Lamentavelmente nós não temos cultura política, temos cultura eleitoral. Por isso a dificuldade de entender que é, perfeitamente, possível fazer política sem ser candidato à nada, sem estar em partido algum. Fazer política cidadã. Aliás, respirar é um ato político. Não é partidário, nem eleitoral, mas político, na acepção do termo.
Não tenho nada contra partidos, mas por definição etimológica e sociológica partidos são “partes”, alguns são menos que isso, são guetos e, via de regra, têm visões amputadas por suas conveniências e estatutos. Vivemos uma hora tão grave em que é necessário estabelecer com a sociedade campista um diálogo mais amplo, acima das limitações partidárias. Contudo, não nego que os partidos são instrumentos importantes da Democracia.
Pelo que tenho ouvido e visto, em Campos, a única forma de enfrentar a portentosa maquina de guerra eleitoral montada pelo deputado Garotinho para eleger seus candidatos e dizimar os adversários, principalmente, é contagiar a sociedade independente, que é maioria, do espírito cívico, da soberana e instransferível seleção democrática que deve marcar o processo eleitoral republicano.
A luta contra a política implantada pelo Garotinho, do atraso, do ódio político e fundamentalista, de atrelamento da miséria ao seu projeto personalista de administrar, como massa de manobra, sem criar condições concretas de sua libertação – dou a casa, com o recurso público, mas quero o voto eterno; dou a passagem a 1 real, mas quero o voto eterno; dou o prato de comida a 1 real, mas quero o voto eterno – tem que ser dos que têm liberdade pra pensar e decidir. É fundamental, é imperioso ideologizar a eleição municipal de Campos.
Os que se opõem ao seu método não podem cair na armadilha que ele quer montar de um confronto entre pobres e ricos, porque somos um Município em que, pelos sucessivos orçamentos bilionários já era para a miséria absoluta, a miséria pedinte ter alçado o patamar de classe média. Já houve meios de erradicar a pobreza absoluta. A luta que haveremos de travar terá que ser entre os que querem um Município próspero, justo, moderno, resolvido na sua infraestrutura e confortável para todos e os que querem mantê-lo reduzido a um mísero curral eleitoral, com alegorias aqui e penduricalhos acolá.
Não alimento expectativas de controle absoluto por parte da Justiça eleitoral quanto ao pleito, à despeito de sua boa vontade e seu dever institucional. O mercado do voto, em Campos, cresceu absurdamente, espalhou filiais, instituiu formas próprias de pagamento e incorporou o cheque e o cartão de crédito na negociata.Virou business. Os intocáveis de Eliot Ness, na Chicago dos anos 30, perderam varias batalhas para a Mafia de Capone, que também era grande, até vencê-lo de vez. No caso deles, uma batalha perdida era um carregamento de wisky levado aos receptadores, no nosso caso, uma batalha perdida significa uma gestão ilegítima por longos e intermináveis 4 anos. O Partido oficial anuncia, à bandeiras despregadas, um curso de formação de lideranças que é, na prática, a arregimentação de um exército de militantes pagos, um modelo Casas Bahia de compra de votos, em prestações mensais. Fatia a maquina pública entre partidos, coopta, seduz e transforma as inaugurações forjadas em autênticos showmícios extemporâneos, isso sem falar no bombardeio diuturno promovido pela mídia própria e pela alugada. A guerrilha incansável e goebbeliana da propaganda. Ademais, ninguém sabe quantos terceirizados existem, hoje, na administração investigada pela Operação Cinquentinha.
Garotinho é macunaímico. Garotinho é perdulário quando se trata de política eleitoral. Com todo nojo que tenho das teorias sobre eugenia, sou forçado a concordar que no seu caso específico, trata-se de um exemplar da sub-raça da política. Não há nisso nenhuma intenção de ofensa, mas de constatação científica e social. Sua lógica é: vencer não tem preço.
É fundamental para a Democracia, para o futuro emergente de um Município que cresce a cada dia e ao invés de ordenar-se como uma cidade resolvida, se transforma numa imensa periferia disforme, controlada por milícias eleitorais, vencer a força conservadora e necrosada, com a alternativa que melhor lhe convier. Mas que seja alguém que represente uma política capaz de edificar o futuro e não transformá-lo ou consolidá-lo numa ameaça.
Nesse sentido, os partidos com seus vícios expostos mais afastam a sociedade do que aglutinam setores que do alto de sua indignação deveriam canalizar sua revolta cívica contra os vendilhões da política fácil, ao invés de protestar na praia, na mesa de bar, na multa irrisória do voto jogado fora. Justamente o voto que fará toda a diferença nestas eleições vitais de 2012.
Mantenho aceso o lume de minha esperança que a sociedade de Campos, historicamente, soberana e altiva vai tomar o processo nas mãos, vai passar ao largo da histeria dos partidos que defendem seus feudos na administração, dos candidatos vazios, dos candidatos pavões, dos mamulengos e escolher alguém segundo seu julgamento, longe dos esquemas viciados eleitorais, do voto vendido, sem a imposição direta ou indireta do impostor de plantão.
Eu creio e não quero fazer poesia com o que ora escrevo. Quero registrar o alvorecer de uma nova história.
FernandoLeiteFernandes
PARABÉNS PELO ARTIGO, QUE AS PESSOAS DE BEM, AO LER, SEJAM CONTAGIADAS, E TORNEM-SE ATORES DE UMA POLITICA IDEOLOGICA, MADURA, SEM RANCORES, E ACIMA DE TUDO QUE VISE O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE. NA BIBLIA, DAVI VENCEU GOLIAS, PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE.
ResponderExcluirUMA NOVA ESTORIA DEUS TEM PARA CAMPOS TUDO AQUILO QUE PERDIDO FOI OUVIREI DE SUA BOCA ABENÇOAREI... É PROFÉTICO!!!!
ResponderExcluirESTAMOS JUNTOS!!!!
ResponderExcluirUMA DICA DIVULGUEM ESSA CARTA NO FACE, EMAIL, MENSAGEM NO CELULAR, LIGUE P AMIGOS IMPRIMA E ANDE NO BOLSO, ENFIM, GRITE ESPERNEIE, MAS EXPULSE OS MERCENARIOS FARISEUS DE CAMPOS
ResponderExcluiri-r-r-e-t-o-c-á-v-e-l!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSugiro que os partidos de oposição em Campos, denunciem essa compra de votos.Faça uma denuncia contra a empresa palavras de paz, por lavagem de dinheiro.O MPE precisa coibir essas falcatruas que acontecem nas barbas da Justiça. Isso é uma vergonha!!!
ResponderExcluirolha que no passado garotinho tinhA ESSE DISCUSO,Agora faz tudo ao contrário,faz o que eu digo mas não faz o que eu faço,esse é o lema
ResponderExcluirEstá perfeito no seu raciocínio, mas como o deputado diz, 'Está tudo dominado' É lamentável, não sendo pessimista, não acredito em nenhuma mudanças nas próximas eleições, pois Campos não tem JUSTIÇA.A cidade está sendo toda maquiada, belos jardins, flores bonitas...mas como diz o ditado: por fora bela vila, por dentro pão bolorento. Não existe uma liderança política "nova", empolgante, capaz de mudar este 'status quo'. Preparemo-nos para mais 4 anos da Dinastia.
ResponderExcluirO diagnóstico está pronto e magistralmente redigido, cabe agora a ação. Todos que são contra esse governículo devem se unir imediatamente. Viva Campos!
ResponderExcluirAGRADEÇO À DEUS POR PODER ENCHER A BOCA E DIZER QUE SOU SEU AMIGO, COMO TODOS QUE SÃO SEUS AMIGOS DEVEM PENSAR COMO EU, POR SUA HUMILDADE, INTEGRIDADE, LEALDADE E POR SEMPRE TER UMA PALAVRA PARA CONFORTAR SEUS AMIGOS.
ResponderExcluirA SUA ÉTICA É ADMIRADA POR MUITA E MUITA GENTE.
TUDO O QUE VC ESCREVEU NESTA POSTAGEM FAZ PARTE DE NOSSA INDIGNAÇÃO, ÀS VEZES, QUANDO FAÇO MEUS COMENTÁRIOS SEMPRE PENSO NAS CONVERSAS QUE TEMOS ACHO QUE RESPINGA UM POUCO DE SUA SABEDORIA EM MIM, E ASSIM, NOS FAZ ACREDITAR NUMA POLÍTICA LIMPA EM CAMPOS, QUE O POVO, AO LER ESTA POSTAGEM TOME CONSCIÊNCIA DO QUE É ESTE GOVERNO.
ESTE GOVERNO QUE ESTÁ AÍ É O GOVERNO DE MERDA !!!!
Admirável esta sua postagem!!
ResponderExcluirAcho que faz tempo que não leio algo tão verdadeiro e que retrate tão bem a nossa realidade e insatisfação.
Faço minhas as suas palavras e saiba, que compartilho a sua indignação.
Espero que ao ler esta matéria as pessoas também reflitam sobre toda a sujeira que assola nossa cidade, e que nas próximas eleições, sejam conscientes em seus votos, elegendo alguém que realmente ame esta cidade e cuide de sua gente.
Quero para meu filho ( que tanto te admira desde pequenino ) uma cidade realmente limpa e com promessas de um futuro melhor!
Povo de Campos, vamos entrar nessa luta e tentar fazer de nossa cidade um bom lugar para se viver.
Fernando não há nada a acrescentar ao que vc escreveu. Me identifiquei pricipalmente como o que vc diz á respeito dos partidos políticos. A sociedade não acredita mais nos partidos, ainda acredita em pessoas sérias. Que Deus ilumine a conciência do nosso povo nestas eleições. Parabéns. Cada vez mais seu fã.
ResponderExcluirOswaldo
fernando voce arrasou nesse editorial é o verdadeiro sentimento puro, de política honesta, oxalá que no futuro bem próximo possamos usufruir de partidos e políticos bons e honesto parabéns
ResponderExcluirLamento você "gastar" um texto primoroso como este com um eleitorado que se vende por 50 reais. Uma pena.
ResponderExcluirfernando me orgulho de ter sido seu aluno na fafic,continua sendo um grande mestre parabens
ResponderExcluirO seu texto retrata não só a realidade de Campos mas de toda região e particularmente de São Fidélis que também vive um momento de total afastamento da sociedade em participar de vida pública e com isso a cada dia que passa pior ficam nossos governantes e por consequência nossos Municípios.
ResponderExcluirMeu camarada, mandei seu texto pra quem eu conheço e pra quem não comheço também.
ResponderExcluirFERNANDO DISSE TUDO ! QUEM NÃO ENTENDEU SUAS CLARAS PALAVRAS É PORQUE NÃO TEM INTERESSE QUE CAMPOS SEJA , UMA CIDADE TRANSPARENTE .
ResponderExcluirMacunaímico, quequeisso? é de comer?
ResponderExcluirFernando, não o conheço pessoalmente mas fui amigo de seu irmão Antônio Roberto. O conheci nos festivais de músicas de São Fidélis nos anos 70. Fiz muitas amizades com um grupo de pessoas de São Fidélis e de Campos , pessoas que tinham uma postura política, que tinham um ideal. Alguns entraram para política, outros, não; mas fizeram sucesso em suas profissões ; não entraram para política partidária mas, participaram de uma mudança social e política de nossa cidade. Lá da cidade poema, posso citar o nome de seu saudoso irmão, de Fidélis Pereira da Silva, (também saudoso e amado amigo) de Maury Simão, de Paulinho Ciranda dentro outros. Daqui de Campos, Capi, Artur Gomes e outros. Infelismente, quando esta turma derrubou o governo de Zezé Barbosa, o sonho ainda corria nas veias. O sangue da verdadeira virada, da mudança mas, tudo não passou de uma utopia. Aqueles com personalidade(como você), saíram fora deste movimento. Hoje ainda vejo alguns do grupo neste governo, tão populista. Daí não acreditar na cultura desta cidade, por mais que respeite o atual secretário. Existem outras pessoas que também partiram no mesmo barco.É humano, afinal, um DAS no bolso para dar mais conforto à família não faz mal a ninguém, mas o ideal de um sonho, a postura política proposta, o sonho de um projeto político... acabou. O seu texto é perfeito, nos faz refletir sobre a nossa verdadeira condição de cidadão, e munícipe de brasileiro. Infelismente, os pseudos-intelectuais do poder, certamente discordarão.É certo que sim; até aí, tudo bem. O pior é que a grande massa de campistas, não sabe ler, entender, não tem noção de cidadania. É um texto altamente profundo. A rigor, vejo poucos políticos em nossa cidade que tenha tal postura. Posso citar alguns nomes, mas certamente, não passariam de 7 (sete). Seria de bom alvitre, toda oposição se reunir e divulgar esta preciosidade no jornal folha da manhã, como matéria paga. Seria sim, um grande serviço a sociedade. Sugiro também, que aqueles "anônimos" se apresentem. Não tenham medo. Parabéns Fernando Leite Fernandes.
ResponderExcluirFernando tomara que a oposição campista tenha humildade e juizo para ler e estudar o seu texto.
ResponderExcluirConcordo, caro Fernando, com suas palavras e ideias expostas de forma clara e insofismável, só tenho uma pequena reparação: Garotinho não é macunaímico, isso é uma ofensa à Macunaíma, que, ao perder o Muiraquitã, foi-se embora, dizendo que aqui não mais ficava e que iria morar no infinito e virar constelação e isso, está acima da capacidade dele (Garotinho), se bem que, dentro de sua mente megalômaníaca esse talvez seja um projeto futuro, quem sabe.
ResponderExcluirSó posso dizer sobre oi seu texto: PARABENS!!!
ResponderExcluirDizer mais o quê?
ResponderExcluirQue os campistas ACORDEM e MUDEM. QUE NÃO TEMAM OUSAR MAIS UMA VEZ.
O que não dá é o silencio dos bons!
Lindo, bem escrito, coerente, mas factível?????????????? Queira Deus que sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNa época do ¨Zezè¨Barbosa, figura então praticamente hegemonica na política campista, e que tanto ¨apanhou¨do atual menino perverso.Alíás , seu nome só alavancou-se graças as suas ¨pandadas¨e feias , no inimigo de então, ou seja, no Sr. Jose´ Carlos Vieira Barbosa.
ResponderExcluirCampos mudou, mas de coronel.Mas Campos apostou na MUDANÇA e se não foi a contento é uma outra história.
Mas Campos APOSTOU NA MUDANÇA!
Que APOSTE NOVAMENTE.
Para isso serve a democracia:
Para a alternancia de poder.
Para que nos redimamos de nossos equívocos.
PARA COLOCAR PARA FORA QUEM ENTROU, R E NÃO FEZ , e por isso,PERDEU A VEZ!
Quando o TRE irá julgar o processo que afastou a prefeita Rosinha?
ResponderExcluirHá previsão?
Texto bastante lúcido.
ResponderExcluirParabens.
Que os cidadãos de Campos se sintam co-responsáveis em sua divulgação.
O que não dá mais é ficarmos nas mãos de pulhas.
Chega deste ¨tostão contra o milhão¨ enganador.
¨PARA BEM GOVERNAR BASTA NÃO ROUBAR¨ menino.
Políticas responsáveis são feitas sem alaridos , sem esmolas e com RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO PÚBLICO.
O resto, é caso de POLÍCIA!
Fernando quem colocará o guizo no pescoço do gato? Quem será o candidato capaz de atrair a classe média para derrotar o modelo populista do Garotinho? Você? Arnaldo? Henriques? Mackoul? Odete? Algum nome novo? Nahim? Quem????
ResponderExcluirQuerido Fernando, quando eu crescer quero ser igual a você. Admiro você. Sandra Brito
ResponderExcluirA oposição deve AMADURECER e se unir.
ResponderExcluirCampos tem um nanco e vários imaturos vaidosos.
recoloque o artigo na pagina principal do blog.
ResponderExcluirConcordo com o das 2:45h:Post novamente.
ResponderExcluirE os comentadores que o envie em seus ¨face¨ e e-mails.
Arnaldo, volta!
ResponderExcluirCaro Fernando, quando criança adorava quando você ia visitar minha casa, lá em São Joaquim, o meu Pai Belinho... e sempre ouvi meu pai falar de sua integridade como pessoa e como político, personalidade quase extinta na política nacional, e principalmente na campista! Hoje lendo este texto percebo como verdadeiro era o pensamento do meu pai! Pena que a grande massa não tenha acesso e também conhecimento para entender!
ResponderExcluirUm forte Abraço!
Email: eglopes@gmail.com
Fernando,
ResponderExcluirTenho andado ocupada e só hoje tive oportunidade de ler seu artigo. Faço minhas as suas palavras! Concordo com você integralmente, do seu texto não retiro nenhuma vírgula. Parabéns!
Sempre saiba que se você precisar de mim, da minha amizade, ou do meu companheirismo, eu estarei a distância de um chamado.
Com muito, carinho, respeito e admiração,
Ana Paula Paiva