quarta-feira, agosto 29, 2012

DESABAFO DE FUNCIONÁRIA DO PU DA SALDANHA MARINHO

(Por e-mail)

Olá, Fernando!

Sou funcionária da Unidade Pré Hospitalar Saldanha Marinho, conhecida popularmente como SAMDU da Saldanha Marinho.

Antes de qualquer coisa gostaria de deixar bem claro que não tenho nada contra o Diretor Clínico Doutor Edgar e a Administradora Hospitalar Sônia Duarte.

Mas tem certas coisas que temos que expor, pois a nossa segurança também está em jogo.

A Unidade não dispõe de porteiros nas entradas que dão acesso ao interior da mesma, ou melhor existem porteiros mas estão com desvio de função na unidade. Com isso o entra e sai é constante de pessoas que não são funcionários e acompanhantes de pacientes e até mendigos. Uma verdadeira bagunça. Existem SEGURANÇAS PATRIMONIAIS contratados. Como o nome diz cuidam do patrimônio e não do fluxo de quem entra e quem sai da unidade. Trabalhamos sem segurança pois a qualquer momento podemos ser surpreendidos por um agravante. Só que não podemos esperar acontecer o pior para depois agir.

O que nós funcionárias(os) não entendemos é que no Hospital Ferreira Machado tem porteiro fixo, no Hospital Geral de Guarus tem porteiro fixo, na Unidade Pré Hospitalar de Guarus (SAMDU DE GUARUS) também tem porteiros fixos, porque que aqui na área central não tem? É tudo mal administrado. A administração diz que a culpa é da Fundação Municipal de Saúde que não tem pessoal para enviar. Mas e os que tem e estão em desvio de função? Outros vão lá somente para cumprir horário e nem trabalham. Inclusive esta semana roubaram uma bicicleta de um funcionário da unidade que estava no estacionamento. Ou seja, quem roubou entrou normalmente teve tempo de caminhar até os fundos da unidade onde fica o estacionamento, pegar a bicicleta e sair normalmente.

Outra coisa são os enfermeiros e enfermeiras da unidade. que poderiam estar fazendo uma triagem no atendimento para que as pessoas não ficassem tanto tempo esperando atendimento, como é feito nas outras unidades citadas acima. Mas não, eles(as) ficam o plantão todo na sala da chefia de enfermagem ou no repouso deles. E se chamam pra descer pra ver algo, tem uns que ainda reclamam. Ora, poxa! É muito fácil ganhar pra ficar deitado, assistindo TV, fazendo ligações e dando ordens. Afinal pra eles estudaram faculdade de Enfermagem? Pois para fazer isso só precisa ser alfabetizado.

Fora que não exite Médico Pediatra na unidade. Toda vez que alguma criança até 12 anos chega na unidade é orientada a procurar outras unidades, como: o Hospital Geral de Guarus, a Unidade Pré Hospitalar de Guarus (SAMDU DE GUARUS) ou a U.P.A., todos localizados no distrito de Guarus, pois na margem direita do Rio Paraíba do Sul a única Unidade que tem Médico Pediatra é o Hospital São José na baixada.

Essa é a SAÚDE EXCELENTE que o governo municipal diz.

Esse é um desabafo de uma funcionária que está cansada de ver as coisas erradas e nada acontecer para consertá-las.

Obrigada pela atenção.

Cá comigo: a denúncia da funcionaria dá bem a dimensão do caos da Saude Pública, em Campos. Quando confrontados, os gestores sacam de suas gavetas mil gráficos com estatísticas que não refletem a realidade. Quem conhece o sistema e suas deficiências é quem está na ponta da politica publica, em contato direto com os pacientes. O PU da Saldanha Marinho é uma das unidades mais procuradas pela população.

10 comentários:

  1. Realmente deplorável!!
    A uns 2 anos atrás meu marido precissou ir A essa mesma unidade, depois de uma longa espera me foi dito que o médico ( homem) iria atender.Para meu espanto foi uma mulher, perguntei a ela pelo médico e ela disse que era filha dele.E pior ainda,utilizou do carimbo do médico e assinou como o mesmo. Fiquei indignada.

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO TENHO MEDA DA MORTE. EU TENHO MEDO É DA MENTIRA ENGANADORA DA OPINIÃO PÚBLIC E DE SEUS MEMBROS PUXASSAQUISTA DE UMA POBRE MULHER QUE SÓ SABE MENTIR... É A ULTRASSONOFIA DA SAUDE CAMPOS.... EU ME TRATO COM MÉDICO ESPIRITA PORQUE NÃO ACREDITA NA MEDICINA MERCANTILISTA QUE SÓ SABE RECLAMAR DA TABELA DO S U S .... DONA ROSA TASMBÉM. VEJAM SE O MÉDICO DELA É DAQUI E FERREIRA MACHADO OU CONGÊNERE. TALVEZ O PSIQUIATRA DO MARIDO SEJA PORQUE O CARDIOLOGISTA VOLTOU ... NÃO VOTEM NMESSA GENTE. CHEGAAAAAAAAAAA !

    ResponderExcluir
  3. Simplificando Fernando a informação acima, a 20 dias atras num sabado meu filho foi atendido naquela unidade por uma medica que diagnostificou Cachumba e receitou dipirona e um leve antiinflamatorio. O que me chamou a atenção e que a medica estava com o jaleco da Faculdade de Medicina de Campos, ai ficou a duvida, esta formada? ja é medica residente? Ja clinica pacientes sozinha sem a supervisão de um professor ou medico experiente como é feito no Alvaro Alvim? Sim isto aconteceu la e o pior não era Cachumba mas uma intensa infecção de garganta que quase mata meu filho pois so piorou e foi parar nas mãos de um otorrino pago na Santa Casa que achou melhor internar e drenar a imensa bola que se formou envolta do pescoço. Mais sofrimento a indicação foi para o HFM onde os pacientes em atendimentos nos corredores mostrados em reportagens de televisões tambem acontecem aqui nesta cidade de orçamento bilionario. Graças a Deus meu filho foi transferido para o Alvaro Alvim e la apesar do pouco orçamento tudo é diferente, solidariedade, carinho e respeito com o paciente. Quase que aquela muito jovem e inexperiente "dra" mata meu filho.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a menor novidade nesta estória relatada. O pior é que se depender desta massa oligóide com título de eleitor na mão...este panorama será perpetuado. Merece a bosta que tem na saùde, na educação...é o melhor que se pode ter por cinquentinha. AGUENTA QUIETA A ESCÓRIA QUE ESCOLHEU.

    ResponderExcluir
  5. Caro anonimo de 18:25 não é estória (historia) sou corretor credenciado pelo CRECI trabalho para receber meus honorarios de forma honesta, não recebo cinquentinha e nem voto com garotinho e seu grupo. Apenas relatei que precisamos dos serviços do Sandu da Saldanha Marinho para meu filho, e o resto é conversa fiada.

    ResponderExcluir
  6. Fernando por favor não divulgue esta mensagem.Aqui na PMCG,30/8/2012, ao acessar o seu blog para minha surpresa a página aberta foi do dia 29/8/2012. Fui para o de Jane 30/8/2012, Roberto Moraes idem, Claudio Andrade, idem. O que pode estar acontecendo? Ontem, lá pelas oito horas,acessei os devidos blogs acima citados, e a materia que eu li não condiz com o que estou vendo hoje 31/8/2012.rogerio.nunes.r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. E verdade sou vig e tentao faser vigilante de porteiro sim nao dar

    ResponderExcluir
  8. QUERIDO FERNANDO! REALMENTE A SAÚDE EM CAMPOS ESTÁ UMA BAGUNÇA.
    NO DIA 26 DE AGOSTO DE 2012(SEGUNDA-FEIRA AS 3:49 DA MANHÃ) ESTIVE NO HOSPITAL DA SALDANHA MARINHO COM O MEU MARIDO POR TER PROBLEMAS DE PRESSÃO ALTA, CHEGANDO LÁ AS ÚNICAS PESSOAS QUE ESTAVAM TRABALHANDO ERA OS FUNCIONÁRIOS DA RECEPÇÃO E OS SEGURANÇAS, OS MÉDICOS E ENFERMEIRAS, TODAS ELAS DORMINDO.
    QUANDO VIERAM ATENDER COM OS ROSTOS AMASSADOS E MAU HUMORADAS, PARECIA QUE ESTAVA TRABALHANDO OBRIGADA.JÁ QUE A FUNÇÃO DELAS É LIDAR COM VIDAS.
    ISSO É UMA VERGONHA, SERÁ QUE QUANDO MUDAR O GOVERNO ESSAS COISAS VÃO MELHORAR OU PIORAR?
    ESPERO QUE MELHORE, SE NÃO TOMAREM PROVIDÊNCIAS A TENDÊNCIA É PIORAR CADA VEZ MAIS.SE NÃO QUEREM TRABALHAR TEM QUE DAR A VEZ PARA QUEM REALMENTE AMA A PROFISSÃO. TODOS OS CIDADÕES QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS EM DIA NÃO ERA PARA PASSAR POR ISSO NÃO É?
    ESTIVE LENDO OS OUTROS DESABAFOS E APROVEITEI A OPORTUNIDADE

    ResponderExcluir
  9. CAMPOS CIDADE RICA SAÚDE POBRE, ENTÃO ELEITORES, VOTEM EM CANDIDATOS QUE REALMENTE FAZEM PELA SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE, QUE JA FOI BEM MELHOR QUE A ATUAL, NÃO ADIANTA TAMBEM POR TODA A CULPA NO FUNCIONÁRIO QUE, MUITAS VEZES, TRABALHA EM CONDIÇÕES MUITO PRECÁRIAS, AFINAL AS VERBAS BILHONÁRIAS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES FORAM PARA A BEIRA VALÃO COM ÁGUAS CRISTALINAS; O CEPOP COM BIBLIOTECA DE PRIMEIRO MUNDO, AS PRACINHAS COM PLATAS MEDICINAIS QUE CURAM DOENÇAS; AS OBRAS DO METRÔ DA RUA 7 QUE LIGA CAMPOS AO RIO DE JANEIRO; AS CASINHAS POPULARES COM SISTEMA ANTI TERREMOTO E ESTRUTURA PREDIAL, ENFIM, A CIDADE SÓ NAÕ VALORIZA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, MAS TAMBÉM PRA QUE SERVE ISSO, PELO MENOS PRA ENTRAR NA POLITICA NÃO PRECISA, E QUANDO SE ESTÁ NA POLÍTICA OS FILHOS ESTUDAM EM ESCOLAS PARTICULARES E SE TRATAM NOS MELHORES HOSPITAIS PARTICULARES DO BRASIL.
    NO ENTANTO ELEITOR OU APRENDEMOS VOTAR OU PARAMOS DE RECLAMAR !
    SOU PROFESSOR !!!

    ResponderExcluir
  10. O QUE ELA DIZ E VERDADE; FUI LEVAR O UMA VIZINHA AO HOSPITAL SÃO JOSE (SEM MÉDICO), FUI AO PU DA SALDANHA MARINHO (01 MEDICA) 20 PACIENTES ALGUNS A MAIS DE 02 HORAS AGUARDANDO. UMA VERGONHA, E O "SEPOBRE" DANDO FESTAS E VENDENDO CARROS. VOU IMPRIMIR PAPEL COM DIZERES "CIDADE RICA, SAÚDE E POVO POBRE", ACHO QUE TODOS PODIAM FAZER SUA PARTE PARA TIRAR A MASCARA DE STE GOVERNO.

    JOSE MARCOS SANTANA

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião