sábado, julho 21, 2012

OS PRIMEIROS NUMEROS DA ELEIÇÃO DE 2012 EM SÃO JOÃO DA BARRA


O vereador Neco (PMDB) lidera as intenções de voto para prefeito de São João da Barra com 46,6% enquanto o candidato mais próximo, Betinho Dauaire (PR), tem apenas 28,5%, totalizando uma diferença de quase 20%. Os candidatos Murilo da Karol (PSDB) e Jéssica (PPL) têm 0,7% e 0,4% respectivamente, enquanto brancos e nulos somam 7% e não sabe/não respondeu somam 16,8%. A pesquisa, registrada no TSE sob o número 00024/2012, foi realizada pelo Instituto GPP entre os dias sete e oito de julho em todos os distritos de São João da Barra, ouviu 619 eleitores e tem margem de erro de 3,9%.
O comparativo com a pesquisa anterior, realizada pelo Ibope em abril, mostra que Neco subiu de 40% para 46,6% das intenções de voto, enquanto o candidato do PR caiu de 29% para 28,5%. Murilo da Karol caiu de 1% para 0,7% e Jéssica, na época, ainda não havia demonstrado pretensões eleitorais. No confronto direto dos dois principais candidatos, a pesquisa do Ibope havia apontado Neco com 42% e Betinho com 29%. Agora, o GPP mostra que Neco disparou e subiu para 52,7% deixando Betinho com apenas 31,1% das intenções de voto.
Segundo o GPP, 85,5% dos eleitores não mudarão seu candidato de jeito nenhum, ou seja, já consolidaram seu voto, e 14,5% disseram que ainda poderão mudar ou ainda não sabem.
Quando forma-se a chapa peemedebista, Neco e Alexandre Rosa, o percentual aumenta para 49% (em abril era 44%) das intenções de voto. Os candidatos do Partido da República, Betinho/Gersinho, caíram para 29,2% (em abril tinham 30%), enquanto Murilo da Karol com seu vice Firmino, assim como Jéssica/Laiz, não chegam a 1%.
Neco consolida sua liderança nas intenções de voto dos eleitores de São João da Barra em todas as classes sociais, religiões, sexo/idade e níveis de escolaridade, sendo que, quanto maior a escolaridade do eleitor, maior também é a diferença a favor do candidato do PMDB. Entre os eleitores com segundo grau completo e nível superior, considerados os formadores de opinião, Neco tem 49,1% contra 24,5% do adversário. Quando é formada a chapa Neco e Alexandre, a diferença entre os eleitores com segundo grau ou nível superior aumenta para 25,1%.

Em relação à rejeição – aqueles candidatos em que o eleitor jamais votaria – a chapa Betinho/Gersinho lidera com 28,2%. Além disso, o apoio do ex-governador Garotinho (PR) é visto de forma negativa pelo eleitor, pois quando perguntado: “você não votaria em um candidato apoiado por qual desses políticos?” o nome de Garotinho é o primeiro disparado com 35,3% de negação. Quando se analisa o grau de conhecimento (se o eleitor conhece o candidato) com a imagem negativa dos candidatos, Betinho chega a 36,3% e Garotinho a 47,7% de rejeição. Na eleição legislativa, o PR também tem a maior rejeição com o candidato Camarão, disparado com 24,2%.

Pelo lado governista, a prefeita Carla Machado (PMDB) reafirma sua liderança no município. A pesquisa mostra que a população avalia novamente de forma positiva a sua administração com 87,3% e seu governo tem uma aprovação de 74,7%. A sua força política se apresenta de forma contundente quando a pesquisa mostra que 54,8% do eleitorado gostariam que o seu candidato a prefeito fosse apoiado pela prefeita Carla Machado, o que demonstra que até o eleitor da oposição reconhece a sua liderança.

Para o candidato Neco, o resultado da pesquisa mostra que o eleitor está atento e quer a continuidade de um governo que deu certo, visto que crescemos bastante na pesquisa e iremos continuar crescendo até o dia da eleição. “A oposição fica falando em mudança. Não é hora disso e sim de ampliação e adequação de programas e projetos. É claro que nosso plano de governo também prevê novas propostas, novas ideias, embasados no social, no trabalho, no desenvolvimento econômico e nas novas tecnologias”, ressalta Neco, vereador de quatro mandatos consecutivos, sendo duas vezes presidente da Câmara, além de ter sido secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

O PMDB de Neco/Alexandre Rosa conta com mais 13 partidos na coligação e cerca de 90 candidatos a vereador. “Temos o apoio da prefeita Carla Machado, do nosso governador Sérgio Cabral, do presidente do PMDB, Picciani, do presidente da Alerj, deputado Paulo Melo e principalmente, do povo de São João da Barra. Mostraremos o nosso projeto para a nossa terra continuar no rumo certo”, afirma Neco.

Bruno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião