absoluta com esta cidade onde nada funciona, todos tem direito a tudo, menos eu e você. Eu poderia ter argumentado e sei que estava com razão, mas se eu chegasse no caixa com 1 minuto além do tempo de tolerância, não falaria nada. Não concordo com você. É o famoso jeitinho pra tudo. Eu não peço jeitinho e não concordo com jeitinho pra ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, imagino que eu não tenha sido, suficientemente, claro no meu texto. Não defendi o "jeitinho" para resolver minha situação. Defendi o diálogo. Eu estava 7 minutos atrasados e estava sem carteira. Propus, apenas, que a administração do estacionamento me permitisse sair para buscar o dinheiro e pagar. Quanto aos sete minutos, o que eu fiz foi apelar para o que diz a lei, afinal eles cobraram a tarifa cheia por uma fração. Nesse caso o shopping está transgredindo a nova norma.
      abraços
      Fernando

      Excluir
  3. Este desgraçado "desenvolvimento" com a vinda deste shopping só desgraças trouxe aos moradores do entorno, atravessar a "divisa" da linha do trem para vir para Parque Leopoldina está uma desgraça a qualquer hora do dia, aumento de assaltos na região e falta de sossego nos bairros do entorno, e os pobres coitados moradores do condomínio Recanto da palmeiras, nem se fala. Por que não se pensar em construção de um viaduto cortando BR 101 da rodoviária até divisa com ES? Quem foi o sem noção que autorizou a construção deste malfadado shopping na estrada? Quem desadministra aquele lugar horroroso que tem uma praça de alimentação fedida e de péssimo gosto?

    ResponderExcluir
  4. Essa administração do shopping boulevard tinha que ser toda revista, é um caos parece que nao tem seguranças, e a administração é um problema sério.

    ResponderExcluir
  5. ACHO QUE DE TODA A REDE DE SHOPPING BOULEVARD, É A ÚNICA QUE TEM MAIS FUNCIONÁRIOS DO QUE CANCELA ELETRÔNICA (OU PORTEIRA PARA NÓS CAMPISTAS).
    ELES CONSEGUEM FAZER UM SHOPPING E NÃO CONSEGUE AUTOMATIZAR SUAS ENTRADAS E SAÍDAS....SERÁ QUE COMPROU MATERIAL RECICLADO POR SER EM CAMPOS???

    ResponderExcluir
  6. mas por sua vez é muito melhor q os outros shopings, pois é um preço fixo, e por ex:, no 28 se vc ficar 4 hrs pg uns 10 reais, regras sao regras e vai quem quer, parar em local nao autorizado prejudica o fluxo dos q nada tem haver com os problemas alheios, se sao 15 minutos de tolerancia, ninguem vai ficar mais pobre por 4 reais, o boulevard chegou para melhorar a regiao e acabar com os abusos dos shopings antigos dessa cidade, desenvolvimento vem com bonus e onus
    abc

    ResponderExcluir
  7. CHAMAR ISSO DE SHOPPING É BRINCADEIRA DE MAU GOSTO. QUANDO SE VAI PARA O RIO, SÃO PAULO (INTERIOR) E VITORIA/VILA VELHA AI VOCÊ VÊ O QUE É SHOPPING DE VERDADE COM VARIOS ANDARES E OPÇÕES DE LOJAS E ALIMENTAÇÃO. ESSA CIDADE TA CADA VEZ PIOR E CADA VEZ MAIS É A CIDADE DO "JÁ FOI" E VAI SER TAMBEM A DO "JÁ ERA".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião