sexta-feira, fevereiro 24, 2012

SERVIDORES DO TRERJ OFENDIDOS POR RICARDO BOECHAT

Do blog Cloaca News:


O jornalista e anchorman daRede BandalhaRicardo Boechat, acaba de agregar valor à sua fulgurante carreira no ramo da PI (Picaretagem da Informação). Na última sexta-feira, 10, zurrando ao vivo em seu programa naBandNews FM, o mezzo porteño-mezzo carioca desandou a desqualificar toda a categoria dos servidores do TRE do Rio de Janeiro, desfiando adjetivos desairosos aos trabalhadores e sugerindo que os funcionários daquele egrégio tribunal seriam todos vagabundos e sanguessugas do dinheiro público. Mais que isso: o ex-assistente do lendário fofoqueiro Ibrahim Sued chegou mesmo a exigir o corte do ponto dos trabalhadores judiciários.
Na prática, a TPM radialística de Ricardão espalhou-se pelo éter porque o brilhante e laureado profissional de imprensa não teve a pachorra de apurar uma informação que lhe chegara aos ouvidos logo após o início da greve das polícias do Rio de Janeiro. Para Boechat, a notícia de que o TRE-RJ havia “parado” por causa do movimento grevista da segurança pública transformou todos os funcionários da Justiça Eleitoral fluminense em vadios mundeiros. Ocorre que a suspensão do expediente na sede da Corte e nos cartórios eleitorais do estado deu-se em razão do Ato Administrativo 43/2012, editado naquele dia pela presidenta em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Letícia Sardas. A decisão da magistrada foi tomada em caráter preventivo, até que se pudesse avaliar o grau de paralisação e as consequências da greve dos policiais.
Com o programa ainda no ar, e indignados com a esculhambação pública a que estavam sendo submetidos,representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) entraram em contato com a produção de "Jornalismo" da BandNews FM para esclarecer a verdade dos fatos. Os bandalhos, no entanto, fizeram ouvidos moucos e não deram voz aos insultados.

Em junho de 2001, ocasião em que era o principal colunista de O Globo, Boechat foi flagrado passando conteúdo de matérias de seu jornal para um concorrente, o que lhe custou o olho da rua. Tempos depois, ele foi contratado pelo coveiro do JB, Nelson Tanure, com quem aprimorou seu talento nas Artes Trambicais. Atualmente, rancoroso e desenxabido, Ricardo Boechat experimenta seu patético ocaso, transformado em locutor oficial dos editoriaizinhos da Rede Bandalha.

Nota dos seventuários do TRE RJ:

Servidores do TRE-RJ são vítimas de acusações injustas  

Em face dos comentários absurdos, equivocados e desqualificados feitos à Justiça Eleitoral e a seus servidores pelo jornalista Ricardo Boechat, na última sexta-feira (10/2), na programação jornalística da BandNews FM (94,9Mhz) – quando este jornalista ao vivo abordava a cobertura da greve das forças de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro – o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), vem repudiar de forma veemente os comentários e ataques feitos por Ricardo Boechat aos servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Como é de conhecimento de todos, no dia 10 de fevereiro, teve inicio a greve dos servidores ligados à área de segurança pública do Rio de Janeiro. Como era de se esperar, todos nós amanhecemos extremamente preocupados com o que poderia acontecer durante o desenrolar da paralisação, haja vista que residirmos em um estado onde os índices de violência são um dos maiores do país. Além disso, toda a sociedade havia acompanhado nos últimos dias atentamente o aumento da violência no estado da Bahia. Portanto, era grande a preocupação dos fluminenses.

Mediante ao exposto, sem saber mensurar o grau de paralisação e as consequências da greve, a presidenta em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Letícia Sardas, por precaução, editou no mesmo dia em que se iniciou a greve (10/2), o ato administrativo 43/2012. O ato suspendia o expediente na sede e nos cartórios eleitorais em todo o estado em virtude da greve das forças policiais.

Por se tratar de um programa ao vivo, a equipe do programa da BandNews FM, comandado pelo jornalista Ricardo Boechat,  das 7h às 9h, recebeu um telefonema informando que o TRE-RJ havia sido fechado devido a greve. Foi a partir deste momento, que o noticiário do programa voltou suas baterias e críticas injustas aos servidores do Tribunal, que em sua maioria sequer sabiam que o expediente estava suspenso pelo ato da presidenta em exercício Letícia Sardas.

A equipe da BandNews FM desferiu várias críticas e ataques aos servidores, exigindo que os mesmos tivessem o ponto cortado. Tudo isso sem sequer ter entrado em contato com a administração do Tribunal para checar a informação dada pelo ouvinte. Após avaliar que a situação na cidade era de normalidade, mesmo com a greve das forças policiais, a presidenta em exercício do TRE-RJ revogou o ato 43/2012. A partir desta decisão, os servidores que já tinham sido dispensados e voltado para suas residências, foram convocados a retornar ao trabalho para cumprimento da sua função pública.

Após várias tentativas, o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, conseguiu entrar em contato com a produção do programa jornalístico – no mesmo dia (10/2) com o programa ainda no ar – para dar os esclarecimentos necessários. Porém, apesar do programa está ao vivo, o presidente do Sisejufe não teve direito a voz no programa e apenas pode conversar com a produção fora do ar. Desta forma, o presidente informou a produção tudo o que de fato havia acontecido. Inclusive, ressaltando que vários servidores já haviam chegado ao Tribunal, mas foram dispensados em virtude do  ato 43/2012.  Por isso, muitos que moram em outros municípios ou em bairros distantes da capital fluminense, não puderiam retornar ao trabalho.

No entanto, os esclarecimentos não foram em nenhum momento prestados aos ouvintes, que permaneceram informados de inverdades. Publicação de matéria dessa natureza que, além de não realizar os objetivos jornalísticos, não tem compromisso com a verdade, somente deprecia e desvaloriza a imagem de servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, pais e mães, filhos e filhas de famílias que trabalham intensamente para atender da melhor maneira possível a toda sociedade.

A veiculação de matéria com o conteúdo em apreço fere mortalmente os princípios da ISENÇÃO e CORREÇÃO, que são pilares do jornalismo, o que, como se viu no caso em apreço, foram frontalmente relegados pelos profissionais do programa jornalístico BAND NEWS FM.

VALTER NOGUEIRA ALVES
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 

Servidor,

Se você está indignado com a BandNews FM e  com os comentários do jornalista Ricardo Boechat sobre os servidores públicos do Judiciário Federal do Rio de Janeiro, envie carta à produção da BandNews FM e  critique a atitude da emissora. Exija retratação e direito de resposta do Sisejufe no programa jornalístico comandado por Ricardo Boechat. A carta deve ser enviada pelo endereço eletrônico ouvinterj@band.com.br . O programa jornalístico comandado por Ricardo Boechat é transmitido de segunda às sexta-feira, das 7h às 9h. 

Está prevista para o dia 1° de março próximo uma manifestação de protesto em frente à sede da emissora.

2 comentários:

  1. Aí!
    Se já não tem, não demorará muito para ter arremedo de políico da NOSSA cidad e NOSSO amor,amigINHO deste aí!
    A cidade é NOSSA gAROTIINHOO!
    Oou seja,dos campistas que PAGAM inpostos e AMAM sua terra!

    ResponderExcluir
  2. CAMPOS ESTÁ CHEIA DE JORNALISTAS QUE SE VENDEM.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião