sexta-feira, outubro 26, 2012

CRECHE DA PREFEITURA DISPENSA CRIANÇAS SEM PRAZO PARA RETORNO


O caso é grave.

Cerca de sessenta (60) crianças do Maternal da creche da Orla 1, no Jardim Carioca, foram dispensadas, hoje, sexta, 26, com a recomendação de ficarem em casa até que a prefeitura resolva o problema criado com a decisão judicial que afastou os funcionários contratados pelo sistema REDA - Regime Especial de Direito Administrativo - 

As mães dos alunos, surpresas com a recomendação da direção da creche, vão procurar amparo no Ministério Público Estadual, uma vez que o governo não tem previsão de quando a questão estará resolvida. Ao que parece, o ano letivo dessas crianças terminou três meses mais cedo, com evidente prejuízo pedagógico e social.

A situação se impõe por sua complexidade. Alunos de Campos recebem um ensino reprovado pelo IDEB e pior do que isso, não concluem o curso. Os gestores não podem transferir a culpa para terceiros ou para a Justiça, pois sabem que o  REDA é por tempo determinado. 

Sem exageros, estamos diante de um crime de lesa infância.

23 comentários:

  1. Milagres acontecem!!!!!!!!!!!!
    Os funcionários do REDA resolveram não trabalhar mais de "graça" nessa creche... pq na minha que fica a duas ruas dali, a direção vive dando jeitinho e tudo continua normalmente.

    ResponderExcluir
  2. O que falta agora para a turma do mal da lapa tomar vergonha na cara e realizar um verdadeiro concurso publico hein?
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Isso é toda creche de Campos, no Rotary no Parque Imperial é bem pior, mais as mães tem medo de perder a vaga.

    ResponderExcluir
  4. Tem creche que está trabalhando meio expediente so com professores, e auxiliar de serviços gerais que sabemos que também não pode ficar na sala,muitas das contratadas do Reda estavam trabalhando,recebendo pela firma foi obrigada a sair porque foram chamada para reunião e la descobriram que estavam de aviso e não tiveram escolha de ficar na firma ou assinar contratos,foi pegar ou largar e agora imagine onde isso vai parar algumas dessa são dona de casa,muitas delas e que sustenta a sua familia.Pensa bem Srº Juiz quando for resolver este caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Juiz tem que pensar no bem da POPULAÇÃO e não de umas familias!

      CONCURSO JÀ!

      Excluir
  5. Na creche escola Heloísa monteiro da paixão( antiga Combem)no Parque Guarus a situação que já ficou ruim apos a troca da diretora por motivos políticos e medíocres ,agora com a dispensa dos alunos em meio período a situação estar insustentável . Quem vai pagar por isso Joilza Rangel ou as crianças ou as duas ?

    ResponderExcluir
  6. E tem gente que ainda acha normal isso tudo. Deve ser culpa do Sergio Cabral.

    ResponderExcluir
  7. A SECRETARIA JOILZA NÃO ESTA NEM AI PARA AS CRECHES, SINCERAMENTE A PIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE CAMPOS JA TEVE ATE HOJÉ,SE A PREFEITA ROSINHA NÃO TOMAR PROVIDENCIAS URGENTES EM RELAÇÃO A ESTE PROBLEMA TÃO SERIO QUE COMPROMETE A EDUCAÇÃO VAI FICAR MUITO DIFICIL PARA MÃES QUE DEPENDEM DEIXAR SEUS FILHOS NAS CRECHES PARA TRABALHAR UMA INJUSTIÇA COM ESTE PESSOAL DO REDA QUE DEPENDEM DO SALÁRIO PARA SOBREVIVEREM,ESTOU CERTA QUE JUSTIÇA SERÁ FEITA...FORA JOILZA RANGEL...PREFEITA POR FAVOR COLOCA PESSOAS COPETENTE PARA TIRAR A EDUCAÇÃO DO CAOS.OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido se as escolas estão nesta situação a culpa nao e de Joilza pois ela como todos os paus mandados de Campos comem na mao de Rosinha e de seu dignissimo marido. Nada e feito sem o crivo dos dois. então se existe algum culpado e a prefeita pois nao faz uma gestão eficiente. ....

      Excluir
    2. A culpa é de ROSINHA seu acéfalo, baba ovo!

      Excluir
  8. Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada em Imperatriz

    Imagens mostram alunos realizando prova segurando guarda-chuvas.
    Secretário municipal disse que professora procedeu de forma errada.

    A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. A reportagem foi sugerida por um internauta através do VC no G1.

    Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado.

    Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1.

    Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão.
    Uiliene Araújo

    Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos.

    Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.
    Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.

    “Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

    Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)
    Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.

    Repercussão
    Publicadas em seu perfil pessoal no Facebook, as quatro fotos que mostram o estado da sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado já contam com quase 200 compartilhamentos e diversos comentários em apoio à professora e indignação diante da estrutura e atitude da unidade.

    http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/10/professora-e-demitida-apos-divulgar-fotos-de-escola-alagada-em-imperatriz.html

    ResponderExcluir
  9. Não adianta colocar culpa na justiça,pois quem criou o REDA sabia que não daria certo, as eleições passaram conseguiram os votos pretendidos , agora e sempre " crianças que se danem". Se existisse uma política séria e de qualidade, teriam feito concurso desde 2011 e não fechariam escolas como fizeram.

    ResponderExcluir
  10. Nós contratados do REDA,quando fomos para as escolas vestimos a camisa e procuramos fazer o melhor para as crianças.É difícil saber que depois de tanto trabalho e dedicação estamos nessa.Apesar de saber que será ainda mais difícil para as crianças pois na escola onde trabalho eles estavam sem aula a seis meses,tivemos que fazer o milagre de dar 3 bimestres em quatro meses.Realmente senhor Juíz espero que pense bem pois não sei o que será de Campos se o resultado quarta-feira for negativo.Que Deus nos proteja e te ilumine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Educação vai continuar a mesma MERDA! Com ou sem REDA's até parece que vocês contratados entraram e fizeram algum milagre!

      Se enxerga!

      Excluir
  11. Tem que fazer concurso mas concurso decente ,não essa bagunça que foi o último!

    ResponderExcluir
  12. A maioria das mães que hj estão reclamando que seus filhos estão em casa sem aula pois não tem professores, são a maioria que apoiou o "FICA ROSINHA". Acho uma injustiça o não pagamento dos contratados do REDA. Mas tb acho uma injustiça, ter mais de 200 vagas para professores e a prefeitura ter cara de pau de só convocar 23 concursados, que ainda por cima só puderam optar por 5 escolas na escolha, uma em Travessão, uma em Nova Goitacazes, e as outras 3 em guarus. Um absurdo maior, é os professores que estão aguardando a tão esperada remoção só poderem mudar de escola em dezembro. Não é apenas um FORA JOILZA, é um FORA ROSINHA!
    Ao mesmo tempo que esse governo que esta destruindo nossa cidade financeiramente falando,ajudando a afundar a educação e com uma saúde sub humana, me irrita profundamente, por outro lado, é bom tudo isso acontecer para que os "fãs" desse governo miserável colham os máus frutos que plantaram pela segunda vez nas urnas campista. Agora "chupa" essa manga eleitores roxo paixão!

    ResponderExcluir
  13. Sr juiz sou do REDA e espero que o SR dÊ um fim nesta questão do REDA cassando a prefeita e fazendo um concurso público de verdade só assim para termos dignidade. nã adianta reclamar,pessoal do REDAS preparem-se para estudar e passar,assim teremos o emprego garantido

    ResponderExcluir
  14. Fernando. A situação na zona rural é a mesma mas aqui então é que não podemos abrir a boca, senão vai para casa.

    ResponderExcluir
  15. Até onde vai a capacidade do ser humano em ser humilhado? torturado, massacrado? E não fazer nada? Este problema já está mais que falado, mas a Justiça dos homens é falha, mas toda a descendência desse casal irá sofrer com estes desdéns. A Justiça Divina não falha, mas eles não se lembram disso.

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente com o anônimo de 27 de outubro de 2012 18:41.Esse reda foi uma troca de favores,onde muitos foram lubridiados achando que o contrato seria válido por 2 anos,e aí votaram nela(o famoso voto de cabresto),mas com certeza não ia vingar por se tratar de algo irregular,esse reda foi uma golpada,imagine vc que trabalho na prefeitura mais de 20 anos,aí surgiram essas firmas eu e muitos nos tornamos terceirizados,estávamos tranquilos trabalhando como auxiliar dos professores,aí vieram novas nudanças,só poderia ficar em sala de aula quem tivesse segundo grau,agora pergunto pra trocar fraldas ,dar banho nas crianças ,precisa ter segundo grau?tudo bem que essa medida seja correta,mas será que esse pessoal iam ser remunerado de acordo com o grau de instrução?Aí veio o tal reda e assim com eu e outros,nos tiraram da da firma em que trabalhavamos e nos jogaram pra esse tal de reda,e cá estou eu sem receber os meses que trabalhei,e agora esperando em casa um aviso se voltarei a trabalhar ou perdi o emprego,isso sim é uma injustiça,até concordo que esse reda tenha ido parar na justiça,mas e os que tem 20,12,9,anos de prefeitura?vamos ficar a ver navios?

    ResponderExcluir
  17. Como assim "não concluem o curso"?!.Não se trata de uma CRECHE?!.No resto realmente absurda a dispensa das crianças.Devemos nos unir e cobrar dos responsáveis por esse pré-caos no municipio que vem afetando a vida de inumeros trabalhadores(redas)e o funcionamento de vários órgãos municipais:o ADVOGADO que provocou o ministerio publico que por sua vez com a decisão que tomou praticamente impede o pleno funcionamento de vários órgãos municipais e o poder judiciario que demora em julgar essa questão.Mas,quem em sã consciencia tem coragem de enfrentar o temido poder judiciario?Eu não tenho!

    ResponderExcluir
  18. Esqueceram de dizer também do desrespeito ao professor, que nessa de dar sempre jeitinho leva a pior, e além disso tem sua verdadeira função desviada pois não consegue fazer o pedagógico para zelar pela proteção da criança. Onde está a SMEC, que não propôs nenhuma alternativa para melhorar a situação, deixando os professores, diretos e alunos a deriva? De quem será a responsabilidade caso ocorra alguma coisa? Pois a clientela é criança e está respaldada pelo estatuto.

    ResponderExcluir
  19. É UMA SITUAÇÃO CAÓTICA,E AINDA VÃO PARA MÍDIA FALAR MAL DOS PROFESSORES QUE ESTÃO COM LICENÇA MÉDICA,QUE É UM DIREITO DO SERVIDOR MUNICIPAL,TENTANDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA,CONTRATOS ILEGAIS,ENGANO ,TIRANDO AS PESSOAS ,AUXILIARES DA FIRMA PARA TRABALHAREM NO REDA, GRANDE IMCOMPETÊNCIA,BURLAR A LEI,E CONTRATAR ILICITAMENTE QUANDO TEM QUE FAZER CONCURSO. OLHA A EDUCAÇÃO DE CAMPOS COMO ESTÁ,SENHORA PREFEITA. PEÇA SABEDORIA A DEUS PARA GOVERNAR ESSA CIDADE,TUDO QUE ESTÁ ENCOBERTO VIRÁ A LUZ,PROMOVA JUSTIÇA SOCIAL,VALORIZANDO COM O FUNDEB O SALÁRIO DOS EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO QUE MERECEM MAIS RESPEITO E VALORIZAÇÃO.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião